A amamentação é considerada uma das fases mais importantes após o nascimento dos bebés. Em geral, este momento íntimo contribui para o fortalecimento da relação entre mãe e filho.

De facto, é no leite materno que os recém-nascidos encontram o alimento nutritivamente ideal para os primeiros meses de vida. Até ao sexto mês, os bebés podem ser alimentados exclusivamente com leite materno. No entanto, se não existir leite em quantidade suficiente, este pode ser complementado com suplementos.

Em seguida, vamos explicar-lhe a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebés. Além disso, deixar-lhe-emos alguns conselhos relacionados com possíveis problemas que possam advir deste procedimento.

 

Amamentação logo na primeira hora de vida: Porquê?

Durante o trabalho de parto, dá-se a libertação de oxitocina, que é fundamental para ajudar à produção do primeiro leite. A primeira mamada deve acontecer nos 60 minutos que se seguem ao nascimento do bebé. Dessa forma, é possível estimular o quanto antes o processo de produção de leite. Ora, tal é possível através do contacto do bebé com o seio e dos primeiros movimentos de sucção.

 

Principais benefícios da amamentação para os bebés

Nos recém-nascidos, para além da importância nutritiva, o leite materno tem uma série de vantagens ao nível da criação de defesas e da prevenção de doenças:

  • Ajuda a prevenir diarreias e a evitar casos de infeção respiratória ou urinária;
  • Pode ser um agente de proteção contra alguns tipos de alergia, bem como vírus e bactérias;
  • Ajuda a prevenir o surgimento futuro de patologias como diabetes, doença de Crohn e doença celíaca.

Ao nível da alimentação, a amamentação acaba por servir de adaptação tanto a alimentos líquidos como sólidos. Ademais, ajuda no processo digestivo e no funcionamento intestinal.

Por fim, outras das vantagens são o contributo para o desenvolvimento da visão dos bebés e a redução da predisposição para o surgimento de cáries dentárias.

 

E quais as vantagens para as mães?

Costumamos associar as vantagens da amamentação à importância que tem para os bebés. No entanto, os benefícios também se estendem às mamãs:

  • Ajuda a recuperar a forma mais rapidamente no pós-parto;
  • Permite criar uma ligação ainda mais forte com o bebé, estimulando igualmente o bem-estar da mãe;
  • Atrasa o regresso da menstruação, o que acaba por funcionar como um controlador de fertilidade;
  • Reduz o risco de contrair algumas doenças, como por exemplo cancro da mama ou do ovário, diabetes e osteoporose.

 

Mamilos gretados: Os motivos e as soluções

Amamentar nem sempre é um mar de rosas. Desde logo, existe algum stress e incómodo inicial para as mães de primeira viagem. Além disso, é comum o problema da sensibilidade dos mamilos, que têm de se adaptar a esta nova rotina.

Geralmente, a sensação de desconforto acaba por passar. No entanto, pode prolongar-se e provocar algumas feridas, chamadas gretas mamárias.

Existem dois motivos frequente para que estas fissuras surjam no momento da amamentação:

  • O recém-nascido ainda não conseguiu habituar-se à mamada. Esta situação pode advir de um posicionamento incorreto da criança na hora de mamar;
  • Os momentos de aleitamento são demasiado longos.

Contudo, existem formas relativamente simples de prevenir as gretas mamárias:

  • Corrigir a posição do bebé durante a amamentação;
  • Recorrer à utilização de discos de proteção;
  • Tentar não parar de amamentar quando surge o primeiro desconforto;
  • Lavar os mamilos uma vez por dia, de preferência com recurso a produtos que não sejam nefastos para a pele;
  • Utilizar uma gota de leite materno para ajudar à cicatrização e hidratação dos mamilos;
  • Aplicar pomada;
  • Utilizar almofadas de hidrogel.

Algumas destas soluções estão à sua disposição na nossa loja online.

 

Vai ser mãe pela primeira vez e está já a informar-se sobre os aspetos mais importantes da maternidade? Ou já foi mãe há alguns anos e quer recordar o que mais importa na hora de receber o seu bebé? A pensar em si, preparamos uma lista que compila os produtos essenciais para levar para o hospital na hora do parto e os artigos que compõem o enxoval do bebé. Faça o download gratuito e prepare-se para receber da melhor forma o seu pequeno!

 

DESCARREGAR LISTA DE ESSENCIAIS

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.