Se está grávida, então talvez já tenha sido avisada pela avó, pela mãe, pelas tias ou pelas amigas para se preparar para a azia na gravidez. Aliás, a azia e os enjoos podem bem ser um dos primeiros indicadores de que está de esperanças.

Mas afinal, por que são tão afetadas as grávidas por este problema? O que fazer nessas situações e como prevenir? Descubra tudo em mais um artigo da sua Farmácia Nova da Maia.

 

O que significa a azia na gravidez?

De forma simples, a azia é a sensação de desconforto que se deve ao refluxo provocado pela acidez do estômago. Nas grávidas, os motivos para esta reação do corpo têm uma base hormonal e física e caracterizam-se pelo:

  • Aumento dos níveis de progesterona ao longo da gravidez;
  • Reposicionamento de vários órgãos para o corpo poder receber o novo ser, o que reduz a mobilidade gastroesofágica, intestinal, da vesícula e a tonicidade dos esfíncteres. Isto acaba por facilitar o refluxo gastroesofágico.

Esta sintomatologia costuma acontecer a partir do segundo ou terceiro trimestres da gravidez. Contudo, em algumas grávidas pode surgir numa fase mais precoce da gestação.

A azia na gravidez, apesar do desconforto provocado, não representa um risco de saúde para a grávida ou para o bebé. No entanto, se em algum momento sentir algum destes sinais, é recomendável que fale com o seu médico:

  • Dor intensa;
  • Dor por baixo das costelas;
  • Dor na parte superior direita da barriga.

 

Formas de prevenção da azia na gravidez

De forma a reduzir a probabilidade de azia na gravidez, existem alguns conselhos que devem ser adotados pelas gestantes. São pequenas alterações de hábitos, que podem significar uma grande melhoria do bem-estar durante os nove meses de gestação:

  • Evitar deitar-se logo após as refeições;
  • Não usar roupa muito apertada que implique pressão na região abdominal;
  • Ao deitar, com a ajuda de almofadas, elevar o tronco ligeiramente para evitar a posição horizontal;
  • Não fumar ou expor-se ao fumo do tabaco;
  • Controlar o aumento de peso;
  • Fazer ajustes na dieta, descartando alimentos que potenciam a azia.

 

6 Dicas para ajustar a alimentação

Existem algumas alterações, no que toca à alimentação, que pode adotar de forma a evitar episódios de azia na gravidez. São eles:

  1. Apostar em refeições mais leves. Desta forma, vai evitar encher em demasia o estômago e reduzir a probabilidade de refluxo;
  2. Excluir a ingestão de líquidos nas refeições. Os líquidos enchem e distendem o estômago. Ao não beber enquanto come, vai facilitar o fecho do esfíncter esofágico e, com isso, minimizar as hipóteses de refluxo;
  3. Evitar o consumo de alimentos com muita cafeína, já que esta exacerba as movimentações gástricas;
  4. Procurar não consumir comida muito condimentada já que pode provocar irritação e inflamação no estômago;
  5. Privilegiar o consumo de alimentos como iogurte natural, grãos integrais e frutas que melhoram a digestão e a flora intestinal;
  6. Evitar refeições até 3 horas antes de se deitar.

 

A gravidez é uma altura de grande felicidade para os pais. Mas é também uma fase de grandes alterações hormonais e físicas na grávida, que acarretam vários desafios. A pensar nas gestantes, preparámos um ebook com os principais “Cuidados a ter na Gravidez”. Faça já o download gratuito e prepare-se para nove meses intensos, mas repletos de alegrias.

 

Fazer download do ebook

 


 

Subscreva o blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.