A dermatite atópica, que também pode ser designada de eczema, é uma inflamação crónica na pele, muito comum nos bebés. Normalmente, surge em crianças com menos de 1 ano de idade, contudo, pode manifestar-se mais tarde. Está muitas vezes relacionada com problemas de asma e/ou rinite alérgica.

A prevalência da dermatite atópica, ou eczema, é de cerca de 10% nos adultos e 20% nas crianças. Surge mais em pessoas que vivem em meios urbanos e em países desenvolvidos.

O diagnóstico da doença é realizado através da observação das lesões, não sendo necessário nenhum exame específico para tal. Esta inflamação cutânea tem na sua origem uma falha genética causadora deste problema de pele.

 

Quais os sintomas da dermatite atópica?

A dermatite atópica manifesta-se através dos seguintes sintomas:

  • Pele seca numa determinada zona;
  • Prurido e vermelhidão;
  • Descamação associada à irritação da pele.

Esta inflamação cutânea não é contagiosa, pelo que o contacto com indivíduos com este problema não desencadeia a doença.

Os sintomas têm tendência a piorar se o problema não for tratado. O prurido pode acentuar a doença, pois, ao coçar as lesões, vai expor a pele a agentes externos como vírus e bactérias.

 

Em que zonas do corpo pode surgir a dermatite atópica?

O eczema ou dermatite atópica pode aparecer em qualquer zona do corpo. No entanto, nos bebés, a tendência é manifestar-se na cara e couro cabeludo. Pode surgir também em zonas de flexão como a nuca, cotovelos, joelhos, pulsos ou pregas da pele.

No adulto, a dermatite atópica manifesta-se usualmente numa única área do corpo, sendo mais frequente na parte da frente do pescoço, nos cotovelos e na zona posterior dos joelhos.

 

O que está na origem da dermatite atópica?

Como já referido, uma alteração genética que afeta a barreira da pele é o que está na origem da dermatite atópica. No entanto, há fatores externos que podem agravar os seus sintomas.

A doença manifesta-se em ciclos, havendo fases de acalmia e outras de maior intensidade dos seus sinais. Os fatores externos que a podem acentuar, são:

  • Stress e estilo de vida agitado;
  • Exposição a temperaturas extremas;
  • Excesso de lavagem da pele;
  • Utilização de produtos agressivos para a pele;
  • Exposição à poluição.

 

Como reduzir o impacto do eczema na pele

Há uma série de cuidados que deve adotar para minimizar o impacto da dermatite atópica. O primeiro passo é identificar os fatores desencadeadores dos sintomas. Nesse sentido, tomar as precauções seguintes vai ajudar a lidar melhor com este problema:

  • Evite banhos longos e com água muito quente;
  • Não coce as lesões e mantenha as unhas limpas, curtas e limadas;
  • Ao secar a pele, use toalhas macias sem friccionar, principalmente, na zona das lesões;
  • Evite o contacto com produtos químicos irritantes, nomeadamente, sabão, gel de banho e amaciador para a roupa. Quanto a este último, use um produto adequado para a pele sensível;
  • Evite realizar tarefas que façam transpirar muito;
  • Não permaneça em ambientes muito quentes e secos, pois tendem a acentuar os sintomas;
  • Use roupas leves, preferencialmente de algodão, pois são menos abrasivas para a pele.

 

Tratamento da dermatite atópica

O tratamento da dermatite atópica pode ser feito através da aplicação de produtos sobre a pele (tópicos) e/ou administrados por via oral. Normalmente, estas soluções reduzem a comichão e a inflamação da pele. A fototerapia é também uma estratégia para tratar a doença.

Para quem tem dermatite atópica, é fundamental manter cuidados diários. A hidratação regular da pele é um fator preventivo e, ao mesmo tempo, controlador deste problema. Mesmo nas fases de acalmia, deve manter uma rotina de hidratação, sobretudo após o banho.

No mercado existem algumas marcas com produtos específicos para peles atópicas. Por exemplo, a A-Derma Exomega Control tem um pack com um óleo de duche e um creme hidratante.

A marca Noreva, tem também alguns produtos adequados a esta patologia, como o Noreva Xerodiane Ap+. A marca Uriage possui a gama Xémose para a pele atópica, com uma função preventiva do problema.

 

Se acha que sofre de dermatite atópica e tem dúvidas quanto ao melhor tratamento, consulte o seu farmacêutico ou um médico dermatologista. O correto diagnóstico e tratamento ajudam a  reduzir significativamente o impacto desta inflamação cutânea.

Se procura artigos específicos para o cuidado da sua pele, na Farmácia Nova da Maia disponibilizamos uma vasta gama de soluções. Aceda à nossa loja online e encontre o melhor produto para si!

 

Visitar loja online

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.