A bronquite é uma doença respiratória que pode atingir qualquer pessoa, principalmente nos meses de inverno. Caracteriza-se por uma inflamação dos brônquios, que integram as vias aéreas inferiores. É causada por infeções bacterianas ou virais, como a gripe ou constipação.

Esta inflamação provoca algum estreitamento e sensibilidade dos brônquios, resultando numa série de sintomas desconfortáveis para o paciente. Existem três tipos de bronquite:

 

  • Bronquite aguda – Geralmente é causada por infeções virais, como gripe ou constipação, resultando numa inflamação dos brônquios.

Os sintomas mais comuns incluem tosse seca ou produtiva, muco espesso e amarelado, febre, dor no peito e dificuldade respiratória. Estes sinais vão desaparecendo em algumas semanas.

  • Bronquite crónica – É caracterizada por uma sintomatologia prolongada, normalmente, durante meses. Este tipo de bronquite está associada à exposição a fatores como poluição, tabaco ou infeções recorrentes, causando uma inflamação crónica dos brônquios.

Os sintomas incluem produção excessiva de muco, falta de ar, pieira, fadiga e suscetibilidade a outras infeções respiratórias, como a pneumonia.

  • Bronquite asmática – É uma forma específica de bronquite, caracterizada pela inflamação dos brônquios devido à asma. Esta pode ser desencadeada por alergénios ou exercício físico intenso.

Os sintomas são semelhantes aos das outras formas de bronquite, podendo agravar-se durante a noite ou após a exposição a tais fatores.

 

Diagnóstico da bronquite

O diagnóstico da bronquite passa pela avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Ao mesmo tempo, é feito um exame físico, que consiste na auscultação pulmonar, com o objetivo de detetar ruídos respiratórios compatíveis com esta doença.

Além do exame físico, para complementar o diagnóstico, o profissional de saúde pode solicitar que o paciente faça alguns exames, como:

 

  • Exames radiológicos – As radiografias ao tórax, bem como as tomografias computorizadas (TAC), podem ajudar a identificar inflamações ou infeções nos pulmões ou brônquios, permitindo visualizar detalhadamente estas regiões.
  • Testes de função pulmonar – São testes que avaliam a capacidade pulmonar. A espirometria, por exemplo, mede a quantidade de ar que o paciente tem capacidade para expelir e quão rápido o faz. Ajudam a determinar a gravidade da obstrução das vias respiratórias.
  • Testes de alergia – Se, por exemplo, o médico suspeitar que a bronquite é provocada por alergénios, este pode ser um procedimento útil para identificar o agente que está na origem do problema.

 

Além destes exames, o médico avalia o historial médico do paciente, nomeadamente, no aspeto pulmonar. O contexto ambiental do doente também é fundamental neste processo de diagnóstico da bronquite, sobretudo para perceber se há exposição a fatores de risco que contribuam para o problema.

 

Tratamento e gestão da bronquite

Mediante o diagnóstico, o profissional de saúde desenvolve um plano de tratamento personalizado para o paciente. Este dependerá sempre do tipo e da gravidade da bronquite.

Para a bronquite aguda, normalmente, a terapêutica é mais simples, consistindo em repouso, hidratação, bem como analgésicos e expetorantes para aliviar os sintomas.

Nos casos de bronquite crónica e asmática, o tratamento visa controlar os sintomas da doença, bem como a inflamação dos brônquios. Para isso, podem ser usados medicamentos broncodilatadores, corticoides de uso inalatório e antibióticos, nos casos crónicos em que haja risco de uma infeção pulmonar.

 

Como prevenir a bronquite

Prevenir a bronquite implica evitar fatores de risco, como o tabaco e a exposição a substâncias irritantes para as vias respiratórias. Contudo, há outras medidas que podem reduzir significativamente a probabilidade deste tipo de inflamação dos brônquios:

 

  • Vacinação – Ter a vacinação em dia, nomeadamente, para a gripe, COVID-19 e pneumonia, ajuda a reduzir o risco de contrair bronquite aguda ou exacerbar o problema, caso tenha doença crónica.
  • Higiene respiratória – A higiene respiratória é muito importante para a prevenção das doenças respiratórias virais. Nesse sentido, evite grandes aglomerações de pessoas, lave as mãos com frequência e evite o contacto próximo com pessoas doentes.
  • Evitar variações de temperatura – As mudanças bruscas de temperatura podem contribuir para irritar as vias áreas, tanto inferiores como superiores, e aumentar o risco de bronquite. Desse modo, proteja-se bem nos meses mais frios.
  • Estilo de vida saudável – Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício e evitar o tabaco, reduz a probabilidade de ter bronquite.

 

A bronquite é uma condição respiratória que pode afetar significativamente a sua qualidade de vida. É importante conhecer os sintomas e adotar medidas preventivas para reduzir o risco de desenvolver a doença.

Se suspeita que tem bronquite, ou se tiver dúvidas sobre esta condição, consulte um profissional de saúde para obter uma orientação personalizada. Para ter acesso a mais informação sobre doenças respiratórias, leia outros artigos no nosso blog!

 

Visitar o blog

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.