Uma alimentação saudável tem uma influência determinante no seu bem-estar físico e psicológico. Seja em que altura do ano for, o que come tem um papel importante no modo como se sente, prevenindo vários problemas de saúde.

Mediante a época em que se está, a dieta varia, bem como as necessidades nutricionais do organismo. Seja no inverno ou no verão, o fundamental é assegurar uma alimentação saudável, ou seja, variada e nas proporções recomendadas.

Em cada altura do ano, os alimentos da época mudam. No entanto, é sempre possível realizar uma dieta variada e equilibrada. O segredo está em saber aproveitar os seus benefícios ao máximo, adotando uma boa rotina alimentar.

 

Alimentação saudável todo o ano, não apenas no verão!

É muito comum as pessoas preocuparem-se em comer melhor com o aproximar do verão. Desejosas de um corpo tonificado, adotam bons hábitos alimentares. Nessa altura, devido às altas temperaturas que se fazem sentir, é mais simples introduzir água, legumes e frutas nas quantidades corretas.

Contudo, após o calor, muitos destes hábitos saudáveis perdem-se. O inverno traz os excessos, especialmente na altura do Natal. As gorduras e os açucares são os alimentos mais comuns, tendo impactos negativos na saúde das pessoas.

Contrariar esta tendência é mais simples do que parece. Leia as nossas dicas e adote rotinas amigas da sua saúde. Os benefícios vão fazer-se sentir no seu bem-estar!

 

7 Conselhos para ter uma dieta equilibrada no inverno

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para um plano de alimentação saudável! Ressalvamos, contudo, que nada é melhor do que procurar a orientação de um nutricionista, que lhe dará um aconselhamento adequado às suas necessidades.

 

1. Coma fruta

Embora haja maior propensão para comer fruta no verão, não perca esse hábito nos meses mais frios. Uma alimentação saudável tem de conter obrigatoriamente estes alimentos. O aconselhável é ingerir entre 3 a 4 porções, de preferência, variadas. Aproveite as frutas da época, como a castanha, a romã, o diospiro, os citrinos ou o kiwi.

 

2. Não se esqueça dos vegetais

Além da fruta, o vegetais são muito importantes na composição de uma alimentação saudável. Devido à sua riqueza e variedade em nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), conferem ao organismo muitos benefícios.

Embora seja muito comum comer saladas no verão, no inverno não se esqueça delas. Aproveite as sopas para juntar vários tipos de verduras ou cozinhe legumes como acompanhamento dos seus pratos principais.

 

3. Preserve ao máximo os nutrientes

Saber cozinhar os alimentos é muito importante para preservar os nutrientes. No inverno são muito comuns as cozeduras de hortaliças e leguminosas. Para aproveitar os seus benefícios, opte por cozeduras com pouca água ou a vapor e evite ao máximo o uso de gorduras.

Os assados e os estuados podem também ser boas alternativas, mas opte pelo uso de ervas aromáticas em detrimento do sal.

 

4. Evite as gorduras

Para ter uma alimentação saudável, o ideal é manter-se longe das gorduras, sobretudo as saturadas. Estas estão presentes nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e lacticínios gordos (por exemplo, queijo e manteiga), entre outros.

Muitos destes alimentos são consumidos em maior quantidade precisamente no inverno. As carnes, a manteiga e os queijos gordos contêm esta substância bastante prejudicial à saúde, nomeadamente ao sistema cardiovascular.

 

5. Reduza o consumo de açúcar

Tem dificuldade em resistir aos doces típicos de inverno? No Natal, a mesa repleta de iguarias é uma tentação? Antes da primeira garfada, pense na sua saúde. Reserve os alimentos ricos em açúcar para ocasiões especiais e consuma-os moderadamente.

 

6. Beba água

Apesar de não sentirmos tanta sede no inverno, a água é muito importante para o nosso organismo. Deve continuar a consumi-la nas quantidades recomendadas, ou seja, 1,5 litros por dia. Aproveite os chás quentes para realizar uma boa hidratação.

 

7. Respeite os tempos entre refeições

No inverno, passando mais tempo em casa, as pessoas têm tendência a comer mais vezes ao longo do dia, não respeitando os intervalos entre refeições. O ideal é respeitar a frequência nunca inferior a 3 horas nem superior a 4 horas.

 

O inverno está à porta. Siga os nossos conselhos para adotar uma alimentação saudável e contribuir para o seu bem-estar. Quer ter acesso a mais conteúdos importantes para cuidar da sua saúde? Subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.