A higiene oral previne diversas doenças, tanto em seres humanos como nos animais de estimação. Por isso, lavar os dentes do seu cão ou gato é um hábito que deve ser desenvolvido.

De facto, três em cada quarto animais de companhia com idade superior a 3 anos revelam algum problema de saúde oral. Alterações como tártaro, gengivite ou doença periodontal são males comuns nos animais e carecem de especial atenção por parte dos donos.

Estas doenças surgem com o desenvolvimento de placa bacteriana nos dentes. Esta camada, invisível e rugosa, acumula-se ao longo do tempo provocando, numa fase inicial, inflamação das gengivas. Se não for devidamente tratada, acaba por afetar os tecidos e as estruturas de suporte dos dentes, causando doença periodontal. Por isso é tão importante criar a rotina de lavar os dentes do seu cão ou gato.  

Em estado avançado, a doença periodontal causa dor, disfunção e perda de dentes, entre outras complicações ainda mais graves, como infeções renais e cardíacas.

Assim, lavar os dentes a um cão ou gato é uma forma de manter uma boa higiene oral nos animais e prevenir o desenvolvimento da placa bacteriana e eventuais doenças.

 

Sinais de doenças estomatológicas nos animais de estimação

Os donos de animais de companhia devem estar atentos a alterações que possam ser reveladoras de doenças. No caso concreto da saúde oral animal, há alguns pontos que devem ser averiguados regularmente:

  • Halitose;
  • Presença de tártaro;
  • Gengivite;
  • Alterações na mastigação;
  • Sinais de depressão.

 

A importância da higiene oral animal

O cuidado regular com a higiene oral do seu animal é fundamental para que este tenha uma vida longa e saudável. Esteja atento a qualquer sintoma de doença ou a comportamentos estranhos, como coçar as gengivas com as patas, por exemplo.

Para além disso, há algumas rotinas que podem ajudar a manter o seu companheiro saudável:

  • Verifique com regularidade a boca e a dentição do seu animal;
  • Escove periodicamente os dentes do animal com uma pasta de dentes específica;
  • Complemente a escovagem com rações ou snacks dentais, especificamente formulados para a higiene oral;
  • Controle a alimentação e minimize a ingestão de ração húmida, uma vez que esta exige cuidados redobrados com a higiene oral;
  • Visite regularmente o médico veterinário.

 

Como lavar os dentes do seu cão ou gato?

Escovar os dentes a um cão ou gato pode não ser uma tarefa fácil nos primeiros tempos, pelo que este cuidado deve ser introduzido de forma faseada na sua rotina.

Desde cedo, em períodos de descontração e brincadeira, habitue o seu animal à manipulação da boca, recorrendo a reforços positivos (palavras afetuosas, festas ou recompensas alimentares).

Quando o animal estiver mais confortável com esta interação, comece por lavar-lhe os dentes com um dentífrico apropriado. Nunca deve recorrer a uma pasta de dentes para humanos. O animal vai, naturalmente, engolir o produto, podendo prejudicar o seu organismo.

Inicialmente, pode utilizar uma gaze para o auxiliar no processo, até ao momento da introdução da escova de dentes. Nessa fase, tenha o cuidado de escolher uma escova dentária com cerdas suaves e um tamanho adequado.

Comece por escovar os dentes pré-molares e molares, seguindo depois para os dentes incisivos, com movimentos contínuos e circulares. Dedique algum tempo a esta lavagem para conseguir uma limpeza eficiente, mas sempre sem gerar stress ou magoar a boca do seu animal.

 

A Veterinária é uma das áreas de intervenção da Farmácia Nova da Maia. Visite a nossa loja online onde vai encontrar tudo o que precisa para promover a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação.

 

Visitar loja online

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.