O envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável. Ao longo da vida, a pele passa por mudanças significativas e cada fase tem a sua beleza especial. Portanto, a pele madura deve ser encarada apenas como mais uma etapa.

Com uma boa rotina de cuidados, pode ter uma pele saudável e bonita ao longo de toda a vida. Na verdade, há uma série de hábitos simples que contribuem para manter uma pele naturalmente radiante e retardar alguns sinais de envelhecimento.

 

Como se manifesta o envelhecimento da pele?

A partir dos 40 anos surgem alguns sinais de envelhecimento da pele. As alterações mais comuns são:

  • Rugas e linhas de expressão, resultantes da redução de elasticidade da pele;
  • Flacidez das estruturas que sustentam a pele;
  • Manchas e hiperpigmentação, originadas pela exposição solar ao longo dos anos;
  • Desidratação, devida a uma menor capacidade de reter humidade;
  • Maior sensibilidade, visto que o envelhecimento da pele a deixa mais reativa.

 

6 Dicas diárias para cuidar da pele madura

 

1. Faça uma limpeza facial apropriada

É importante fazer uma limpeza da pele duas vezes por dia (de manhã e ao deitar), de forma a eliminar o excesso de oleosidade, a maquilhagem e outras impurezas.

Não se esqueça de retirar sempre a maquilhagem antes de dormir, com um produto próprio. Usar maquilhagem durante muitas horas contribui para o envelhecimento da pele.

Dado que a pele madura é mais sensível, aposte em produtos de limpeza suaves e adaptados ao seu tipo de pele.

 

2. Tenha uma boa rotina de hidratação

Os cremes de dia e de noite são desenvolvidos para hidratar e nutrir a pele do rosto e pescoço, promovendo a regeneração celular.

Utilize hidratantes apropriados para as suas necessidades específicas. A hidratação é essencial para devolver elasticidade e humidade à pele.

Aposte em ingredientes que reduzam os sinais do envelhecimento da pele. atuando na hidratação e na redução de manchas, tais como:

  • Ácido hialurónico;
  • Ceramidas;
  • Vitamina C;
  • Niacinamida.

 

Não use cremes para o corpo na sua face, pois os cremes de rosto têm fórmulas próprias que garantem bons resultados sem causar irritação.

É fundamental que a hidratação também seja feita a partir de dentro. Beber bastante água durante o dia traz benefícios para todas as funções do organismo. No que respeita à pele, contribui para eliminar toxinas e reduzir papos e olheiras.

 

3. Aplique os cuidados de rosto com uma massagem simples

Pode maximizar os efeitos dos seus tónicos, séruns e cremes hidratantes através de alguns movimentos simples durante a aplicação.

Espalhe os produtos de contorno de olhos com os dedos anelares, que exercem uma pressão mais suave. Faça movimentos no sentido do canto externo do olho.

Ao aplicar os seus hidratantes faciais, faça movimentos ascendentes ao longo das maçãs do rosto até sentir que o creme foi absorvido na totalidade.

 

4. Proteja a pele das agressões do sol todos os dias

A exposição solar é um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento da pele. Apesar de ser verdade que a pele beneficia de algumas propriedades da luz solar, aplicar um bom protetor solar é essencial.

A maioria das pessoas expõe-se demasiado ao sol, sem qualquer tipo de proteção. As consequências mais visíveis são o envelhecimento precoce da pele, com formação de manchas e rugas.

Ao longo de todo o ano, use protetor solar, ou creme hidratante com fator de proteção 30 ou superior. No verão, deve reaplicar o protetor ao longo do dia, especialmente se estiver na praia ou na piscina.

Na loja online da Farmácia Nova da Maia, encontra uma gama completa de produtos anti-envelhecimento, autênticos aliados do dia a dia.

 

5. Dê prioridade a uma alimentação saudável

A adoção de uma dieta rica e equilibrada faz maravilhas ao corpo inteiro, manifestando-se também na aparência da pele.

Privilegie alimentos ricos em antioxidantes, como frutos vermelhos, citrinos e vegetais de folhas verdes. Estes ajudam a combater os radicais livres que danificam as células.

Inclua também na sua alimentação frutos secos e peixes gordos, pois são ricos em ácidos gordos insaturados. Evite alimentos açucarados e demasiado processados.

 

6. Tenha bons hábitos de sono e controle o stress

O envelhecimento da pele pode ser agravado por noites mal dormidas, stress e ansiedade. É durante a noite que a pele regenera, através da produção de colagénio e elastina. Assim, faça os possíveis por manter um padrão de sono saudável e regular.

Cuidar da saúde psicológica e fazer exercício físico são hábitos que reduzem o stress, ajudando a retardar os efeitos do envelhecimento da pele e de todo o organismo.

 

Na Farmácia Nova da Maia, queremos que tenha uma pele bonita e saudável muito depois dos 40 anos! Por isso, preparámos um ebook grátis, onde encontra mais dicas e cuidados para a pele madura. Comece agora as suas rotinas diárias de cuidado do rosto e adie os efeitos do envelhecimento da pele.

 

QUERO LER O EBOOK

 

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.