Procura formas de reduzir a ansiedade provocada pela pandemia? Da meditação aos convívios online, são várias as técnicas para lidar com este sentimento e afastar o stress.

Acima de tudo, é importante saber que é perfeitamente normal sentir-se ansioso, triste ou preocupado. Afinal, a COVID-19 veio abalar de tal forma as nossas rotinas que nos obrigou a adaptar a uma nova realidade.

No entanto, não negue o que está a sentir! Siga dicas simples, mas úteis para manter a saúde mental em forma, especialmente nos dias de maior incerteza.

 

Saiba como reduzir a ansiedade durante a pandemia

1. Comece por aceitar a ansiedade

Sentir ansiedade perante o cenário de pandemia é normal, pelo que não deve sentir culpa ou vergonha. Não tenha receio de partilhar os seus sentimentos com um amigo ou familiar. Verá que não está sozinho e que há mais pessoas a experienciar o mesmo.

 

2. Veja a situação como algo passageiro

A pandemia não vai durar para sempre. É importante manter uma atitude positiva perante uma situação que é temporária. Informe-se através de canais oficiais e não vá em notícias alarmistas. Igualmente importante: faça planos para o futuro!

 

3. Mantenha o contacto com familiares e amigos

Quer seja através do telemóvel ou de plataformas digitais, como o Zoom, é importante que mantenha o contacto com aqueles de quem mais gosta. Organize jantares ou jogos online com família e amigos. Continue a divertir-se, mesmo à distância.

 

4. Faça exercício físico

Não é segredo para ninguém que praticar exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. As endorfinas libertadas durante os treinos ajudam a aumentar a sensação de bem-estar. Online existem aulas para todos os gostos.

 

5. Mantenha as suas rotinas

Se está em teletrabalho é fundamental manter rotinas. Acordar e deitar à mesma hora, cumprir o horário das refeições e não trabalhar fora do expediente. Os momentos de lazer e relaxamento também não devem ser esquecidos.

 

6. Recorra ao mindfulness ou meditação

Está comprovado que práticas como a meditação e mindfulness mudam o nosso cérebro. A transformação é tal que ficamos menos propensos à ansiedade e depressão. Crie em casa um espaço onde possa praticar pelo menos 10 minutos diários de atenção plena.

 

7. Desenvolva um novo hobby

Lembra-se daquele hobby que está sempre a adiar por falta de tempo? Fazer o que nos dá prazer ajuda a reduzir a ansiedade! Seja culinária, bricolage ou jardinagem, há um infinito número de atividades a que se pode dedicar durante a pandemia.

 

8. Peça ajuda a um psicólogo

Se sozinho não consegue reduzir a ansiedade, deve pedir ajuda a um profissional. A linha SNS 24 disponibiliza um serviço gratuito de aconselhamento psicológico através do 808 24 24 24. A Ordem dos Psicólogos também lançou uma “Caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica” durante a pandemia.

 

Além de dicas úteis, na Farmácia Nova da Maia encontra resposta às suas dúvidas sobre a vacina contra a COVID-19. Subscreva o blog e mantenha-se informado sobre o tema.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.