As vacinas dos gatos são fundamentais nos primeiros meses de vida para garantir o reforço imunitário e a saúde do animal. Para donos de primeira viagem, é sempre importante saber quais as vacinas e quando é que as mesmas devem ser tomadas.

É importante que o calendário das vacinas dos gatos seja cumprido à risca, mesmo que o seu animal não vá para o exterior e fique apenas dentro de casa. Existem algumas doenças que afetam os gatos que nós, humanos, podemos trazer da rua. Por isso, todo o cuidado é pouco.

 

As três principais vacinas dos gatos

 1. Vacina Trivalente

A vacina trivalente deve ser administrada às 8 semanas de vida do gato, com reforço aos 3 meses. Esta imunização protege contra três vírus:

  • Herpesvírus felino(fHV) e Calicivírus Felino (FCV) – ambos provocam sintomas reconhecidos como a gripe felina.
  • Panleucopenia Felina(FPV) – virose com elevada taxa de mortalidade que provoca disenteria e vómito.

 

2. Leucemia Felina (FeLV)

Aos dois meses e meio, é recomendada a inoculação contra a Leucemia Felina (FeLV). Os sintomas desta doença são semelhantes aos da chamada “SIDA dos gatos” (FIV), porém ainda não existe vacina para a FIV.

A vacinação contra a FeLV protege o seu animal de doenças debilitantes, que afetam o sistema imunitário, e tornam-no vulnerável perante outras patologias. Um mês depois é necessário fazer um reforço da vacinação, de forma a garantir a imunização do seu amigo de quatro patas.

 

3. Vacina da Raiva

As vacinas dos gatos referidas anteriormente são as consideradas básicas. No entanto, em alguns casos, os veterinários aconselham que seja feita a inoculação contra o vírus da raiva aos quatro meses de vida do seu animal de estimação. Além disso, esta também deve ser ponderada quando o gato tem o hábito de passear na rua, dado o risco de contacto com animais infetados.

Embora em Portugal não seja obrigatória, saiba que é necessário sujeitar o seu animal à vacina da raiva caso viaje para outro país.

 

Mantenha a vacinação do seu gato em dia

A partir de um ano de idade, é necessário fazer um reforço anual das vacinas da gripe do gato, da panleucopenia felina e da leucemia felina. Esta inoculação serve para garantir que as defesas se mantêm elevadas em face destas doenças. Dessa forma, vai estar a garantir a saúde do seu gatinho ao longo de toda a sua vida.

 

Consulte sempre o seu veterinário

O veterinário é o responsável pelo processo de vacinação do seu gato. Ele tem o papel importante de o informar sobre todos os riscos das inoculações, bem como os potenciais efeitos secundários. Em última análise, é você quem decide, visto que nenhuma das vacinas dos gatos é obrigatória. Uma decisão informada é a melhor aliada da saúde do seu gato.

Nestas visitas ao veterinário, é normal que ouça falar também da importância da desparasitação. Para se informar mais sobre o assunto, preparámos para si um ebook sobre esta temática. Faça já o download gratuito e descubra como proteger o seu animal dos parasitas.

 

Descarregar Ebook

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.