A higiene do sono é a melhor forma para prevenir problemas de insónias ou dificuldade em dormir. Sabia que em Portugal cerca de 30% da população acima dos 18 anos tem problemas de sono pelo menos 3 vezes por semana? É verdade, e o caso piora nos mais velhos, com 50% dos maiores de 65 anos a terem dificuldades idênticas.

O sono tem implicações diretas na saúde e qualidade de vida, pelo que não deve ser subestimado. No entanto, existem alguns cuidados que podem ajudar a conseguir um sono de maior qualidade.

 

 1. Crie uma rotina de sono

Para que possa ter uma boa higiene do sono é importante que estabeleça na sua vida uma rotina. Deve sempre garantir as horas necessárias de descanso e deitar-se e levantar-se nos mesmos horários.

 

 2. Evite sestas durante o dia

Para quem habitualmente já tem distúrbios de sono é pouco recomendável fazer sestas ao longo do dia. Períodos de sono acima de 30 minutos, por exemplo a seguir ao almoço, podem gerar problemas para adormecer à noite. As horas de sono devem ser reservadas para a noite, de forma a garantir que aumenta as probabilidades de adormecer facilmente.

 

 3. Vá para a cama no momento certo

Muitas pessoas, já imaginando que vão demorar muito tempo a adormecer, acabam por cometer um erro: vão demasiado cedo para a cama. Uma boa higiene do sono exige que não vá tentar dormir sem que sinta sono.

É preferível ficar na sala a ver televisão, a ler um livro, a ouvir música suave, ou outra atividade relaxante antes de decidir recolher ao “vale dos lençóis”. Espere sempre que o sono chegue.

 

 4. O sítio onde dorme faz toda a diferença

Não há nada mais importante para uma boa noite de sono do que o local onde dormimos: a cama. Além de um colchão de qualidade, adaptado às suas preferências, também deve escolher uma boa almofada. O toque final vem dos lençóis, para dar um toque adicional de conforto. Deve preparar a sua cama como um verdadeiro santuário do sono, para que se sinta confortável e possa relaxar assim que entrar nela.

 

 5. Evite o telemóvel, a televisão e a leitura na cama

Este é outro dos problemas de que muitas pessoas não se apercebem mas que entra em conflito com os hábitos de sono saudáveis. Quando vai para a cama deve ser para ir dormir. Hábitos como ver televisão, ler ou mexer no telemóvel na cama vão fazer com que o seu cérebro se mantenha ativo e não relaxe devidamente. Esta situação vai acabar por perturbar a hora de adormecer.

 

 6. Faça uma refeição leve ao jantar

À noite existe uma desaceleração do metabolismo, pelo que o nosso corpo tem mais dificuldade na digestão de alimentos. Por conseguinte, se fizer uma refeição mais pesada ao jantar é normal que o seu sistema digestivo demore mais tempo a processá-la.

Tudo isto vai ter influência na sua higiene do sono. Prolongar a atividade do estômago pode provocar mal-estar e muitas pessoas acabam por ter problemas em adormecer e descansar devidamente por essa razão.

 

 7. Evite a cafeína à noite

Este é, certamente, um dos truques mais conhecidos para garantir uma boa higiene do sono. Evitar qualquer tipo de bebida ou outros produtos com cafeína é uma obrigação, principalmente para quem sofre de insónias.

Café, refrigerantes ou o próprio chocolate é algo que deve evitar à noite. A cafeína presente nos mesmos é um estimulante que vai interferir na indução do sono por parte do sistema nervoso central.

 

 8. Não fume

Fumar tem igualmente um impacto negativo sobre a qualidade do sono. Desde logo devido à nicotina, que funciona como uma substância estimulante para o cérebro, mantendo-o ativo. Além disso, pessoas viciadas em tabaco acabam por sofrer de crises de abstinência durante o sono, provocando o despertar antecipado. Em último caso podem mesmo resultar em graves situações de insónia, prejudicando em larga escala a higiene do sono.

 

 9. Evite beber líquidos em demasia

Outro dos truques para garantir boas noites de sono é evitar a ingestão de muitos líquidos nas horas antes de ir dormir. Esse excesso pode fazer com que acorde diversas vezes durante a noite para ir ao quarto de banho. Dessa forma, a higiene do sono vai acabar por ser prejudicada.

 

 10. Não fique na cama se não conseguir adormecer

Insistir em ficar na cama quando está a ter dificuldades em adormecer não é algo positivo para a sua higiene do sono. Tentar forçar a chegada do sono pode apenas piorar as coisas.

Nestas situações é preferível sair da cama e ir ver um pouco de televisão ou ler. Volte para a cama apenas quando sentir vontade de dormir.

 

E quando a higiene de sono não resulta?

Mesmo com uma boa higiene do sono é possível que as insónias possam persistir. Existem atualmente no mercado produtos que podem ajudar. Contudo, estes nunca devem ser tomados sem a prévia indicação de um médico.

 

Uma boa noite de sono é a base para um dia a dia com mais energia, portanto, queremos que durma bem, mas não só. A Farmácia Nova da Maia está sempre preocupada com a sua saúde e bem-estar. Por isso, preparamos conteúdos para que esteja sempre informado e bem aconselhado. Para receber os nossos artigos diretamente no seu email, só precisa de fazer a subscrição do nosso blog.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.