Os animais de estimação devem ter, à semelhança dos humanos, uma alimentação equilibrada. Porém, o tipo de comida a dar-lhes, bem como as porções diárias, gera alguma incerteza nos donos. Por vezes, adotam-se práticas de senso comum que não vão ao encontro das necessidades nutricionais dos companheiros de quatro patas.

Os regimes alimentares dos animais de estimação diferenciam-se dos hábitos dos humanos. Cada animal deve ter uma dieta adequada à sua condição. Este princípio é basilar para garantir o seu bem-estar, prevenindo problemas de saúde e aumentando a longevidade.

Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos para providenciar uma alimentação adequada ao seu cão ou gato.

 

9 Dicas para uma alimentação equilibrada dos animais de estimação

1. Opte por ração industrial

Os restos alimentares não são uma boa opção para dar aos animais de estimação. Opte preferencialmente por ração industrial. Esta é desenvolvida por profissionais em saúde animal, portanto,vai ao encontro das necessidades nutricionais de cada cão ou gato. É, por isso, mais saudável e equilibrada.

2. Garanta uma alimentação rica em proteína animal

Os cães e os gatos são seres carnívoros, pelo que necessitam de uma dieta rica em proteína animal. Os seus sistemas digestivos estão preparados para digerir carne. Assim sendo, alterar esta condição é um erro que coloca em causa o seu bem-estar e a sua saúde.

3. Defina uma dieta de acordo com a condição do cão ou gato

Adotar uma dieta adequada à condição dos animais de estimação é fundamental. Há, no entanto, especificidades que devem ser tidas em conta ao escolher a ração. Raça, idade, peso, problemas de saúde (como diabetes ou obesidade) e ser ou não esterilizado são aspetos a ter em consideração no momento da compra.

4. Estimule o apetite sobretudo pelo cheiro

O principal critério que cães e gatos têm na escolha da comida não é o sabor. O olfato é o principal fator considerado, seguido do aspeto e da textura. Só em quarto lugar surge o paladar.

Não se preocupe se não variar na ração nos caninos. Os cães podem comer o mesmo alimento a vida toda, pois são monofílicos. Aquilo de que gostam hoje gostarão sempre. Nos gatos, a situação é diferente, uma vez que preferem variar nas comidas e nas sensações que estas lhes despertam. Complementar comida seca com húmida é uma boa opção.

Uma dica para aguçar o apetite do seu companheiro é aquecer levemente a ração. Desta forma, libertará mais odor, estimulando, dessa forma, o desejo.

5. Respeite as doses diárias recomendadas

Cada animal tem as suas necessidades nutricionais, pelo que deve respeitar sempre as doses diárias recomendadas. As mesmas podem ser consultadas nas embalagens das rações. Em caso de dúvida, informe-se junto de um veterinário.

Os gatos, comparativamente com os cães, necessitam de petiscar mais vezes durante o dia. Podem comer até 18 porções diárias. Por isso, dentro das doses recomendadas, providencie-lhes sempre comida.

6. Disponibilize água

É essencial dar água limpa e fresca ao seu patudo. Coloque-a sempre num local visível e de fácil acesso. Acima de tudo, deve ter o cuidado de não permitir que os seus animais de estimação bebam água de vasos, sanitas ou poças, pois há uma grande probabilidade de esta estar contaminada.

7. Conheça a lista de alimentos proibidos

Normalmente, como forma de mimar os companheiros de quatro patas, cometem-se alguns erros. Deve ter em conta que existe um conjunto de alimentos que representam riscos para a saúde dos animais de estimação. Nessa lista negra incluem-se:

  • Chocolate: É altamente tóxico para o organismo;
  • Cebola e alho: Causam anemia, pois destroem os glóbulos vermelhos;
  • Frutos como uva ou uva-passa: Podem provocar insuficiência renal;
  • Doces: Originam obesidade e diabetes, além de comprometem o funcionamento renal;
  • Ossos naturais: São perigosos para o sistema digestivo do animal. As suas lascas podem provocar lesões sérias, assim como engasgamento;
  • Leite: Causa diarreias, pois o sistema digestivo só está preparado para digerir a lactose até aos 2 meses de vida;
  • Hidratos de carbono presentes em alimentos como pão, massas e arroz: São difíceis de digerir pelos cães e gatos.

8. Não exagere nos snacks

Não é proibido mimar o seu companheiro de quatro patas. Existem vários snacks criados especificamente para animais de estimação. Os mesmos são úteis, sobretudo, para fortalecer a relação com os donos. Mas não exagere! Use estes alimentos apenas como forma de presentear o seu animal por um comportamento correto.

9. Regre a toma de suplementos e vitaminas

Os complementos vitamínicos devem ser administrados apenas em caso de carência identificada pelo veterinário. A toma excessiva destes suplementos coloca em causa a saúde dos patudos.

 

Encontre na loja online da Farmácia Nova da Maia uma vasta variedade de opções alimentares para cães e gatos. Se tiver alguma dúvida sobre o melhor petisco para o seu companheiro não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudá-lo!

Descarregue gratuitamente o ebook Animais de Estimação Livres de Parasitas e conheça os cuidados a ter com a desparasitação do seu animal. Garanta a sua saúde e uma vida longa e feliz!

 

DOWNLOAD EBOOK

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.