O inverno é o período do ano em que as doenças respiratórias mais se disseminam, podendo levar as pessoas às urgências. Estas situações podem ser causadas por diversos fatores, nomeadamente, vírus, bactérias, fungos e alérgenos, entre outros.

No caso das doenças respiratórias, as causas mais comuns são os diferentes tipos de vírus que se difundem mais durante o inverno. Nesta estação, existem condições que facilitam a propagação dos vírus, tais como:

  • Ambientes fechados – Devido ao frio, as pessoas tendem a estar mais tempo em espaços fechados, o que facilita a propagação dos vírus;
  • Maior atividade viral – Certos vírus, como o sincicial ou o da gripe sazonal, são mais estáveis em baixas temperaturas e baixa humidade, o que facilita a sua proliferação;
  • Imunidade enfraquecida – No inverno, as pessoas estão menos ativas e apanham menos sol, o que reduz as defesas do organismo, deixando-o mais vulnerável a doenças respiratórias.

 

Quais são as doenças respiratórias mais comuns no inverno?

As infeções respiratórias constituem uma resposta do organismo a um agente patogénico invasor.

O sistema respiratório é composto pelas vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e inferiores (traqueia, brônquios e pulmões). Todas estas estruturas podem ser afetadas por diferentes tipos de doenças respiratórias:

 

1. Constipação

É uma infeção respiratória das vias superiores, causada por diferentes vírus, como o rinovírus ou o adenovírus.

Os sintomas de constipação geralmente incluem congestão nasal, dor ou irritação na garganta, espirros, tosse e, ocasionalmente, febre ligeira. O tratamento envolve medicamentos anti-histamínicos, descongestionantes nasais, antipiréticos e analgésicos.

 

2. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios perinasais, que tanto pode ser aguda como crónica.

Os sintomas de sinusite incluem dor facial, congestão nasal, dor de cabeça, tosse e muco espesso. O tratamento pode passar por uma lavagem nasal e pelo uso de descongestionantes nasais, analgésicos e, em alguns casos, antibióticos.

 

3. Gripe sazonal

A gripe sazonal é provocada por dois vírus: influenza A e B. O primeiro é responsável pela gripe A e o segundo pela gripe comum, sendo ambos responsáveis por estas epidemias sazonais de inverno.

Os sintomas são variáveis, podendo incluir congestão nasal, tosse, febre, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo, diarreia e vómitos.

O tratamento é semelhante ao da constipação, com repouso e reforço da hidratação e medicação anti-histamínica, descongestionantes nasais, analgésicos e antipiréticos.

 

4. COVID-19

A COVID-19 é outra doença respiratória com alta incidência no inverno. Causada pelo vírus SARS-CoV-2, ela origina sintomas semelhantes aos da gripe, embora possa levar a situações mais graves, que exigem cuidados médicos ou hospitalização.

O tratamento para os casos mais leves de COVID-19 envolve repouso, hidratação e medicamentos antipiréticos.

 

5. Bronquite

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, podendo ser de origem viral ou bacteriana. A acumulação de muco nas vias aéreas inferiores causa tosse produtiva, falta de ar e chieira no peito.

Os casos de bronquite podem ser agudos ou crónicos, com risco de evolução para pneumonia durante as fases agudas. O tratamento visa controlar os sintomas, com uso de antibióticos em casos bacterianos.

 

6. Pneumonia

A pneumonia é uma doença respiratória nos pulmões, causada por vírus, bactérias ou fungos. Em casos graves, pode representar risco para o indivíduo, com sintomas como febre, tosse com muco ou sangue, falta de ar, dor no peito e fadiga extrema.

O tratamento da pneumonia depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas, envolvendo o uso de analgésicos e antibióticos para pneumonia bacteriana ou medicamentos antivirais para casos provocados por vírus. As situações graves requerem hospitalização.

 

Dicas para prevenir as doenças respiratórias no inverno

A prevenção é fundamental para evitar as doenças respiratórias, especialmente as virais. Para ajudar na proteção durante o inverno, recomendam-se algumas medidas:

 

  • Vacinação: Uma das formas mais eficazes de prevenir infeções respiratórias, incluindo a gripe sazonal, pneumonia e covid-19, é a vacinação, especialmente para os grupos de risco.
  • Estilo de vida saudável: Fazer uma alimentação equilibrada e exercício físico são cuidados essenciais para fortalecer o sistema imunitário. Alguns suplementos vitamínicos também podem ajudar a reforçar a imunidade.
  • Etiqueta respiratória: Cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar, usando máscara ou lenços descartáveis, ajuda a evitar a propagação das gotículas.
  • Higiene frequente das mãos: As mãos são um veículo para a propagação dos vírus. Portanto, evite tocar na boca, nariz e olhos e higienize as mãos com frequência.
  • Evitar aglomerações: Grandes aglomerações de pessoas em espaços fechados favorecem a propagação de vírus causadores de doenças respiratórias.

 

Em caso de doença respiratória, evite a automedicação, especialmente com antibióticos. Procure sempre orientação profissional e siga as instruções do seu médico ou farmacêutico.

Se tem uma receita e pretende encomendar os seus medicamentos, envie-a para a Farmácia Nova da Maia, preenchendo o formulário. Simplifique a sua vida e receba a medicação no conforto do seu lar!

 

 

Quero encomendar medicação receitada

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.