Atualizado a 30 de setembro de 2024
O leite de fórmula é, para muitos bebés, um importante complemento ao aleitamento materno e, em casos pontuais, pode assumir-se como uma alternativa à alimentação através da amamentação.
O leite materno é a principal fonte de nutrientes e de reforço imunológico nos primeiros dias de vida dos bebés. Os estudos que demonstram o poder deste alimento (especialmente do colostro, o leite produzido pelas mães nas primeiras horas após o parto) no reforço do sistema imunitário são muito robustos. Como tal, as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são claras no que toca à recomendação de fazer amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida dos bebés.
Na Farmácia Nova da Maia, identificamo-nos com esta visão, mas sabemos que nem sempre a amamentação é possível (pelo menos em regime exclusivo), seja por complicações de saúde da mãe ou do bebé, falta de apoio e dificuldades na amamentação ou questões logísticas (a mãe passar longos períodos longe do bebé). Há ainda que considerar que algumas mães, munidas de toda a informação, escolhem não amamentar os seus filhos e que essa decisão deve ser respeitada.
Quando isto acontece, o leite de substituição torna-se o complemento ou alternativa indicada para garantir a adequada alimentação e nutrição dos bebés nos primeiros meses de vida.
Quais as diferenças entre o leite de fórmula e o leite materno?
Desde logo, a principal diferença entre o leite materno e o leite em pó é a sua origem. Enquanto um é produzido nos seios da mãe, o outro é feito à base de leite de vaca desnatado. Além disso, o leite de fórmula é processado e são-lhe adicionados emulsificantes e estabilizantes. Estes são importantes para a mistura com água na preparação da refeição.
Existe uma grande variedade de leites para recém-nascidos no mercado, com misturas e ingredientes distintos. Todas as opções apresentam uma fórmula que ajuda a fortalecer o bebé nos primeiros meses de vida. Consoante a gama, pode estar presente a lactose, óleos vegetais, ácidos gordos, vitaminas e minerais. Enzimas, aminoácidos e probióticos podem também ser adicionados nas diferentes variedades.
Já o leite materno é reconhecido pela sua qualidade nutritiva natural. Desde logo, o colostro ajuda a forrar e a proteger o estômago do recém-nascido. O leite em si possui uma infinidade de ingredientes que são responsáveis pelo fortalecimento do bebé. As suas propriedades ajudam na proteção contra doenças, regulação do apetite, desenvolvimento de órgãos e imunidade.
Diferentes marcas e gamas para que o seu filho cresça saudável
Devido à grande oferta disponível no mercado, nem sempre é fácil escolher o leite de fórmula ideal para potenciar o crescimento do seu bebé. O pediatra ou médico de família podem ter um papel importante na escolha e devem ser o primeiro recurso dos pais. Ainda assim, é importante estar informado sobre o que o mercado tem para oferecer.
Entre as marcas reconhecidas pela sua qualidade estão a Nutribén, Novalac, NAN, Aptamil e Enfamil. Apresentam um leque variado de produtos, que pretende responder às diversas necessidades dos pequenos em diferentes idades.
O Leite de Início (que corresponde ao número 1) é adequado para bebés desde o nascimento até aos 6 meses. O Leite de Continuação (fórmula 2) destina-se a lactentes entre os 6 e os 12 meses. Já o Leite de Crescimento (correspondente ao número 3) visa garantir uma nutrição adequada de bebés a partir de 1 ano de idade.
A maioria das marcas disponibiliza, além das fórmulas-base para bebés sem necessidades específicas, gamas de leite antirregurgitante, anticólicas, antiobstipação, hipoalergénico, sem lactose e para prematuros.
A NAN é uma marca de leite de fórmula distribuída pela multinacional Nestlé.
A gama OptiPro é a fórmula-base concebida para lactentes saudáveis, sem necessidades específicas. O PreNAN é uma formulação concebida especificamente para bebés prematuros. Existe ainda uma fórmula sem lactose e uma para bebés com alergia à proteína do leite de vaca e/ou soja (denominada Althéra).
As gamas A.R. e SupremePro contêm ingredientes para prevenir o refluxo e proteína hidrolisada do soro do leite, respetivamente. Já a ExpertPro é indicada para lactentes com obstipação ligeira.
A Aptamil é uma marca da Danone que produz diferentes fórmulas de leite divididos pelas seguintes gamas:
- Aptamil: a fórmula-base da marca, para lactentes saudáveis;
- Profutura: para bebés com desafios imunitários específicos. A Aptamil aponta-o como adequado para bebés nascidos por cesariana.
- Pepti Syneo: fórmula criada para fins medicinais específicos, destinada a bebés com alergia às proteínas do leite de vaca;
- Pro Syneo HA: leite hipoalergénico para redução do risco alérgico à proteína do leite de vaca;
- Pepti Junior: destinado a lactentes com intolerâncias ou alergias alimentares;
- Prematil e PDF: concebido para bebés prematuros e/ou de baixo peso;
- R.: criado para bebés com regurgitação frequente.
Tal como sucede com outras marcas, a Nutribén oferece produtos com formulações distintas para responder às diferentes necessidades dos pequenos.
- Innova, Pro-Alfa e Pro+: fórmulas nutritivas para bebés saudáveis;
- AOC (antigo Confort): para resolver problemas como cólicas e obstipação;
- R.: para bebés com problemas de regurgitação e refluxo gastroesofágico;
- Sem lactose e hidrolisado: para bebés com intolerância à lactose ou com alergia à proteína do leite de vaca, respetivamente;
- Sensitive H.A.: um leite de substituição hipoalergénico, suplementado com 2 HMOs.
Propriedade dos Laboratórios Vitória, a gama de leites Novalac tem à disposição dos recém-papás produtos específicos para diferentes problemas dos recém-nascidos. São as fórmulas:
- Premium (para lactentes saudáveis);
- AO (antiobstipante);
- AC (anticólicas);
- Rice (intolerância à lactose);
- AR (antirregurgitante);
- Allernova AR (alergia à proteína do leite de vaca e regurgitação);
- SA (aumento da sensação de saciedade).
Por fim, a norte-americana Enfamil é outra das marcas de grande prestígio no que toca à produção de leites de fórmula. A sua linha de produtos está dividida por gama 1, 2 e 3, com cada número a representar a idade do bebé.
A marca apresenta ainda três categorias principais além da divisão por idades: Premium, Gentlecare e A.R. A categoria Premium tem uma mistura de nutrientes para apoiar o crescimento do bebé, a Gentlecare foi concebida para bebés com problemas de digestão e a A.R. para minimizar a regurgitação.
Quando deve começar a dar leite de substituição ao seu bebé?
Não existe um momento exato para os bebés iniciarem a toma de leite de fórmula, nem é obrigatório que tal aconteça.
O pediatra ou médico de família podem sugerir a suplementação para complementar a amamentação quando verificam que o bebé não está a ganhar peso suficiente com a alimentação à base de leite materno ou quando existem outras necessidades ou condicionantes.
O leite de fórmula não deve, porém, ser a opção número 1. A amamentação nem sempre é um processo fácil para os pais (especialmente para as mães) e é fundamental obter apoio profissional nesta etapa de enorme adaptação familiar. Nas situações em que o leite de substituição é a opção, o processo deve ser guiado pelos profissionais de saúde que acompanham o bebé.
O período em que a suplementação é necessária pode variar. Em alguns casos, é possível regressar a uma alimentação exclusivamente à base de leite materno depois de um período de suplementação. No entanto, noutras situações, a combinação entre aleitamento e leite de fórmula pode perdurar durante um período mais longo.
A escolha do leite de fórmula é apenas uma das muitas preocupações das grávidas e das recém-mamãs. Para ajudá-las, a Farmácia Nova da Maia preparou uma lista com todos os itens essenciais para a maternidade e para o enxoval do bebé. Descarregue-a gratuitamente.
DESCARREGAR LISTA DE ESSENCIAIS
Nota: Se optar por não amamentar o seu bebé, se estiver impedida de o fazer ou se desejar suspender a amamentação, informe-se previamente com o seu profissional de saúde. Lembre-se de que a decisão pode ser difícil de reverter e ter implicações sociais e financeiras. O leite materno deve ser sempre privilegiado em relação às fórmulas para lactentes.
Subscreva o nosso blog!
Boa noite..
Tenho que voltar a trabalhar, minha BB tem 1 ano e 6 meses e estou tendo muita dificuldade em fazer ela pegar alguma fórmula, realmente já tentei várias e ela está bem resistente.
Gostaria de alguma sugestão para me ajudar com essa etapa com minha princesinha.
Obgda
Quantas medidas do nan devo fazer
Para o meu bebê
Informação bem clara e objectiva.
Grata