O recém-nascido precisa de cuidados específicos em todas as áreas, desde a alimentação à hora de dormir. Nesta rotina, não poderíamos deixar de salientar as precauções necessárias para uma boa higiene.

Embora tenha uma aparência suave, a pele dos bebés é especialmente delicada, porque tem uma camada protetora fina. Por isso, é com facilidade que estes desenvolvem problemas como vermelhidão, borbulhas, assaduras e pele seca e a escamar.

Para garantir o conforto dos mais pequenos, é necessário ter em conta alguns pontos essenciais nos rituais de higiene. Escolha produtos de qualidade comprovada, sem álcool e que sejam compatíveis com a pele do seu bebé. Além disso, cuide sempre da higiene num ambiente confortável e aquecido, sem correntes de ar. Acima de tudo, assegure que o local se encontra limpo.

Estes pontos prévios são fundamentais para garantir a segurança e bem-estar do recém-nascido e evitar complicações desnecessárias.

 

Cuidados a ter no banho do recém-nascido

Transforme o banho do seu bebé num momento relaxante. Este cuidado deve fazer parte da rotina diária. Aconselha-se que o faça ao final da tarde ou noite.

Tome nota dos cuidados essenciais a ter no banho do mais novo membro da família:

  • Certifique-se de que a temperatura da água se encontra entre os 36 e os 37 ºC;
  • A duração do banho é variável, mas, nos primeiros dias de vida, não deve exceder os 5 minutos;
  • A posição do recém-nascido é essencial. Adote uma postura segura e faça questão de ter sempre a cabeça apoiada. Garanta que os produtos de higiene não escorrem para os olhos ou nariz do bebé;
  • Use gel de banho ou uma solução de limpeza com PH neutro e ensaboe sempre na direção da parte mais limpa para a mais suja;
  • A crosta láctea é uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de partículas similares a caspa no couro cabeludo. Se o seu filho apresentar este sintoma, use produtos específicos para o efeito ou óleos de aveia ou amêndoas para amolecer a crosta;
  • Lave o cordão umbilical com água e sabão neutro. Para o limpar, utilize uma gaze esterilizada;
  • Passe o corpo do bebé por água para eliminar todos os resíduos de impurezas e sabão;
  • Utilize uma toalha macia de algodão para limpar o recém-nascido. Para pentear o cabelo, opte por uma escova macia;
  • Hidrate a pele do bebé para repor a barreira protetora. Se colocar perfume, aplique-o na roupa e não diretamente na pele.

 

Outros cuidados de higiene diários

Para além do momento do banho, existem outras preocupações com a higiene do recém-nascido que não podem ser descuradas. Saiba que cuidados essenciais ter em consideração para garantir a segurança e saúde do seu bebé.

 

  • Fralda: A muda de fralda é um dos momentos mais importantes na rotina diária de um recém-nascido. Utilize fraldas com grande absorção para manter a pele seca por mais tempo. Limpe sempre o rabinho com água morna ou toalhitas. Deixe a pele secar bem e aplique um creme protetor se verificar algum sinal de assadura;
  • Unhas: Corte sempre as unhas do bebé, por muito que possam parecer frágeis. Desta forma, evita que ele se arranhe inadvertidamente. Utilize uma tesoura com pontas arredondadas e/ou lima de unhas para bebé;
  • Nariz: Recorra a soro fisiológico para limpar e hidratar o nariz do recém-nascido. Caso seja preciso retirar alguma secreção, faça-o com um aspirador nasal ou a ponta de uma compressa suave, adotando movimentos suaves;
  • Ouvidos: Nunca use cotonetes, pois estes podem ser muitos perigosos. Utilize uma compressa para limpar a parte externa dos ouvidos do bebé.

 

Se está grávida, esperamos que estas dicas sejam úteis para si. Comece já a organizar tudo o que precisa para receber o seu filho com conforto e segurança. Sabe o que incluir no enxoval do bebé e o que levar para a maternidade? Faça download gratuito da nossa lista de produtos essenciais.

Para saber mais sobre puericultura, subscreva o nosso blog. Temos imensas sugestões e conselhos para partilhar consigo.

 

DESCARREGAR LISTA

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.