Pode ser assustador pensar em como adaptar a amamentação durante o inquietante surto da COVID-19. Se está grávida ou tem um recém-nascido, precisa neste momento de informação confiável que a equipe e tranquilize. Está no sítio certo! Conheça alguns aspetos fundamentais para zelar pela saúde de toda a sua família nesta fase.

 

Gravidez, amamentação e COVID-19: 6 Aspetos essenciais

 

1. COVID-19 e gravidez

Se está grávida, o mais provável é que o receio de contrair a COVID-19 e prejudicar o seu bebé não lhe saia da cabeça. Mas pode respirar fundo: até agora, não há provas conclusivas que indiquem que o coronavírus seja transmitido da grávida para o bebé.

Há imensos casos de mães infetadas que tiveram os seus filhos saudáveis e de forma perfeitamente normal. Noutras situações, as complicações (como partos prematuros) têm sido mínimas e nem se pode garantir que tenham sido resultantes da COVID-19.

Além disso, os dados atuais não indicam que as grávidas sejam especialmente suscetíveis ao coronavírus. Por isso, deve tomar os mesmos cuidados e precauções recomendados para a população em geral.

 

2. Leite materno

Entidades como a UNICEF e a Organização Mundial da Saúde explicam que, mesmo que a mãe seja diagnosticada com COVID-19, pode e deve optar pela amamentação. Obviamente, com cuidados redobrados. Os últimos estudos não têm detetado a presença do coronavírus no leite materno.

Ainda assim, o vírus pode ser transmitido à criança através das suas gotículas respiratórias. Portanto, lave bem as mãos antes de amamentar e use uma máscara.

 

3. Alternativas à amamentação

Naturalmente, cabe a si a decisão final sobre a amamentação neste período de pandemia de COVID-19. Em particular, se contrair a doença, é compreensível que ache melhor não ter contacto direto com o bebé. Embora esperemos que o ponto anterior tenha acalmado um pouco esses receios, o que deve fazer se decidir não amamentar? A primeira opção é o leite materno extraído, que abordaremos em seguida.

Se amamentar é um desejo seu, veja o leite de fórmula apenas como um último recurso. É sabido que os seus benefícios são incomparavelmente inferiores aos da amamentação, mesmo que a mãe contraia a COVID-19.

 

4. Armazenamento do leite materno

Pretende optar pelo leite materno extraído ou por uma combinação deste método com a amamentação durante a pandemia de COVID-19? Como deve então armazenar o leite? As orientações para o procedimento mantêm-se, sem nenhuma diferença significativa decorrente do coronavírus.

Extraia o leite, privilegiando sempre a limpeza e a segurança. Guarde-o à temperatura ambiente, no frigorífico ou no congelador. Poderá usá-lo dentro dos períodos de 4 horas, 3 dias ou 6 meses, respetivamente. Não se esqueça de rotular os recipientes, incluindo a data de extração e a quantidade de leite.

 

5. Limpeza do equipamento de extração

Para assegurar a saúde do seu bebé, lave devidamente as mãos antes de toda e qualquer extração de leite. Só depois é que pode tocar no biberão e na bomba. Posteriormente à extração, lave os equipamentos com água e sabão e aplique um desinfetante à base de álcool.

Pelo menos uma vez por dia, higienize profundamente todos os componentes do extrator. Para tal, podem ser usados água em ebulição, vapor ou a máquina de lavar louça no programa próprio.

 

6. Proteção do bebé

É óbvio que precisa de saber como agir caso esteja grávida ou em fase de amamentação e seja diagnosticada com COVID-19. Tomar todos os cuidados pode ajudar a que não tenha de passar por isso e muito menos o seu filho. Sendo assim, como é que deve proteger-se a si e ao bebé?

  • Priorize o leite materno, pois, pelas suas propriedades únicas, age como escudo entre o bebé e muitas doenças;
  • Lave as mãos com muita frequência, usando água e sabão ou uma solução alcoólica;
  • Evite ao máximo o contacto próximo com outras pessoas;
  • Todos os dias, desinfete as superfícies da casa que são mais tocadas.

A gravidez e a amamentação num contexto de COVID-19 podem constituir desafios stressantes e delicados. A informação mais fidedigna e a atenção a todos os cuidados necessários tornam-se imperativas. Dessa forma, tanto você como o seu bebé poderão usufruir, logo desde o nascimento, de muita saúde e felicidade.

 

Não podemos deixar de destacar o nosso guia geral sobre o coronavírus. Acreditamos que será de grande ajuda! Finalmente, sugerimos que subscreva o nosso blog para aceder a imensos conteúdos úteis e interessantes, não só para esta altura, mas para toda uma vida equilibrada.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.