Tosquiar os cães é fundamental para manter a saúde do pelo, um importante escudo protetor destes animais. Além do frio e do calor, o pelo dos caninos também é responsável pela proteção contra os raios ultravioleta (UV). Quando bem tratado, permite que qualquer cão se adapte naturalmente à passagem das estações do ano.

 

Tosquiar o seu cão é uma questão de saúde

Há quem decida tosquiar os cães por razões meramente estéticas. No entanto, esta tarefa é fundamental na manutenção da saúde da maioria destes animais e previne alguns problemas:

  • Infeções e feridas: De forma a garantir que feridas e infeções se mantêm limpas, deve-se recorrer à tosquia da área afetada. Além de melhorar a capacidade de controlo, também impede a sua propagação. Menos pelo é sinónimo de mais arejamento, o que ajuda a sarar melhor eventuais feridas.
  • Parasitas: Tosquiar o pelo aos cães pode ajudar no processo de desinfestação, no caso de o seu animal ter algum parasita externo. Com o pelo curto, é mais fácil encontrar alguns destes bichinhos escondidos. Contudo, é de ressalvar a importância de, periodicamente, fazer uma desparasitação, por exemplo, com recurso a pipetas.
  • Pelo emaranhado: Esta situação é mais comum em cães de pelo longo ou encaracolado. Para evitar sujeitar o animal ao doloroso processo de desfazer nós, é preferível levá-lo à tosquia. Além disso, esses nós podem acabar por criar um ambiente propício ao surgimento de fungos e outros micróbios.

 

Existem 4 formas diferentes de fazer a tosquia

A tosquia não é algo tão simples como se possa pensar. Pode ser feita com recurso a uma tesoura, a uma máquina ou às próprias mãos! Há que escolher o tipo de tosquia mais adequado de acordo com a raça do animal de estimação e as especificidades do seu pelo.

  1. Completa: Ideal para raças com pelagem mais comprida com tendência a formar nós. Este método recorre a uma máquina de tosquia.
  2. Higiénica: Neste caso, o objetivo é retirar grandes volumes de pelo de áreas muito específicas. Patas, olhos, barriga e cauda costumam ser algumas das áreas fundamentais neste método, utilizado em cães com muito pelo. Este é, aliás, um tipo de tosquia que pode ser feito com regularidade na maioria das raças, por questões de higiene.
  3. Stripping: Esta forma de tosquia é feita manualmente em raças como a Schnauzer, em que os cães têm um pelo áspero. Quando feita corretamente e por profissionais, o animal não sente dor.
  4. Específica de raça: Este é um tosquiar dos cães que varia de acordo com a sua raça, para embelezar ou destacar certos traços. O objetivo é puramente estético.

 

Tosquiar um cão indevidamente pode prejudicar a sua saúde

Muitos donos levam os seus animais de estimação à tosquia, mas este procedimento não é recomendado a todos. Por exemplo, não deve ser feita aos cães de pelagem mais curta, mesmo que espalhem pelo por todo o lado. Já no caso de raças com pelagem comprida, de forma a permitir um crescimento salutar do pelo, a tosquia deve ser realizada com regularidade.

Existem, no entanto, casos específicos de raças às quais nunca deve ser feito o corte do pelo. Por exemplo, o Husky e o Pastor Alemão têm um tipo de pelagem dupla que atua como termostato. Nesse sentido, dependendo da estação do ano, dá-se uma mudança do subpelo que protege estes animais, tanto do frio como do calor.

Tosquiar os cães indevidamente pode colocá-los em graves riscos de saúde. Pode, por exemplo, provocar queimaduras solares ou casos de sobreaquecimento. Além disso, pode causar mudanças no pelo do seu cão, tornando-o mais fraco ou mais baço.

 

A tosquia não trava a queda de pelo

Muitos donos de cães julgam que a tosquia serve para impedir a queda de pelo. Contudo, como explicámos anteriormente, isso não é solução para controlar a pelagem espalhada pelos recantos da casa.

Com efeito, tosquiar os cães não vai alterar a queda natural, mas apenas encurtar o pelo. Se procura uma solução para esse problema, deve garantir uma alimentação rica em zinco, ómega 3 e 6. Além disso, é recomendada uma escovagem diária, com um pente próprio, para remover os pelos mortos.

 

Cuidar do seu animal de estimação é fundamental e a tosquia pode ser um importante aliado contra parasitas e outros problemas comuns. Na Farmácia Nova da Maia preparámos um ebook sobre a importância de fazer a desparasitação regular do seu cão. Descarregue-o gratuitamente e descubra os conselhos dos nossos especialistas.

 

DOWNLOAD EBOOK

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.