É inegável a importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebé. Além de nutrir, o leite materno é composto por ingredientes que contribuem para o seu desenvolvimento, ajudando a combater infeções e até a prevenir doenças.

A fase final da gravidez pode ser stressante. A lista de preocupações é longa e são muitos os detalhes a preparar, desde os essenciais para o dia a dia à melhor forma de transportar o bebé. No entanto, no topo das prioridades estão, sem dúvida, a preparação para o parto e para a amamentação.

Continue a ler este artigo e descubra as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o ato de amamentar!

 

A importância da amamentação

O leite materno é o alimento preferencial de um recém-nascido. Além de ser seguro e livre de tóxicos, contém anticorpos que protegem das doenças infantis mais comuns. Desde problemas gástricos (como diarreias e enjoos), a infeções e constipações.

No entanto, as vantagens não estão reservadas ao mais pequeno. Este ato é também benéfico para a própria mãe, ao reduzir os riscos de cancro da mama e dos ovários.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF, é recomendável que o bebé seja alimentado exclusivamente com leite materno, desde a primeira hora de vida até aos seis meses. A partir daqui, já é sugerida a introdução de alimentos complementares.

É comum existirem várias dúvidas sobre a amamentação. Afinal, além de ser uma nova experiência para muitas mães, existem detalhes que pode desconhecer e que têm impacto na qualidade do leite.

 

5 Dúvidas frequentes sobre a amamentação

1. Devo amamentar a cada 3 horas?

Sim, mas apenas numa fase inicial.

Tal como acontece com qualquer hábito, é preciso algum tempo para tornar a amamentação numa rotina e para o seu bebé se adaptar à mesma. É normal que, nos primeiros meses, os horários até sejam irregulares.

Assim sendo, no início, o bebé deve ser acordado a cada 3 horas para mamar. No entanto, existem sinais de que o bebé tem fome, aos quais deve estar atenta: choro, inquietação, o abocanhar de objetos ou o simples reflexo de sucção (chuchar na mão ou nos dedos). Pode usar estes indícios para ajustar os horários da amamentação.

 

2. Posso amamentar deitada?

Sim! Além de ser mais confortável para a mãe, não existem grandes riscos para o bebé se o fizer. Associada a esta preocupação costuma estar o risco de otites, porém, não há razão para aflição.

Durante a amamentação, a passagem do leite da garganta para o ouvido do bebé fica bloqueada, reduzindo a probabilidade de o leite entrar no canal auditivo. Porém, quando é utilizado um biberão, o risco é superior, já que são ativados menos músculos. Neste caso, é recomendada uma posição mais vertical.

 

3. Posso congelar leite materno?

Sim! A congelação é uma boa estratégia para quando começar a introduzir o leite de fórmula, na fase de aleitamento misto.

Para congelar leite materno existem certos cuidados que deve seguir:

  • Identifique os frascos com uma etiqueta onde refira a data em que foi extraído;
  • Respeite os prazos de validade do leite materno congelado (sempre a -18 °C ou menos), ou seja, 6 a 9 meses no congelador.

 

No momento de descongelar o leite materno, tenha em atenção o seguinte:

  • O leite materno não deve ser deixado a descongelar à temperatura ambiente, mas sim no frigorífico, durante cerca de 12 horas;
  • Não utilize o micro-ondas ou água a ferver para descongelar ou aquecer leite materno congelado, pois pode adulterar as suas propriedades;
  • Após descongelado, o prazo de validade do leite materno é de duas horas à temperatura ambiente ou 24 horas no frigorífico;
  • Nunca volte a congelar leite materno que já tenha sido descongelado.

 

4. Posso fazer exercício nesta fase?

Sim! Está demonstrado que o exercício físico não afeta a produção ou a qualidade do leite materno produzido. O único aspeto a ter em conta é a alteração do sabor do leite causada pela acumulação de ácido lático. Pode também existir um sabor salgado derivado do suor.

Estas alterações podem fazer com que o bebé não queira mamar. Assim sendo, caso queira treinar, aconselhamos que o faça usando um soutien de desporto com bom suporte. Após o treino, tome um duche para remover o sabor salgado do suor. Além disso, deixe passar cerca de 30 minutos até amamentar, para que os níveis de ácido lático desçam.

 

5. Existem alimentos proibidos durante a amamentação?

Não! Uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a saúde da mulher e para a qualidade do leite materno. Aliás, um consumo inferior a 1800 calorias por dia pode representar riscos para a produção de leite.

Exceto no caso de certos laticínios e derivados, não existem evidências científicas de que um determinado alimento possa causar cólicas ao bebé. Assim sendo, a não ser que o seu filho dê sinais de que algo de errado se passa, não há alimentos proibidos.

Em caso de dúvida com algum alimento, pode sempre fazer o teste: Fique uma semana sem o consumir e veja como o mais pequeno reage.

 

 

Quer ter acesso a mais dicas sobre amamentação? A Farmácia Nova da Maia preparou um ebook muito especial e útil para todas as mães. Repleto de conselhos, vai guiá-la nesta fase tão especial da sua vida e na do seu bebé. Descarregue já o nosso ebook Amamentação – Nutra o seu bebé com conforto e amor!

 

 

DESCARREGAR EBOOK GRÁTIS

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.