O uso de óleos essenciais tem-se generalizado ao longo dos anos. Quer seja através das massagens, dos vaporizadores ou da aplicação direta, muitos portugueses já não vivem sem eles. São considerados por muitos como importantes agentes auxiliares na promoção da saúde e bem-estar e é por isso que nos propomos a explorá-los neste artigo.

 

O que são óleos essenciais?

Obtidos geralmente através do método de destilação, os óleos essenciais são líquidos extraídos de plantas. Recebem a denominação “essencial” pelo facto de conterem em si a fragrância (ou essência) da respetiva planta.

Podendo também ser extraídos através de métodos de compressão, extração por solvente ou resinagem, a sua aplicação é muito diversificada. Desde logo, os óleos essenciais podem estar presentes no processo de fabrico de perfumes, produtos cosméticos, incensos e produtos de limpeza, bem como na indústria farmacêutica.

 

Um aliado para a sua saúde e bem-estar

Os óleos essenciais ajudam a restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional através do recurso à aromaterapia.

As suas propriedades medicinais conferem-lhes diversas aplicações. Podem, por exemplo, mitigar dores, estimular o cérebro e impulsionar as forças. Apoiar o processo digestivo e promover a vontade de comer são resultados que podem ser alcançados com a sua utilização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso de plantas aromáticas e medicinais faz parte das práticas de 80% da população mundial. O uso dos óleos essenciais na aromaterapia integra estas práticas medicinais alternativas reconhecidas por aquela instituição.

 

Aromaterapia: Aplicações dos óleos essenciais

Com recurso aos óleos essenciais, a aromaterapia consegue, através dos seus aromas e de outras partículas libertadas, estimular o nosso cérebro. A sua aplicação é feita mediante várias técnicas para que estes entrem no fluxo sanguíneo.

  • Massagem: Esta técnica promove a absorção dos óleos através da sua aplicação diretamente na pele. O objetivo principal é o relaxamento muscular e a libertação de toxinas.
  • Banho aromático: Consiste em tomar um banho de imersão com óleos. Ajuda no alívio das dores nos músculos, situações de depressão ou acumulação de tensão. Problemas cutâneos, respiratórios e de sono também podem ser melhorados com a sua utilização.
  • Inalação: Com o apoio de difusores e purificadores, esta técnica permite a difusão de óleos essenciais através do ar. Estes acabam por ser inalados, provocando efeitos positivos no corpo e na mente.
  • Escalda-pés: Trata-se de uma técnica que consiste na imersão dos pés num recipiente com água quente e óleos. Promover o alívio do cansaço, dores musculares, cefaleias e enxaquecas, dificuldades circulatórias, ansiedade e stress são alguns dos seus benefícios.
  • Gargarejo: Utilizando uma solução com óleos essenciais, esta técnica é principalmente usada para resolver problemas de inflamação da garganta.

 

Há óleos essenciais para todos os gostos!

Alguns são mais conhecidos que outros, mas a verdade é que existem múltiplas opções para ajudar a promover o bem-estar ou a melhorar a sua saúde.

Entre os mais conhecidos estão os óleos essenciais de árvore do chá, lavanda, calêndula, camomila, hortelã-pimenta ou olíbano (Frankincense). Ao alecrim, canela, jasmim, limão e eucalipto também são reconhecidas propriedades para uso medicinal através de óleos.

 

7 Cuidados a ter no uso dos óleos essenciais

Apesar dos benefícios para o bem-estar, também é preciso ter alguns cuidados ao usar estes óleos. Aliás, desde logo é importante que seja acompanhado por um especialista para evitar colocar a sua saúde em risco.

  1. A sua aplicação nunca deve ser feita em estado puro, com risco de gerar graves reações cutâneas ou alérgicas.
  2. Quando utiliza óleos essenciais, especialmente de origem cítrica, deve evitar apanhar sol.
  3. Utilize sempre produtos de marcas confiáveis.
  4. Para os animais, este tipo de óleos são tóxicos, particularmente nos gatos.
  5. Uma mistura com um óleo neutro é essencial para que possam ser aplicados na pele.
  6. O seu uso por parte de grávidas e epiléticos não é recomendado.
  7. São inflamáveis, portanto mantenha-os afastados de fontes de calor ou do fogo.

 

Na Farmácia Nova da Maia preocupamo-nos com o seu bem-estar e a sua saúde. Através do nosso blog procuramos sempre oferecer-lhe conteúdo útil e relevante, para que tenha acesso à melhor informação. Subscreva-o para que possa receber os novos artigos no seu email.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.