Ninguém consegue preparar-se a 100% para saber como lidar com o luto sem sofrimento. Gerir a dor de uma perda pode ser muito difícil, envolvendo questões emocionais, psicológicas e físicas. Aprender como lidar com o luto é um processo complexo, que varia de pessoa para pessoa.

Não existindo uma fórmula secreta, nem mesmo um tempo determinado, há estratégias que pode adotar para evitar entrar numa espiral negativa. Neste artigo, deixamos algumas dicas para que saiba como lidar com o luto de uma forma mais leve.

 

Quais são os tipos de luto?

Para saber como lidar com o luto, é importante estudar este processo e conhecer os principais tipos de luto:

  • Luto natural: É o luto que resulta da perda de alguém próximo.
  • Luto antecipado: Este processo pode ter início antes da morte de um ente querido quando, por exemplo, essa pessoa fica bastante debilitada devido à idade ou a uma doença terminal.
  • Luto prolongado: Quando ocorre uma dificuldade prolongada na adaptação e reestruturação da vida depois da perda de alguém, falamos em luto prolongado.

 

Como lidar com o luto? 6 Estratégias que podem ajudar a superar uma perda

 

1. Não ignore os seus sentimentos

Viver o luto é essencial para ultrapassar esta fase. Por isso, é importante que se permita desabafar e chorar.

Tentar conter as suas emoções pode mesmo prolongar este período. Após a perda de alguém, é natural ter sentimentos de medo, tristeza, culpa, raiva, insegurança, entre outros. Desta forma, permita-se sentir aquilo que estiver a sentir.

 

2. Evite isolar-se

Saber como lidar com o luto implica vivê-lo com outras pessoas. Uma das tendências durante este período pode ser afastar-se do seu grupo de amigos, família e da vida em sociedade de um modo geral.

No entanto, isso não é aconselhado porque pode prejudicar a sua saúde mental, levando a problemas psicológicos, como o luto prolongado e a depressão. Os momentos solitários são necessários para assimilar a perda, mas deve fazer um esforço para manter próximas as pessoas que fazem parte da sua rede de apoio.

 

3. Viva o seu tempo de luto

É importante perceber que o luto não tem uma duração definida. Cada pessoa leva o seu tempo a viver o luto, podendo tratar-se de semanas, meses ou anos.

Assim, é importante que não se cobre pelo tempo que leva a superar os sentimentos de perda e de tristeza. O luto deve ser vivido no seu tempo e deve evitar apressá-lo.

 

4. Aos poucos, prepare-se para voltar à rotina

Quando passar as etapas iniciais do luto, que envolvem a negação e a raiva, procure retomar, aos poucos, algumas atividades da sua rotina.

Afaste eventuais sentimentos de culpa por voltar a “viver normalmente” e siga no trajeto de ultrapassar o período do luto.

 

5. Cuide da sua saúde física, mental e espiritual

Uma vez que pode haver um certo cansaço mental durante o processo de luto, deve dar atenção ao autocuidado.

A perda de alguém tem sempre um impacto negativo nos hábitos de sono e alimentação, interferindo na saúde física, mental e emocional. Assim, deve procurar recuperar a sensação de bem-estar, em diferentes atividades que lhe façam bem.

 

6. Procure ajuda de um profissional de Psicologia

Para algumas pessoas, recorrer ao apoio psicológico é essencial para aprenderem como lidar com o luto de um modo equilibrado.

O acompanhamento de um psicólogo vai ajudar a colocar a sua vida em perspetiva e dar-lhe as ferramentas necessárias para ultrapassar este processo. Pode procurar esta ajuda logo numa fase inicial ou se sentir que o luto está a interferir na sua vida por demasiado tempo. Superar o luto é um processo complexo que exige tempo, esforço e apoio.

 

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.