Os primeiros sintomas de gravidez podem manifestar-se de várias formas e com diferentes graus de intensidade. Algumas mulheres suspeitam logo que possam estar grávidas, mas outras, experienciam sintomas tão subtis que só numa fase mais avançada conseguem percebê-los.

Descubra em detalhe quais os principais sintomas de gravidez, as mudanças que acontecem no corpo numa fase inicial e o que fazer quando experienciar os primeiros sinais.

 

É possível estar grávida?

Se teve uma relação sexual desprotegida, ou mal protegida, ou houve uma falha na contraceção, existe a possibilidade de estar grávida. A probabilidade é ainda maior se a relação sexual aconteceu durante o período fértil, sensivelmente a meio do ciclo menstrual.

 

Quais são os principais sintomas de gravidez?

Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir em simultâneo. Há alguns que se assemelham aos sintomas pré-menstruais e há outros tantos aos quais deve estar atenta.

Estes são os sintomas de gravidez mais comuns:

  • Ausência de menstruação

Este é o sintoma mais frequente e evidente de uma possível gravidez, especialmente para quem tem um ciclo menstrual regular. Ainda assim, considere a hipótese de o atraso poder dever-se a outros motivos, tais como: mudança de método anticoncecional, stress, infeções, ou cansaço.

  • Cólicas, dor e/ou inchaço abdominal

Estes são sintomas em tudo semelhantes aos que ocorrem antes da menstruação e podem também ser indícios de gravidez. Este desconforto deve-se ao início do crescimento do útero e às alterações hormonais da gravidez.

  • Aumento do volume dos seios e/ou tensão e sensibilidade mamária

O peito é uma zona extremamente sensível às alterações hormonais e, por isso, a tensão mamária e o aumento de volume são um dos primeiros sintomas de gravidez.

O escurecimento dos mamilos e auréolas e o aparecimento de veias salientes nos seios são também comuns.

  • Enjoos

As náuseas e vómitos, especialmente logo pela manhã, são um sintoma de gravidez bastante frequente. Podem acontecer com maior ou menor intensidade e têm tendência a atenuar e desaparecer no final do primeiro trimestre.

  • Cansaço e sonolência

Uma sensação de cansaço desproporcional às atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Assim como ter mais sono. Pode começar a adormecer mais cedo do que o habitual e ter mais dificuldade em acordar de manhã.

  • Mais vontade de urinar

O aumento das idas à casa de banho, mesmo sem haver um aumento da ingestão de líquidos, é outro sintoma de gravidez bastante frequente. Isto acontece porque a bexiga tem menos capacidade de esvaziar completamente devido ao relaxamento provocado pelas hormonas da gravidez.

 

Para além destes sintomas, existem ainda outros que podem ocorrer: alterações de humor, mudanças no paladar e olfato, prisão de ventre, azia e dores de cabeça.

 

Quando começam os sintomas de gravidez?

Os primeiros sinais surgem quando o óvulo fecundado se implanta no útero. A partir desse momento, há um aumento substancial na produção de hormonas e o organismo começa a experienciar diversas alterações.

É então, cerca de duas a três semanas após a relação sexual, que a maioria dos sintomas atrás descritos começa a surgir.

 

O que fazer quando sentir os primeiros sintomas de gravidez?

Se tiver um ciclo menstrual regular e ocorrer um atraso superior a uma semana na menstruação (associado a qualquer um dos sintomas descritos) está na altura de fazer um teste de gravidez.

Pode optar por fazer um teste de urina vendido na farmácia ou uma análise ao sangue num laboratório. Os testes de urina são mais baratos e podem ser feitos no conforto de casa. As análises laboratoriais, por outro lado, são mais precisas e fidedignas.

Se optar por um teste de farmácia, e para certificar-se que não obtém um falso negativo, realize o teste após sete dias de atraso, com a primeira urina da manhã. É nesta altura que a urina está mais concentrada e, por isso, pode conter uma maior quantidade de hormonas associadas à gravidez.

 

Quando marcar a primeira consulta de obstetrícia?

Se o teste deu positivo, é altura de marcar a primeira consulta com o seu médico de família ou o obstetra. Esta consulta deverá acontecer entre duas a quatro semanas após a ausência de menstruação, ou seja, com seis semanas de gestação.

A partir dessa altura, o médico pode fazer uma ecografia para observar o saco gestacional e embrião e confirmar a viabilidade da gravidez. É nesta consulta que se inicia a calendarização da gravidez e o agendamento das primeiras análises e exames.

 

A gravidez é um momento muito especial, intenso e repleto de mudanças. Para ajudá-la nesta fase, preparámos um guia completo sobre os “Cuidados a ter na Gravidez”. Descarregue gratuitamente o nosso ebook e viva a sua gravidez de forma tranquila e saudável!

 

DESCARREGAR EBOOK

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.