A chegada da vacina contra a COVID-19 é uma luz ao fundo do túnel para todo o mundo. Muitas dúvidas têm assolado as pessoas quanto à eficácia e riscos associados. Por isso mesmo, decidimos esclarecer algumas das questões mais importantes.

Uma coisa é certa: 2021 promete ser um ano mais positivo do que 2020. Até se sentirem os efeitos dos avanços científicos mais recentes, cabe a cada um informar-se, seguir as orientações das autoridades de saúde e proteger-se a si e aos que o rodeiam.

 

A vacina contra a COVID-19 é segura?

As vacinas que chegam ao nosso país são previamente aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento. Isto garante um escrutínio dos seus procedimentos de testagem, especificidades, segurança e eficácia.

Muitas pessoas poderão questionar como é que as farmacêuticas conseguiram desenvolver uma vacina contra a COVID-19 tão rapidamente. A resposta é simples: apesar de estarmos perante uma doença nova, os coronavírus já são conhecidos e muito estudados. Além disso, existiu uma partilha de conhecimento entre centros de investigação a nível mundial nunca antes vista. Tudo isto permitiu encurtar o tempo de estudo e de sintetização da vacina.

É importante ressaltar que as vacinas não chegaram ao mercado sem passarem por um grande escrutínio. As primeiras a ser administradas na Europa foram alvo de ensaios clínicos que incluíram mais de 30.000 voluntários. Desta forma, pode sentir-se seguro na hora de ser vacinado!

 

A tecnologia mRNA é segura?

Pela primeira vez na história da ciência mundial, foi criada uma vacina baseada numa tecnologia chamada RNA mensageiro. Trata-se de uma técnica que manipula geneticamente o vírus, mas nem por isso deixa de ser segura. Cientistas espalhados pelo mundo têm-na estudado ao longo da última década e meia.

Através de material genético manipulado, esta técnica transmite artificialmente às nossas células novas funções. Desta forma, estas passamos a ser capazes de produzir anticorpos contra o SARS-CoV-2.

 

A vacina pode provocar reações adversas?

Outra preocupação muito comum na população em geral prende-se com a possibilidade de a vacina contra a COVID-19 provocar reações adversas. Em qualquer medicação existe essa possibilidade. O mesmo acontece com as vacinas. Porém, os efeitos reportados em relação às vacinas contra a COVID-19 já aprovadas não têm gravidade.

As reações mais comuns depois de qualquer vacinação são:

  • Ligeiro aumento da temperatura corporal;
  • Dor localizada;
  • Vermelhidão no local da injeção.

Estes são, aliás, sinais de que o nosso corpo está a reagir à vacina e de que o sistema imunitário está a construir novas defesas. Desta forma, estaremos prontos para enfrentar a doença. Caso surjam outros sintomas, deve contactar um profissional de saúde.

É importante referir que os problemas de saúde graves que surgiram em pessoas envolvidas nos ensaios clínicos das vacinas contra a COVID-19 não foram consequência da vacinação, de acordo com o que foi reportado pela comunidade científica.

Ainda assim, se costuma fazer reações mais fortes às vacinas, deve contactar o seu médico antes da primeira toma da vacina contra a COVID-19.

 

Corro o risco de ficar infetado ao levar a vacina?

Este é um mito fomentado pela desinformação. Ao ser vacinado contra a COVID-19, não corre qualquer risco de desenvolver a doença. A sua administração serve precisamente como prevenção.

 

A imunidade só acontece depois da segunda dose?

As vacinas disponíveis em Portugal exigem duas tomas. Isto significa que só depois da segunda dose é que uma pessoa é considerada imunizada contra a COVID-19. No entanto, ainda não se sabe se a imunidade será definitiva ou se teremos, à semelhança da gripe, uma vacinação periódica.

Nesse sentido, é importante que após a vacinação se mantenham os cuidados que temos tido ao longo dos últimos meses:

Apenas poderemos voltar aos comportamentos anteriores à pandemia quando as entidades de saúde assim o determinarem.

 

Continua com dúvidas sobre a vacina contra a COVID-19? Não se preocupe e, acima de tudo, não deixe de fazer todas as perguntas que achar necessárias. Na Farmácia Nova da Maia temos uma equipa à disposição para esclarecer todas as suas questões. Aproveite também para subscrever o nosso blog e mantenha-se informado sobre tudo que diz respeito à sua saúde.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.