Após um período de confinamento motivado pela pandemia de COVID-19, muitos estabelecimentos reabriram e as pessoas começam a ganhar confiança para sair de casa. No entanto, em espaços públicos – como são exemplo as farmácias – todo o cuidado é pouco.

Até que seja encontrada uma vacina, os protocolos de segurança indicados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a COVID-19 devem ser seguidos por todos. Neste artigo, damos-lhe conta das recomendações para evitar o contágio na ida à farmácia.

 

Dicas para preparar a sua ida à farmácia em tempos de COVID-19

 

1. Marque a visita por telefone ou email

Muitas farmácias possibilitam uma marcação prévia de visita. Se for o caso da sua farmácia de referência, não hesite em ligar ou enviar um email previamente para poder agilizar todo o processo.

2. Faça uma lista dos medicamentos/produtos de que precisa

Tal como quando vai ao supermercado, pense em tudo o que necessita neste momento. Crie uma lista detalhada no seu telemóvel ou numa folha de papel e leve-a consigo na sua ida à farmácia.

3. Prepare as suas receitas

Se vai comprar algum medicamento sujeito a receita médica, prepare tudo em casa para não perder tempo na farmácia. Organize as suas receitas em papel ou, no caso das receitas eletrónicas, certifique-se que tem as mensagens/emails que precisa no seu dispositivo móvel.

4. Desinfete as mãos, telemóvel e cartão de pagamento

Sempre que saímos de casa, a desinfeção é essencial para evitar o contágio da COVID-19. A ida à farmácia não é exceção. Leve consigo apenas o essencial e use uma solução à base de álcool para desinfetar os seus bens pessoais.

Se possível, dê preferência a pagamentos com cartão. Nesta fase, a transação de dinheiro está a ser evitada por ser um possível meio de transmissão do vírus.

5. Use máscara

Antes de sair de casa, coloque devidamente uma máscara de proteção. Este hábito deve ser adotado em todas as idas à farmácia, mas não só. Faça-o sempre que for ao supermercado, a um café ou a qualquer outro espaço fechado.

 

Medidas de segurança a adotar dentro da farmácia

 

1. Desinfete as mãos antes de tirar a senha

Todos os estabelecimentos de atendimento ao publico são obrigados a ter desinfetante disponível para os seus clientes. Ao chegar à farmácia, a primeira coisa que deve fazer é higienizar as mãos.

2. Aguarde tranquilamente a sua vez

Evite um possível contágio da COVID-19 com outros clientes da farmácia. Depois de tirar a senha, aguarde na fila ficando sempre a dois metros de distância das outras pessoas.

3. Mantenha uma distância de segurança ao ser atendido

Enquanto estiver no interior da farmácia, tente não se aproximar demasiado do balcão e da equipa de farmacêuticos. Apesar do uso de máscaras e luvas, todo o cuidado é pouco.

4. Prepare as suas receitas

Esteja pronto assim que o chamarem e evite demoras no momento em que vai ser atendido. Se for comprar medicamentos, prepare a mensagem ou email com a sua receita eletrónica ou organize as receitas em papel.

5. Não atrase o atendimento

Nem sempre a farmácia tem em stock o produto ou medicamento que os clientes procuram. Agora mais do que nunca, confie na opinião do seu farmacêutico e aceite as alternativas que ele lhe dá.

 

A normalidade vai lentamente tomando lugar nas nossas vidas, mas não nos podemos esquecer de que o vírus vai continuar cá muito tempo. Se ainda tem dúvidas sobre a COVID-19, veja as respostas às perguntas mais frequentes que publicamos no blog.

Todos temos que aprender a viver com esta nova realidade, focando-nos na prevenção e responsabilidade social. Subscreva o nosso blog e fique a par de informações úteis para a sua saúde. Proteja-se a si e aos outros!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.