Quem tem um animal de estimação sabe que uma alimentação adequada tem um papel decisivo no seu bem-estar. Assim, a escolha da ração para cão deve obedecer às especificidades de cada animal.

Nesse sentido, ter um conhecimento profundo do seu animal e seguir o aconselhamento veterinário são fatores importantes na seleção da melhor ração para cão. Descubra, neste artigo, como fazer uma escolha acertada para o seu companheiro de quatro patas.

 

Fatores a considerar ao escolher uma ração para cão

Para eleger uma ração para cão adequada e equilibrada devem ser tidos em conta os seguintes fatores:

  • Idade: As necessidades nutricionais vão variando conforme a fase da vida do animal;
  • Sexo: Tal como a idade, o sexo também influencia as necessidades de nutrição;
  • Raça: Há características específicas em cada raça que devem ser tidas em conta no momento de escolher a ração para cão;
  • Porte do cão: O porte do cão também determina o tipo de comida e a sua dosagem diária;
  • Esterilização: Há dietas específicas para animais esterilizados, sobretudo para prevenir alguns problemas de saúde;
  • Grau de atividade do animal: A atividade diária do animal influencia as necessidades nutricionais do seu cão;
  • Especificidades clínicas: Existem problemas de saúde que exigem certos cuidados e dietas próprias;
  • Preferências do cão: As preferências do animal também pesam na escolha da ração para cão.

 

A combinação destes fatores deve estar na base da sua escolha. Cada animal é único e, por isso, deve ter um regime alimentar adaptado às suas necessidades.

 

4 Tipos de ração para cão

No mercado há uma grande variedade de rações para cão. Há diversas marcas que apresentam diferentes sabores e opções para se adaptarem a cada animal. A escolha vai depender dos fatores já mencionados.

 

1. Ração para cão seca

A ração para cão seca é talvez a opção mais comum na alimentação dos caninos, sendo também a mais económica. Este tipo de alimento é menos rico em água, mas possui um maior valor calórico por dose.

A ração seca tem uma grande durabilidade, com menor risco de se estragar comparativamente com outras opções. No entanto, pode ser menos apelativa em termos de paladar para alguns cães, nomeadamente, quando comparada com a ração húmida.

 

2. Ração para cão húmida

A par da ração seca, a comida húmida é uma opção com bastante procura. Os patudos costumam gostar muito deste tipo de alimento, pois a textura e o sabor são bastante apelativos.

A ração húmida para cão é mais rica em água, reduzindo as necessidades de hidratação do animal. É uma excelente opção para cães com paladares mais exigentes que recusam a ração seca.

É também uma ótima solução para cães seniores que lidem com problemas de falta de dentes, sendo um tipo de comida mais fácil de mastigar.

 

3. Rações veterinárias

Quando os cães têm problemas de saúde ou condições específicas, precisam de seguir uma dieta adequada. Normalmente, são os veterinários que recomendam este tipo de ração para cão, podendo ser húmida ou seca.

Necessidades nutricionais específicas, excesso de peso, alergias, problemas renais e gastrointestinais, são alguns dos exemplos que exigem uma dieta veterinária. Dentro desta gama de alimentação, existem as comidas hipoalergénicas, de convalescença, para controlo de peso e para diabéticos, entre outras.

 

4. Snacks para cão

Os snacks são um tipo de ração para cão que deve ser usado com uma função de petisco ou recompensa. É um ótimo meio para reforçar comportamentos positivos do seu patudo.

Há diversos tipos de snacks para cão e muitos deles têm uma função benéfica para a saúde, podendo servir como suplemento nutricional, ajudar no cuidado do pelo ou na saúde dentária do cão.

 

Como escolher a melhor opção de ração para o seu cão

Escolher a alimentação certa e os produtos mais adequados é extremamente importante. Para comprar a melhor ração para cão deve pedir ajuda a um profissional.

Ao longo da vida do seu cão, as necessidades nutricionais vão mudando, por isso, deve também ir adaptando o regime alimentar do seu patudo. Siga as recomendações do veterinário e compre ração de qualidade, em lojas específicas ou farmácias.

 

Na Farmácia Nova da Maia encontra todo o aconselhamento para selecionar os melhores produtos, sempre de acordo com as necessidades do seu cão. Além disso, pode adquirir a comida preferida do seu pet através da nossa loja online. Explore a nossa oferta e escolha comodamente.

Ver a gama de ração para cão

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.