Deixar de fumar é uma ação necessária para que possa preservar a sua saúde. Uma vez que libertam milhares de substâncias tóxicas, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, os cigarros acarretam diversas complicações para a saúde e prejudicam o seu bem-estar.

Aproveite para conhecer os riscos reais do tabaco para a sua vida e a dos que o rodeiam. Descubra ainda que medidas deverá adotar para eliminar este hábito.

 

Os riscos do tabagismo para a saúde

São inúmeros e de índole diversa os riscos que se encontram associados ao tabagismo.

  • A nível respiratório, fumar poderá originar doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), asma ou mesmo doenças de caráter oncológico. Isto para além da recorrente irritação na garganta, da tosse e das infeções provocadas pelo tabaco, tanto em fumadores ativos como passivos;
  • O consumo de tabaco poderá contribuir, a nível cardiovascular, para a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou para a insuficiência cardíaca;
  • Caso pondere ter filhos, saiba que o tabagismo provoca igualmente complicações na sua dimensão reprodutiva, aumentando os riscos de infertilidade. Já uma grávida fumadora aumenta consideravelmente o risco de o bebé contrair doenças de origem respiratória, podendo comprometer o peso adequado à nascença e aumentar as probabilidades de um parto prematuro;
  • Do ponto de vista social, é inegável que, caso fume, poderá comprometer a saúde das pessoas com quem convive e que a sua ação tenderá a ser replicada. Crianças e jovens têm tendência a imitar comportamentos que lhes são familiares.

 

O que fazer para conseguir deixar de fumar?

Existem diversas recomendações que deverá adotar para eliminar definitivamente da sua vida este hábito nocivo. Damos-lhe 7 dicas que o ajudarão a deixar de fumar:

1. Mantenha o foco

É fundamental interiorizar a necessidade de parar de fumar e fortalecer a crença no seu sucesso. Ao fazê-lo, evitará comportamentos desviantes que poderão adiar sucessivamente aquele que é o seu objetivo.

Se por alguma razão acabar por voltar a fumar um cigarro, não dramatize. Aproveite para analisar de forma ponderada os fatores que contribuíram para essa ação e retire ilações. Após uma reflexão, relembre que não deverá cometer o mesmo erro.

2. Partilhe a decisão de deixar de fumar

Se está verdadeiramente decidido a deixar de fumar, deve contá-lo aos seus familiares, aos amigos mais próximos e até aos colegas de trabalho. Além de receber apoio, tomará consciência de que a sua intenção de eliminar o hábito já foi manifestada, pelo que deverá cumpri-la.

3. Estabeleça um prazo

É recomendável que estabeleça um limite temporal para que deixe efetivamente de fumar. O período deverá, porém, ser realista e ter início o mais brevemente possível. Pode começar por reduzir o número de cigarros diários gradualmente até conseguir deixar de fumar totalmente.

4. Conheça bem o seu hábito

Enquanto fumador, deverá identificar os momentos em que fuma mais e compreender o porquê de estar a fazê-lo nessas alturas. Uma análise racional permitir-lhe-á igualmente traçar um plano com maior objetividade, incluindo reduções e momentos de privação tabágica.

5. Descomplique os sintomas da abstinência

Inicialmente, é possível que sinta um vazio durante o período de abstinência, preenchido sob a forma de inquietude e ansiedade. No entanto, estas manifestações irão desaparecer com o decorrer do tempo e poderão ser contrariadas com a prática de exercício físico, por exemplo.

6. Quebre antigas rotinas

Habitualmente, os fumadores têm alguns períodos fixos nos quais procuram satisfazer a necessidade de fumar. Porém, é altamente recomendável que substitua essas atividades rotineiras, bebendo bastante água ou mastigando uma pastilha elástica, por exemplo. Tente também manter-se afastado de locais onde fumar seja uma prática comum.

7. Contacte um especialista

O processo de deixar de fumar assume múltiplos contornos em diferentes fumadores e, nesse sentido, nem sempre é possível fazê-lo autonomamente. Assim, recorra a um especialista para que este possa avaliar as particularidades do seu caso e aconselhá-lo devidamente. Pode procurar ajuda junto do seu farmacêutico sobre produtos de apoio à cessação tabágica.

 

Pretende manter-se informado sobre outros temas relacionados com a sua saúde e bem-estar? Subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia para receber os mais recentes artigos no seu email.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.