Os acidentes envolvendo crianças são frequentes e, na maioria das vezes, estão relacionados com as particularidades da infância. Ter conhecimentos básicos de primeiros socorros pediátricos pode fazer toda a diferença para prestar assistência em certas situações.

 

Acidentes com crianças: O que dizem as estatísticas nacionais?

Em Portugal, de acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), os acidentes representam uma das principais causas de morte e hospitalização de crianças.

No período de 2016 a 2020, os acidentes de transporte terrestre (59,7%), afogamento (11,7%) e sufocação/asfixia/estrangulamento (8,9%) foram as três principais situações que resultaram em óbito infantil.

Contudo, ao longo dos últimos 20 anos, observou-se uma redução significativa nas mortes e internamentos hospitalares devido a acidentes. A prevenção e a aplicação de primeiros socorros pediátricos têm contribuído para essa tendência.

 

Administrar primeiros socorros pediátricos em 7 tipos de acidentes

A infância é uma fase do desenvolvimento com características próprias, requerendo, por isso, uma abordagem diferenciada. Em qualquer acidente, a forma como a criança enfrenta a situação difere da de um adulto, sendo esta uma premissa essencial dos primeiros socorros na infância.

Listamos algumas dicas para aplicar eficazmente os primeiros socorros pediátricos em 7 situações concretas:

 

1. Como agir perante um traumatismo na cabeça

Se uma criança sofrer uma queda com impacto na cabeça, é crucial estar atento aos sinais que podem implicar a aplicação de primeiros socorros pediátricos. Procure ajuda médica se verificar:

  • Sangramento pela boca ou nariz;
  • Perda de consciência;
  • Confusão ou sonolência;
  • Vómitos persistentes;
  • Diferença de dilatação entre ambas as pupilas.

Nestes casos, não ofereça alimentos ou bebidas, transmita calma à criança, mantenha-a aquecida e contacte a linha SNS 24 ou leve-a para o hospital.

 

2. Como agir perante uma entorse

Quando acontece uma entorse, a dor é localizada e acompanhada por um inchaço gradual, limitando a mobilidade do membro.

Nestes casos, deve-se imobilizar e elevar o membro afetado, aplicar gelo ou água fria e procurar assistência médica.

 

3. Como agir perante uma fratura

Se, após um acidente, verificar uma dor localizada com inchaço repentino, pode estar na presença de uma fratura óssea. Nos casos mais graves, pode ocorrer alguma deformidade ou um rompimento da pele. Deve procurar ajuda médica e, nos casos mais graves, ligar para o 112.

Como primeiros socorros pediátricos, deve:

  • Imobilizar a criança e mantê-la calma;
  • Evitar a manipulação em situações graves (com deformidade ou rompimento da pele).

 

4. Como agir perante uma luxação

A pronação dolorosa (ou luxação) do cotovelo é comum em crianças pequenas e caracteriza-se por dor intensa no local, com possível deformidade. Perante esta situação, deve imobilizar imediatamente o braço da criança, sem tentar colocá-lo no sítio, e procurar ajuda médica urgente.

 

5. Como agir perante uma situação de engasgamento

O engasgamento em crianças, especialmente até aos 5 anos, é comum, podendo ocorrer com objetos estranhos ou alimentos. Em tais casos, uma ação rápida e precisa é crucial.

Diante de uma situação de engasgamento, como primeiros socorros pediátricos, deve agir por fases:

  • Encoraje a criança a tossir, pois isso pode ser suficiente para expelir o corpo estranho.
  • Caso a tosse não seja eficaz, posicione a criança de barriga para baixo, sobre a sua coxa, com a cabeça abaixo do nível do corpo. Em crianças com menos de 1 ano, dê 5 pancadas entre as omoplatas. Em crianças mais velhas, posicione-se por trás, passe um braço por baixo da axila, segurando firmemente o tórax, e aplique 5 pancadas entre as omoplatas.
  • Se, ainda assim, o objeto não for expelido, ou se a criança ficar inconsciente durante o processo, contacte imediatamente o 112 e inicie o suporte básico de vida.

 

6. Como agir perante uma intoxicação

Produtos químicos, como medicamentos e detergentes, frequentemente são responsáveis por intoxicações em crianças.

Se suspeitar que o seu filho ingeriu alguma substância perigosa, entre em contato com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV – 800 250 250), forneça o máximo de informações sobre a substância em causa e siga as orientações fornecidas.

 

7. Como agir perante queimaduras

As queimaduras são comuns em crianças, exigindo primeiros socorros pediátricos. Uma queimadura pode originar três tipos de lesões, pelo que é importante avaliar bem o estado da pele:

  • Queimaduras de 1º grau: Superficiais, causando apenas vermelhidão e alguma dor;
  • Queimaduras de 2º grau: Mais profundas, formando bolhas e com dor mais intensa;
  • Queimaduras de 3º grau: São extremamente graves, afetando todas as camadas da pele.

 

Assim, em caso de queimaduras, deve atuar consoante o nível de gravidade da lesão:

  • Em queimaduras de 1º e 2º grau, arrefeça a área com água fria corrente ou compressas esterilizadas molhadas;
  • Em queimaduras de 2º e 3º grau deve procurar ajuda médica urgente;
  • Nunca rompa as bolhas formadas;
  • Administre analgésicos conforme as recomendações médicas;
  • Evite aplicar remédios caseiros, pois podem piorar as lesões.

 

 

Conhecer e seguir estas orientações de primeiros socorros pediátricos permite aos pais estarem mais preparados para agir em situações de acidente. Na dúvida, procure sempre ajuda de um profissional de saúde. Para mais dicas sobre estes temas, subscreva o nosso blog, onde pode ler mais artigos sobre cuidados infantis.

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.