Para quem tem animais de estimação, encontrar pelos espalhados por toda a casa é um cenário habitual. Mas, afinal, o que pode causar a perda de pelo num cão ou gato?

Antes de mais, importa salientar que a queda de pelo é natural e pode ocorrer meramente por fatores sazonais, sem constituir nenhum sinal de alerta.

No entanto, é necessário estar atento a alguma situação anómala que provoque alterações na perda de pelo do cão ou gato para poder solucionar o problema.

 

O que pode provocar a perda de pelo num cão ou gato?

Tal como nos humanos é normal a queda diária de alguns cabelos, o mesmo acontece com os animais de estimação. Por essa razão, é habitual os veterinários recomendarem escovar os cães e gatos com regularidade, para libertar os pelos mortos que se vão soltando.

No entanto, se verificar uma perda de pelo no seu cão ou gato que lhe pareça excessiva, o melhor  será procurar ajuda profissional, principalmente se existirem outros sintomas associados.

Estas são algumas das causas para a perda de pelo em cães e gatos:

 

  • Perda de pelo sazonal

A cada mudança de estação dá-se uma troca de pelo nos cães e gatos que os ajuda a adaptarem-se às diferenças de temperaturas.

Este é um processo natural e não acarreta nenhum problema para o seu patudo. Deve apenas reforçar a escovagem para remover os pelos soltos. Pode também recorrer a um profissional de grooming, um serviço que inclui banho, escovagem, tratamento de pelo, corte de unhas e tosquia de animais.

 

  • Deficiências nutricionais

Uma dieta desequilibrada, ou pobre em nutrientes essenciais, pode provocar perda de pelo em cães e gatos. A base da saúde da pele e do pelo do seu patudo está numa alimentação correta e na manutenção de bons níveis de hidratação. Por isso, é importante fornecer-lhe uma nutrição equilibrada e adequada para evitar problemas ao seu amigo de 4 patas.

 

  • Infestação por parasitas

As pulgas e as carraças (ou carrapatos) são os parasitas externos mais comuns nos animais de estimação. As suas picadas podem provocar comichão intensa, causando feridas e queda de pelo no local onde os animais se coçam.

Para além desta perda de pelo no cão ou gato, estes parasitas podem transmitir doenças e infeções ao seu animal. Por isso, é importante aplicar desparasitantes ou usar produtos para prevenir e tratar infestações, como as coleiras repelentes de parasitas.

 

  • Problemas de pele

Algumas afeções na pele dos animais, como a dermatite, podem causar uma comichão intensa e persistente. Em consequência, o seu patudo pode ficar com falhas de pelo nos locais afetados, arriscando-se a desenvolver infeções. Nestes casos, o tratamento prescrito costuma incluir banhos com champôs adequados para curar a dermatite.

 

  • Stress

O stress pode afetar negativamente a saúde dos animais e provocar a perda de pelo, tanto no cão como no gato. Mudanças bruscas nas suas rotinas ou no ambiente, como a chegada de um novo animal de estimação ou de um bebé, por exemplo, causam bastante nervosismo nestes animais.

Outras situações, como mudar de casa ou viajar, podem também originar inquietação e levar a uma perda de pelo excessiva durante algum tempo.

 

  • Doenças endócrinas

Alguns problemas relacionados com o sistema endócrino, como o hipotiroidismo, podem estar na origem da perda de pelo nos cães e gatos. Outros sintomas associados a esta doença são:

– Falta de apetite;

– Prostração;

– Intolerância ao exercício.

Outra doença que pode provocar a perda de pelo em cães e gatos é a síndrome de Cushing, causada por uma produção excessiva de cortisol que gera um desequilíbrio no organismo.

Ambas as doenças podem revelar-se fatais se não forem tratadas atempadamente, pelo que o melhor é procurar um veterinário se identificar alguma alteração suspeita no seu animal de estimação.

 

  • Alergias cutâneas

Uma reação alérgica pode originar uma perda de pelo no cão ou gato. A causa pode estar relacionada com uma picada de inseto, a ingestão de algum alimento ou o contacto com ácaros ou fungos.

Quando o animal coça ou lambe a zona afetada com muita frequência, pode levar à queda do pelo. Caso verifique esta situação deve procurar orientação veterinária.

 

Como prevenir a perda de pelo em cães e gatos

Ainda que algumas das causas da perda de pelo nos animais não possam ser evitadas, para outras há alguns cuidados preventivos. Por exemplo, garanta ao seu cão ou gato uma alimentação adequada e escova-o com regularidade.

Além disso, evite situações que lhe provoquem muito stress e uma agitação anormal, como mudanças bruscas nas rotinas diárias. Se verificar uma queda de pelo excessiva e continuada, ou acompanhada de outros sintomas, consulte um veterinário para perceber a causa e determinar o tratamento mais adequado.

Procura algum produto para os seus animais? Na Farmácia Nova da Maia temos uma secção veterinária completa, onde vai encontrar uma ampla gama de produtos para zelar pela saúde e bem-estar do seu animal.

 

 

Explorar a secção veterinária

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.