Os animais de estimação são membros importantes da generalidade das famílias portuguesas. Aliás, o nosso país é mesmo considerado pet-friendly, de acordo com um inquérito realizado em 2015 pela agência GFK.

O estudo refere que 56% das casas em Portugal tem pelo menos um animal de estimação. Na generalidade dos casos, os portugueses elegem o melhor amigo do homem como companhia. Estima-se, ademais, que, entre 2011 e 2015, a percentagem de animais de estimação tenha crescido 11%.

A acompanhar este crescimento, verificaram-se alterações significativas na legislação. Em outubro de 2014, maltratar ou abandonar animais passou a ser considerado crime. Com a mudança do estatuto jurídico, estes deixaram de ser equiparados a objetos. Além disso, no dia 1 de maio, entrou em vigor um diploma que permite que os animais de estimação acompanhem os donos em restaurantes, desde que os estabelecimentos o autorizem.

Por tudo isto, os cuidados de higiene das nossas mascotes são um assunto a que deve ser dada especial importância. Estes rituais permitem assegurar não só o bem-estar dos amigos de quatro patas, mas também o nosso e o de quem nos rodeia.

Neste artigo, lembramos os dois cuidados de higiene mais importantes e aconselhamos as melhores práticas.

 

Principais cuidados a ter na hora do banho

O banho é uma parte essencial da higiene dos seus animais de estimação, mas é fundamental não cair em exageros. Procure não dar banho aos patudos com menos de dois meses. Evite também fazê-lo em dias da vacinação, uma vez que o sistema imunitário já estará demasiado sobrecarregado. Nestes casos, a lavagem tradicional pode ser substituída por produtos de aplicação seca, como mousses ou shampoos secos. Pode também usar toalhitas adequadas.

Em relação aos gatos, é fundamental salientar que têm cuidados de higiene próprios e frequentes. Assim, o banho não é um ritual tão importante para os felinos, que, por norma, detestam água. Contudo, convém relembrar que um banho esporádico é também necessário, sobretudo nos casos em que surgem parasitas, como pulgas.

Os cães, por sua vez, são animais de companhia menos preocupados com a higiene. Aconselha-se que adeque o banho mediante o comprimento do pelo. Cães de pelo longo devem ser lavados a cada três meses. Já os de pelo curto podem tomar dois banhos anuais.

Os principais cuidados a ter são:

  • Utilizar água tépida;
  • Usar shampoo apropriado, porque os produtos para humanos são demasiado agressivos para a pele dos animais de estimação;
  • Evitar que o shampoo caia para o nariz e boca e lavar o focinho com um jato de água suave;
  • Não deixar escorrer água para os olhos e ouvidos. Estes últimos podem ser protegidos com uma pequena bola de algodão.

 

Escovagem: Um cuidado essencial para os seus animais de estimação

Quase todos os cães e gatos necessitam de ser escovados regularmente. Ao contrário do banho, este cuidado deve ser feito com frequência, já que ajuda a manter a saúde do pelo.

A escovagem remove parasitas e permite detetar possíveis lesões na pele. Além disso, facilita a higiene dos espaços onde há animais de estimação, porque diminui a queda de pelo.

Na hora de escovar o seu amigo de quatro patas, deve ter em atenção estas dicas:

  • Usar um pente/escova próprio para o efeito;
  • Realizar sempre movimentos suaves;
  • Escovar com a frequência necessária em função do comprimento do pelo do animal: para os que têm pelo comprido, aconselha-se uma escovagem diária;
  • Nas épocas de mudança de pelo (primavera e outono), escovar mais frequentemente;
  • Tosquiar o animal com regularidade. A tosquia é muito importante para os patudos com muito pelo;
  • Criar desde cedo hábitos de escovagem.

 

Uma higiene cuidada é fundamental para o bem-estar do seu animal de estimação, mas não é suficiente. Além dos cuidados associados ao banho e à escovagem do pelo, tenha a desparasitação como uma preocupação constante. Faça download gratuito do nosso ebook e saiba como manter a sua mascote livre de parasitas internos e externos.

 

DESCARREGAR EBOOK

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.