Os animais de estimação são uma fonte de alegria para toda a família. Mas, ao mesmo tempo, exigem muita responsabilidade e são motivo de constante preocupação por parte dos donos.

Os parasitas constituem uma das principais causas dessa inquietação. De facto, a presença de organismos como pulgas e carraças põe em causa a saúde do animal e da família que o acolhe.

Para que os nossos “patudos” se mantenham saudáveis, é essencial adotar algumas práticas. Além dos cuidados mais óbvios, como os hábitos de higiene e a alimentação adequada, é fundamental apostar na desparasitação.

 

Porque devemos desparasitar os animais de estimação?

A desparasitação é fundamental para que os animais vivam saudáveis por mais anos. Trata-se de uma medida preventiva para evitar que parasitas internos e/ou externos se alojem nos nossos amigos de 4 patas.

Além disso, desparasitar cães e gatos é importante para nós, humanos, que com eles coabitamos. Isto porque diminui a probabilidade de contactarmos diretamente com parasitas e, consequentemente, de ficarmos doentes.

A uma doença infeciosa animal transmissível aos humanos dá-se o nome de zoonose.

 

  • Parasitas internos

Estes tipos de parasitas instalam-se no interior do organismo dos nossos animais de companhia. Por essa razão, não são visíveis e muitas vezes os “patudos” não demonstram sintomas de contaminação.

Existem várias espécies, como por exemplo os ascarídeos (da família das lombrigas), as ténias e a Leishmania. Esta última é a responsável pela famosa leishmaniose canina, uma doença parasitária para a qual não há cura e que pode ser fatal.

 

  • Parasitas externos

Quem nunca ouviu falar de pulgas e carraças? Pois bem, estes são os tipos de parasitas externos mais comuns. Instalam-se na pele dos animais e, além da comichão que provocam, podem originar outras complicações.

Relativamente às pulgas, existe, por exemplo, a Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP), que causa prurido e desconforto intenso. Além disso, quando os animais se coçam ou limpam, podem ingerir estes bichinhos. Tal faz com que outros parasitas viajem pelo trato digestivo e se instalem nos intestinos.

Em relação às carraças, existe o risco de transmitirem bactérias e outros parasitas aos nossos amigos e a nós próprios.

 

Tipos de desparasitantes

Por norma, a desparasitação obedece a um conjunto de critérios. Primeiramente, deve ser adaptada ao animal, tendo em conta a espécie, raça, peso e idade. Depois, deve ser realizada com regularidade (a frequência depende do produto utilizado) e incluir todos os animais de estimação do lar.

Existem dois tipos de desparasitantes para cães e gatos (internos e externos). Ambos são imprescindíveis ao bem-estar dos animais de estimação.

 

  • Desparasitantes internos

Nos cães, a desparasitação inicia-se geralmente às 2 semanas de idade. No caso dos gatos, este processo é feito entre as 4 e as 6 semanas de idade. A desparasitação interna deve ser continuada e é feita sobretudo à base de comprimidos. Atualmente, também existem pipetas para o efeito.

 

  • Desparasitantes externos

Este procedimento tem início aos dois meses de idade, em média. À semelhança da desparasitação interna, deve ser adequado às características do animal e efetuado com frequência. É feito através de coleiras, sprays, champôs e pipetas.

 

Cuidados a ter em casa para evitar os parasitas

Além da desparasitação, existem outras medidas que devem ser adotadas nos espaços onde os nossos animais de estimação interagem. É essencial manter elevados níveis de higiene e limpeza. Eis algumas dicas para ajudar a ter um ambiente livre de parasitas:

  • Aspirar a casa e o carro regularmente;
  • Lavar a cama dos animais de estimação com alguma frequência, com água bem quente e detergente/lixívia. Usar sempre luvas;
  • Nas zonas exteriores, as pulgas tendem a concentrar-se em pontos húmidos e sem sol. Evitar que os nossos amiguinhos frequentem esses espaços;
  • Utilizar desparasitantes próprios, como acaricidas e inseticidas, especialmente em zonas mais difíceis de limpar (esquinas, atrás de móveis e eletrodomésticos);
  • Lavar as mãos depois de tocar no animal.

 

Os animais de estimação são membros da família e, por isso, devemos tratá-los como tal. É nosso dever dar-lhes amor, carinho e atenção. Ao mesmo tempo, temos a função de os proteger de fatores externos prejudiciais ao seu bem-estar, como os parasitas.

 

Na Farmácia Nova da Maia, dispomos de uma secção inteiramente dedicada aos animais de estimação. Na nossa loja online, poderá encontrar vários artigos para o seu “patudo”, desde acessórios a produtos de higiene, passando por medicamentos e suplementos alimentares.

 

Porque nos preocupamos com a saúde do seu animal, criamos para si o ebook Animais de companhia livres de parasitas. Faça o download gratuito e encontre toda a informação necessária para combater estes microrganismos indesejáveis.

 

DESCARREGAR EBOOK

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.