Os animais de estimação dão, por vezes, alguns sustos aos donos. Há doenças agudas que surgem inesperadamente e podem justificar levar o animal às urgências veterinárias.

Apesar de não saberem comunicar o que sentem, os animais podem manifestar certos comportamentos que demonstram que algo na sua saúde não está bem. Muitos desses indícios não devem ser ignorados, pois podem ser indicadores de alguma situação grave.

Assim, sempre que observar que o comportamento do seu animal de estimação se alterou significativamente, é importante agir e não o deixar em sofrimento.

Recorrer às urgências veterinárias na altura certa pode prevenir problemas sérios e proteger o bem-estar do seu animal.

 

6 Situações que podem justificar uma visita às urgências veterinárias

Há sinais claros que podem significar que algo grave se passa com a saúde do seu animal. Muitos deles podem exigir uma visita às urgências veterinárias o mais rapidamente possível. Este cuidado é particularmente importante quando:

 

  • O animal tem já uma idade avançada;
  • Já lhe tiver sido diagnosticada alguma doença crónica.

 

Estes são alguns dos sinais de alerta a ter em atenção:

 

 

1. Mudança repentina de comportamento

Um sinal de alerta importante é uma mudança súbita no comportamento do animal, nomeadamente, quando fica muito prostrado e reage pouco aos estímulos.

Se verificar que o seu gato ou cão tende a procurar locais isolados, evita o contacto com os donos e/ou evidencia um comportamento agressivo anormal, é motivo para preocupação. Na origem destas atitudes pode estar um traumatismo interno, como uma fratura ou lesão, envenenamento por produto tóxico ou ingestão de algum objeto estranho.

 

2. Reação ao toque em alguma zona do corpo

Quando o animal evidencia sensibilidade ao toque, através de um comportamento agressivo ou assustado, é sinal de que algo não está bem.

Uma fratura ou uma lesão interna podem provocar essa situação devido, por exemplo, a um traumatismo causado por queda, atropelamento ou lutas com outros animais. Nesse sentido, deve procurar ajuda médica para identificar a origem do problema.

 

3. Vómitos e diarreia persistentes

Se o seu patudo vomita abundantemente de forma súbita e/ou tem diarreia persistente, deve levá-lo à urgência veterinária.

Envenenamento, intoxicação ou a presença de algum objeto estranho no trato digestivo, podem ser os causadores desses sintomas. Nestas situações, a avaliação médica deve ser feita o mais rapidamente possível.

 

4. Alterações na respiração do animal

Quando o animal apresenta dificuldades respiratórias, respira de boca aberta e/ou manifesta tosse persistente, é urgente ir com ele ao veterinário.

Alguma situação grave está a afetar a respiração do seu amigo de 4 patas, podendo tratar-se de uma obstrução das vias respiratórias, problemas cardíacos ou alguma doença infeciosa.

Um golpe de calor pode também provocar alterações na capacidade de ventilação do animal, e gerar uma fraqueza generalizada.

 

5. Convulsões e/ou desmaios

Se, de um momento para o outro, o seu animal de estimação tem convulsões, com espasmos, contrações musculares ou perda de consciência prolongada, a situação deve ser urgentemente avaliada.

O envenenamento ou problemas cardíacos podem provocar estas reações, daí a importância de recorrer a uma consulta nas urgências veterinárias.

 

6. Alterações na urina e/ou fezes

Se verificar que o animal não consegue urinar ou evacuar, ou caso note alterações no aspeto (ou presença de sangue) nas fezes ou na urina, uma avaliação médica deve ser realizada.

Há muitas causas para estes sintomas, como uma obstrução dos canais urinários, muito comum em gatos machos castrados. No caso da obstipação (dificuldade ou incapacidade de defecar) a origem pode estar num bloqueio intestinal que, sem acompanhamento médico, pode colocar em risco a vida do animal.

 

Lembre-se que, em algumas circunstâncias, recorrer às urgências veterinárias pode fazer toda a diferença. Se perceber claras alterações no seu animal, não hesite em contactar o médico veterinário para uma orientação.

 

Que cuidados podem ajudar a evitar as idas às urgências veterinárias

Não é possível prever quando uma doença súbita afetará o seu animal de estimação. No entanto, há alguns cuidados que podem diminuir os riscos de vir a precisar de ir às urgências veterinárias.

 

  • Faça a desparasitação regular do seu animal;
  • Evite que o seu patudo ande no exterior livremente;
  • Tenha a vacinação sempre em dia;
  • Evite que o animal tenha acesso a locais perigosos, como janelas e varandas sem proteção;
  • Mantenha em locais seguros os objetos e produtos tóxicos que o animal possa ingerir;
  • Evite o contacto com outros animais que possam ser uma ameaça para a sua saúde;
  • Adote um regime alimentar adequado à condição do seu animal;
  • Evite a exposição a temperaturas extremas por períodos prolongados;
  • Cuide da hidratação do seu patudo, oferecendo-lhe água limpa e fresca, especialmente no verão.

 

No que diz respeito à saúde dos animais de estimação, a prevenção traz mais segurança aos bichos e tranquilidade aos donos. A desparasitação é um dos cuidados essenciais para o bem-estar dos patudos. Faça o download gratuito do nosso ebook e saiba mais sobre este tema.

 

Ebook grátis “Cães e Gatos sem Parasitas”

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.