Numa época em que a forma física é muito valorizada, as pessoas estão cada vez mais alertadas para a importância de emagrecer de forma saudável. Para trás ficaram as dietas loucas e restritivas que, apesar dos rápidos efeitos, eram prejudiciais para a saúde de quem as cumpria à risca.

Com a democratização dos serviços de Nutrição, há uma maior perceção de que a perda de peso deve ser feita de forma gradual. Além disso, deve ser acompanhada por um compromisso para com a saúde. Nesse sentido, é necessária uma mudança de atitude, a começar pela alimentação.

Para fazer face ao excesso de peso, é necessário que haja um gasto de calorias superior à quantidade ingerida. Além de começar um plano alimentar adequado, deve também incluir na sua rotina a prática diária de atividade física.

 

A mudança de comportamento só depende de si

Antes de mais, emagrecer de forma saudável é algo que deve fazer por si e nunca pela pressão de alguém ou da sociedade que o rodeia. Só assim se conseguirá mentalizar e focar na mudança! Claro que pode contar com o apoio dos seus amigos e familiares.

Lembre-se de definir metas que sejam exequíveis para poder alcançar os resultados desejados sem desilusões nem desistências. Dessa forma, é importante:

  • Estar determinado;
  • Priorizar a alteração de hábitos;
  • Estabelecer um plano.

 

14 Dicas para ter uma alimentação saudável e equilibrada

Um dos segredos para conseguir emagrecer de forma saudável é fazer uma alimentação cuidada. De facto, comer melhor e de forma mais equilibrada é um grande passo para o sucesso da sua mudança. Existem várias dicas para o ajudar a encontrar o caminho certo:

  1. Aumentar a ingestão de alimentos com fibra, preferencialmente integrais. Nestes alimentos incluem-se pão, cereais, arroz e massa;
  2. Comer mais produtos hortícolas e fruta;
  3. Optar pela ingestão de carne de frango e peru ou peixe;
  4. Reduzir o consumo de gorduras prejudiciais (saturadas e hidrogenadas) e açúcares refinados;
  5. Na hora de cozinhar, trocar a fritura por opções mais saudáveis como assar, cozer ou grelhar;
  6. Trocar os refrigerantes pela água e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  7. Começar as refeições com uma sopa ou salada;
  8. Reduzir as quantidades ingeridas nas refeições principais e comer mais vezes ao longo do dia;
  9. Nunca saltar o pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia;
  10. Comer na mesa. Evitar a todo o custo comer enquanto está ao telefone, a ver televisão ou até a conduzir;
  11. Comer lentamente, de forma a mastigar e saborear bem os alimentos;
  12. Não se deixar levar pelas emoções na hora de comer;
  13. Ler os rótulos das embalagens para conhecer os alimentos que está a ingerir;
  14. Evitar ir às compras com fome, de forma a fugir de escolhas pouco saudáveis.

 

Treinar diariamente ajuda-o a emagrecer de forma saudável

Nem todos gostamos de praticar desporto, mas é importante incluir pelo menos 30 minutos de exercício diário na sua rotina. A atividade física não se resume ao ginásio, pelo que pode utilizar algumas soluções alternativas. Por exemplo, começar por deixar de lado o elevador e subir pelas escadas.

As caminhadas durante o dia são também uma excelente opção para quem deseja emagrecer de forma saudável. Inclua na sua rotina andar um pouco a pé todos os dias. Deixe, por exemplo, o carro estacionado a um quarteirão do seu emprego ou saia do autocarro numa paragem anterior à sua. Também pode aproveitar para fazer uma caminhada à hora de almoço ou até depois do jantar.

Para quem prefere fazer desporto em casa existem, hoje em dia, várias soluções em termos de equipamentos. Os halteres, os kettlebells, uma simples corda de saltar ou uma bicicleta estática são exemplos de soluções para quem prefere fazer exercício em frente à televisão.

 

Não existem atalhos, nem milagres!

Nem sempre emagrecer de forma saudável é fácil. Muitas vezes, desejamos acelerar o processo. E é precisamente nesse momento que podem surgir alguns erros crassos.

Desde logo, não devemos seguir o caminho das dietas que prometem resultados quase instantâneos. Por norma, estas são nutritivamente desequilibradas e podem provocar problemas de saúde. Além disso, não são conhecidas por terem resultados duradouros. O peso que perder rapidamente provavelmente será recuperado na íntegra.

Outro dos comportamentos habituais de quem quer perder peso rapidamente é saltar refeições. Hoje em dia, os nutricionistas recomendam fazer pelo menos 6 refeições diárias para ir ingerindo calorias ao longo do dia. Isto evita que se cometam os típicos excessos de quem passa muitas horas sem comer. Nesses momentos de apetite devorador, a gula sobrepõe-se à fome.

Por fim, ao eliminar os alimentos com excesso de gordura da sua alimentação, é preciso ter atenção a essa troca. De facto, não é por dizer na embalagem que não tem gordura que um produto é menos calórico do que outro com gordura. É importante que comece a conhecer os alimentos que ingere para não pôr em causa o seu projeto de emagrecer de forma saudável.

 

Os suplementos podem ajudar

Existem alguns suplementos alimentares que podem ajudá-lo na missão de emagrecer de forma saudável. Contudo, este tipo de produtos só deve ser consumido quando recomendado por um especialista em Nutrição. Tenha sempre em mente que qualquer processo para emagrecer de forma saudável deve ter por base um bom plano alimentar.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.