Os animais de estimação são muito mais do que uma simples companhia. Na verdade, acabam por ser parte integrante das famílias, pelo que existe uma preocupação constante com o seu bem-estar.

Nesse sentido, são vários os cuidados que devemos ter com os nossos amigos de quatro patas, nomeadamente cães e gatos. Falamos, por exemplo, das idas ao veterinário, da atividade física, da higiene e limpeza e da nutrição.

Pegando neste último ponto, a alimentação é um dos principais fatores a interferir na vida dos animais de estimação. Uma dieta equilibrada contribui para um peso ideal, para uma melhor saúde e, consequentemente, para uma maior longevidade.

Contudo, a realidade é bem diferente e uma grande percentagem dos animais de estimação tem excesso de peso. Estima-se que 50% dos cães e 76% dos gatos esteja acima do peso ideal.

É preciso contrariar esta tendência, de forma a termos “patudos” mais saudáveis, ágeis e felizes!

 

O que causa o excesso de peso e quais as suas implicações?

A obesidade nos animais de estimação é causada, essencialmente, pelo consumo excessivo de calorias e pela reduzida atividade física.

Por um lado, assistimos a rotinas com dietas pouco equilibradas e, às vezes, inadequadas às características do animal. Por outro lado, a falta de tempo dos donos e o peso em demasia conduzem à falta de energia e, por consequência, a menos passeios. Como resultado, os “patudos” desenvolvem uma maior probabilidade de contrair doenças.

O excesso de peso afeta o bom funcionamento do organismo e leva a uma diminuição da esperança média de vida. No gatos, o peso a mais eleva o risco de contrair Diabetes Mellitus. Nos cães, surgem problemas ao nível das articulações, pulmões e coração.

 

Como avaliar o peso dos animais de estimação?

Para que possa acompanhar o bom desenvolvimento do seu companheiro, o ideal é basear-se no Índice de Condição Corporal (ICC). Trata-se de uma escala de 1 a 9, por ordem crescente de gordura corporal, que envolve a observação e palpação de partes específicas do animal.

Segundo este índice, recomenda-se que, quer cães, quer gatos, estejam inseridos entre os níveis 4 e 5.

 

Gatos

 

animais de estimação

Abaixo do peso ideal

  • De cima, vemos as costelas, a coluna e os ossos da bacia. De lado, vemos a barriga para dentro;
  • Ao apalpar, sentimos pouco músculo e pouca gordura.

 

Com o peso ideal

  • Não vemos as costelas. No entanto, conseguimos senti-las. De lado, vemos a barriga apenas ligeiramente para dentro;
  • Sentimos alguma/pouca gordura na barriga.

 

animais de estimação

Com excesso de peso

  • Não é possível ver nem sentir as costelas. A barriga fica em formato redondo ou distendida.
  • Sente-se gordura na barriga, no tronco e, nos casos mais extremos, nas costas e restante corpo.

 

Cães

 

animais de estimação

Abaixo do peso ideal

  • De cima, vemos as costelas, a coluna, os ossos da bacia e/ou da cintura. De lado, vemos a barriga para dentro;
  • Ao apalpar, sentimos pouco músculo e pouca gordura.

 

animais de estimação

Com o peso ideal

  • Não vemos as costelas. No entanto, podemos senti-las. De perfil, vemos a barriga um pouco para dentro;
  • Sentimos pouca gordura à volta das costelas.

 

animais de estimação

Com excesso de peso

  • As costelas não são visíveis e não se sentem. A barriga torna-se redonda e/ou distendida.
  • Sentimos gordura à volta da coluna e cauda. Nos casos mais graves, existe muita gordura pelo corpo todo.

 

Sempre que tiver questões relacionadas com a saúde do seu animal, inclusive sobre nutrição, consulte um médico veterinário. Os profissionais desta área poderão avaliar o seu amigo de quatro patas e, assim, traçar um plano alimentar adequado às suas características. Além disso, poderão sugerir formas de impulsionar a atividade física, que é igualmente essencial para o seu bem-estar.

 

Na Farmácia Nova da Maia, temos uma secção inteiramente dedicada aos seus queridos animais de estimação. Os nossos profissionais estão preparados para o aconselhar acerca dos diferentes tipos de ração existentes no mercado. Visite-nos na companhia do seu “patudo”. Teremos todo o prazer em dar-lhe as boas-vindas!

Se preferir, pode fazer as suas compras sem sair de casa. Visite a nossa loja online, onde encontrará uma vasta gama de produtos alimentares para cães, gatos e outros animais de companhia.

 

VISITAR LOJA ONLINE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.