Preparar o enxoval de bebé com antecedência é meio caminho andado para estar a postos para o receber. Neste artigo, falamos-lhe de alguns dos produtos que não devem faltar e de cuidados a ter nos primeiros meses de vida.

Prepare-se para grandes mudanças de hábitos, que vão certamente ser muito compensadoras!

 

Será a chupeta a melhor amiga do seu bebé?

A chupeta é provavelmente um dos inquestionáveis elementos presentes num enxoval de bebé. Ainda que muitos pais optem por não a introduzir nos primeiros dias, poucos são aqueles que, por precaução, não a incluem na lista de essenciais.

À primeira vista, a sua escolha pode parecer simples, mas tem bastante que se lhe diga. Começa por ter de se escolher o material: látex ou silicone. As primeiras são mais moles e têm mais flexibilidade, enquanto as segundas são de lavagem mais simples.

O formato da tetina também é importante nesta escolha. Existem três tipos:

  • Tetina redonda– Tem um formato mais esférico e mais distante da anatomia do mamilo. Não permite vedar a boca totalmente;
  • Tetina ortodôntica– É um formato que permite replicar a posição da língua do bebé no momento da amamentação;
  • Tetina fisiológica– Tem uma forma simétrica e plana que permite reduzir a pressão da língua sobre o céu-da-boca.

É importante referir que não existe uma chupeta certa para todos os bebés. Cada um terá as suas preferências e adaptar-se-á melhor a uma do que a outras. Cabe aos pais experimentar até chegar a uma conclusão.

 

A “ciência” dos biberões

Tal como nas chupetas, também a oferta de biberões é muito vasta. Começamos desde logo pela dimensão, que varia à medida que a criança vai crescendo. Assim, o enxoval do bebé deve incluir biberões mais pequenos, até 120 ml, adequados para os primeiros meses de vida. Posteriormente, será necessário recorrer a biberões que vão até aos 340 ml.

Também a forma pode variar de biberão para biberão. Além dos circulares, que são os mais comuns, existem os triangulares, que são mais fáceis de limpar e de segurar. Os biberões largos permitem uma limpeza mais simples. Existem ainda os angulares, que previnem o refluxo dos bebés.

Em seguida, entramos no campo das tetinas, que entre o 1º e o 2º mês devem ter apenas um furo. Só a partir do 3º ou 4º mês passam a ter dois, três ou quatro furos, sendo que a quantidade vai definir o fluxo de líquido da mesma (lento, médio e rápido).

Em termos de forma, existem três tipos de tetinas:

  • Ortodônticas– Semelhantes ao formato do mamilo;
  • Anticólicas– Ajudam a impedir a ingestão excessiva de ar pelo bebé;
  • Ventiladas– Criadas para manter sempre o mesmo fluxo de alimento e reduzir a ingestão de ar.

Neste campo, os bebés também têm preferências, que acabará por descobrir com o tempo, quer use o biberão para dar leite adaptado ou leite materno.

 

Esterilizador e aquecedor de biberões – Úteis para o dia-a-dia

Percebemos já que os biberões são essenciais no enxoval do bebé, quer seja para dar leite materno previamente extraído ou leite adaptado. Para mantê-los higienizados e limpos, é importante que tenha sempre à mão um esterilizador.

Este equipamento vai facilitar-lhe muito o dia-a-dia, permitindo ter o biberão esterilizado sem esforço para a próxima mamada. Além disso, serve para a higienização de outros objetos, como chupetas.

Para garantir que o leite no biberão está na temperatura certa, convém ter sempre à mão um aquecedor. Este equipamento, extremamente portátil, é ideal até mesmo para viagens.

 

Prepare-se para mudar muitas fraldas

Todos os pais sabem que as fraldas são itens obrigatórios em qualquer enxoval de bebé… e que são muitas as unidades necessárias para os primeiros meses de vida. Por isso, pode estar atento a promoções e ir comprando fraldas para a fase seguinte. Mas lembre-se que o crescimento do bebé é rápido, pelo que não deve abusar no stock de um mesmo tamanho.

Como não basta trocar a fralda, não se esqueça que as toalhitas também passarão a ser presença assídua na sua lista de compras. Ainda que em casa muitos papás optem pelas compressas embebidas em água nas primeiras semanas, fora de casa e até em alguns momentos da rotina diária as toalhitas são fundamentais.

A seleção é variada, portanto tente escolher as mais naturais de forma a prevenir irritações na pele do seu bebé.

Para garantir um rabinho sem assaduras, um bom creme preventivo é mais um item que não pode faltar no enxoval do bebé.

 

Chegou a hora do banho

Na hora de preparar o enxoval do bebé para os primeiros meses, o banho é um dos momentos a ter em conta. São cada vez mais os pais que optam por banheiras evolutivas, que acompanham o crescimento do bebé. Também um termómetro para medir a temperatura da água pode ser uma ajuda preciosa.

O shampoo e gel de banho/sabonete devem ser específicos para a pele sensível dos recém-nascidos. Para o rosto e mãos, pode recorrer a água de limpeza sem sabão.

Para a saída do banho, torna-se indispensável uma toalha com capuz, que proteja o bebé das variações de temperatura. Já a rotina de hidratação deve ser feita com uma loção hidratante adaptada à pele do recém-nascido.

A zona da cabeça é extremamente sensível nos bebés, pelo que todo o cuidado é pouco. Assim, a escova para pentear deve ser, obrigatoriamente, de filamentos suaves e macios. Para terminar com chave de ouro, quem resiste ao cheirinho da água-de-colónia para bebé?

 

Prepare o enxoval do seu bebé na Farmácia Nova da Maia!

Na Farmácia Nova da Maia encontra uma vasta oferta de produtos de puericultura para preparar o enxoval do bebé. Descubra todos os essenciais na nossa loja online e encomende sem precisar de sair de casa. Se tiver dúvidas ou precisar de esclarecimentos, faça-nos uma visita. Temos uma equipa especializada à sua espera.

 

Preparar enxoval do bebé

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.