A celulite é uma realidade para a maioria das mulheres, independentemente da idade, altura, peso ou formato de corpo. Também conhecida como pele “casca de laranja”, é motivo de constante preocupação por parte do sexo feminino.

Com o aproximar das estações mais quentes, chegam também as inquietações relativas à estética e ao corpo. A verdade é que a celulite afeta a autoestima de muitas mulheres, acabando por interferir no seu dia-a-dia. Mexe com pormenores triviais como a escolha do vestuário, mas também afeta questões mais sérias como a intimidade.

De forma a dar resposta a esta preocupação, criamos um guia. Aqui, vai encontrar tudo o que precisa de saber para reduzir a presença da pele “casca de laranja” no seu corpo. Tal é possível através da mudança de hábitos e do uso de produtos para o efeito.

 

O que é a celulite e porque incide mais sobre as mulheres?

Trata-se de pequenos nódulos de gordura, alojados debaixo da pele e que se verificam essencialmente nas coxas, ancas, nádegas e pernas. Afeta mais o sexo feminino, uma vez que apresenta, geralmente, maior índice de gordura corporal.

Nas mulheres, as células adiposas (responsáveis pelo armazenamento de gordura) estão organizadas de forma diferente das dos homens. Além disso, alterações hormonais femininas, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, podem potenciar uma maior formação de celulite.

 

8 Dicas para combater a celulite

  1. Fazer uma alimentação cuidada. Não é segredo para ninguém que uma dieta equilibrada é uma das chaves para um estilo de vida saudável. Assim, deve dar-se preferência aos legumes (por exemplo, os brócolos) e às frutas. Além disso, são recomendadas as proteínas magras (carne de aves ou peixe) e hidratos de carbono de libertação lenta (integrais). Evitar ao máximo alimentos com alto teor de açúcares, sal e gorduras saturadas é igualmente importante;
  2. Praticar exercício. A atividade física é outro dos segredos para um bem-estar físico e psicológico. De facto, contribui não só para queimar calorias como para aliviar o stress;
  3. Aumentar a ingestão de água. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos. A água surge, assim, como o melhor drenante. A sua ingestão proporciona a libertação de toxinas do corpo, através da urina e do suor, e ajuda à circulação sanguínea. Beber 1,5 litros de água por dia é, por isso, essencial;
  4. Não fumar e evitar bebidas alcoólicas;
  5. Não permanecer muito tempo em pé ou sentado;
  6. Evitar roupas justas. O vestuário apertado dificulta a circulação sanguínea, dando origem ao aparecimento de nódulos de gordura, os responsáveis pela celulite;
  7. Aplicar cremes, séruns, géis e óleos desenvolvidos especificamente para o efeito;
  8. Utilizar técnicas anti-celulite, como por exemplo massagens manuais e outras abordagens (laser, endermologia e tecnologia de ondas acústicas).

 

Mitos associados à celulite

Quase todos sabemos o que é celulite. Porém, ainda existem alguns mitos associados a esta questão. Apesar de afetar mais mulheres, é errado dizer que os homens não têm a chamada pele “casca de laranja” Na verdade, estima-se que 10% do sexo masculino sofra deste mal.

Além disso, ainda há quem ache que a celulite está associada ao excesso de peso. Contudo, tanto as pessoas com peso a mais como aquelas que têm um peso adequado podem sofrer deste problema.

É importante percebermos que existe uma predisposição natural do organismo para desenvolver celulite. Efetivamente, a genética, a idade, o metabolismo e as hormonas são fatores determinantes para o aparecimento destes nódulos de gordura.

Por isso, por muito que nos custe, é impossível erradicar totalmente a pele “casca de laranja”. No entanto, é possível combatê-la e reduzi-la, usando os produtos certos e adotando um estilo de vida saudável.

 

Na Farmácia Nova da Maia, preocupamo-nos consigo. Com o aproximar do calor, sabemos que aumentam as inquietações relacionados com o corpo. Se está à procura de um anticelulítico, visite a nossa loja online, que dispõe de uma secção especializada para o efeito.

 

Visitar Loja Online

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.