A crosta láctea, também designada por dermatite seborreica, é uma condição cutânea que afeta os recém-nascidos. Manifesta-se sob a forma de crostas ou escamas oleosas de cor branca ou amarelada, maioritariamente no couro cabeludo, orelhas e sobrancelhas.

Embora seja um problema altamente recorrente, a crosta láctea tende a desaparecer de forma natural ainda antes de o recém-nascido completar o primeiro aniversário, não provocando grandes incómodos.

Fique a conhecer com maior profundidade esta afeção da pele e saiba que cuidados deve considerar para a eliminar e prevenir o seu reaparecimento.

 

Porque surge a crosta láctea?

Este tipo de manifestação cutânea surge geralmente entre a primeira semana e os três meses de vida do recém-nascido. O seu aparecimento está relacionado com a ação dos folículos pilosos, que produzem gordura em proporções excessivas.

Estes folículos acabam por dar origem a escamas de pequena dimensão, que poderão estar localizados, além do couro cabelo, orelhas e sobrancelhas, também na testa, queixo e nariz do bebé. A acumulação de sebo poderá desencadear um processo inflamatório.

Ainda que esta complicação possa inquietar os pais, a verdade é que a dermatite seborreica é bastante comum entre os bebés, acabando por desaparecer de forma espontânea. Trata-se de uma condição benigna e, por isso, habitualmente, não acarreta qualquer tipo de complicação para o recém-nascido.

 

Como eliminar a dermatite seborreica?

Para que consiga eliminar o problema, deverá prestar particular atenção à higiene do seu bebé. Recorra numa primeira fase a champôs suaves, cremes hidratantes ou óleos de amêndoa para massajar a área afetada com delicadeza. Esta ação irá reduzir a solidez das crostas existentes, que acabarão inevitavelmente por sair. Outra possibilidade é utilizar uma escova macia para eliminar cuidadosamente as crostas soltas.

Na eventualidade de verificar alguma resistência, ou uma zona onde o problema é mais acentuado, poderá recorrer a um antifúngico tópico, aplicando um corticoide em caso de inflamação.

Em circunstâncias atípicas, sendo observável um panorama adverso, é recomendável que recorra a um dermatologista. Este poderá efetuar um diagnóstico completo do seu bebé e realizar um aconselhamento personalizado, com a indicação dos produtos mais adequados para a solução do problema.

 

4 Produtos para prevenir e eliminar eficazmente a crosta láctea

Existem diversos produtos disponíveis no mercado que poderão contribuir decisivamente para reduzir e eliminar a dermatite seborreica.

  • Mustela Bebé Creme Crosta Láctea

O Mustela Bebé Creme Crosta Láctea atua de forma a limitar o excesso de sebo, promovendo o rápido desaparecimento da dermatite seborreica. O produto visa adicionalmente prevenir o reaparecimento do problema.

  • BABÉ Pediatric Champô Crosta Láctea

Sem perfume ou conservantes, o BABÉ Pediatric Champô Crosta Láctea é um champô cuja suavidade previne o aparecimento das crostas. Quando já existentes, ajuda gradualmente na sua eliminação.

  • Uriage Bebé Creme Crosta Láctea

O Uriage Bebé Creme Crosta Láctea é um creme calmante, ideal para eliminar a sensação de desconforto nas diferentes zonas da face. O produto elimina com sucesso a dermatite seborreica, regulando a flora cutânea e resolvendo as irritações existentes também no couro cabeludo.

  • Bioderma ABCDerm Babysquam

O Bioderma ABCDerm Babysquam destaca-se pela capacidade de nutrição da pele através de agentes hidratantes emolientes. Trata-se de um cuidado específico direcionado para a remoção efetiva das crostas lácteas infantis, apresentando uma dupla ação queratorreguladora.

 

O seu bebé apresenta dermatite seborreica? Visite a loja online da Farmácia Nova da Maia! Lá poderá conhecer uma vasta gama de produtos das melhores marcas para que consiga solucionar o problema eficazmente e com total segurança.

 

Visite loja online

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.