O rabinho assado é um problema de pele muito comum, que afeta principalmente as crianças ao longo do primeiro ano de vida. Saiba, no entanto, que existem gestos simples para ajudar a manter a suavidade e a saúde da pele do rabo do seu bebé.

 

5 Principais causas do rabinho assado

Muitas pessoas pensam que a assadura da fralda é um fenómeno que advém da negligência dos pais com a higiene do bebé. Contudo, isto não é necessariamente verdade. Existem várias causas que originam este problema tão comum durante o primeiro ano de vida.

 

1. Fralda suja aumenta a probabilidade de assaduras

O contacto excessivo da pele do bebé com o xixi e o cocó potencia a assadura da fralda. No caso da urina, esta liberta amónia. A acumulação desta substância química na fralda vai resultar na destruição da barreira natural da pele, o que acaba por causar irritação e as famosas assaduras da fralda. Além disso, as enzimas que compõem as fezes têm igualmente um efeito agressivo na pele dos bebés, sobretudo quando se trata de diarreia.

Assim, manter o bebé durante longos períodos de tempo com a fralda molhada ou suja aumenta a probabilidade de ficar com o rabinho assado e de agravar a inflamação.

 

2. Amamentação e novos alimentos podem provocar dermatite da fralda

O surgimento do rabinho assado também pode estar relacionado com a dieta do bebé. Alguns alimentos ácidos que sejam ingeridos pela mãe, como por exemplo o tomate, podem provocar dermatite da fralda.

Ademais, a diversificação da alimentação entre os 4 e os 6 meses provoca uma alteração da composição das fezes. Ao torná-las mais nocivas para a pele do rabinho, pode aumentar a probabilidade de desenvolver dermatite.

 

3. Alguns medicamentos podem originar assadura da fralda

Medicamentos – como por exemplo os antibióticos – ingeridos pelo bebé ou pela mãe durante o período de amamentação podem provocar perturbações no equilíbrio da pele. Isto significa que esta se torna mais vulnerável a bactérias e fungos, que habitam nas zonas mais húmidas e quentes do rabinho. Esta situação pode provocar as assaduras, principalmente nas pregas.

 

4. Problemas com os produtos de higiene

A presença de alguns elementos demasiado ativos em produtos de higiene é responsável pelo rabinho assado nos bebés. Estes produtos, bem como algumas variedades de fraldas, podem provocar a irritação da pele.

 

5. Fralda apertada

Por fim, a opção por uma fralda abaixo do tamanho do seu bebé também pode provocar as assaduras. Devido ao atrito, podem surgir as famosas irritações na pele.

 

8 Gestos para cuidar do rabinho do seu bebé

Apesar de o rabinho assado ser apenas uma situação passageira, pode tornar-se mais grave caso não sejam tomadas medidas adequadas. Existem alguns cuidados simples que podem ajudar a prevenir e tratar este problema.

 

1. Mudança frequente da fralda

Evitar que o bebé esteja em contacto prolongado com urina e fezes pode ser importante para a prevenção da dermatite da fralda. Além disso, existem hoje opções de fraldas, como as Bambo Nature, que foram testadas para não causarem irritação na pele.

 

2. Lavar o rabinho do bebé com frequência

A lavagem com recurso a água tépida em cada mudança de fralda é outra das formas de prevenir o rabinho assado. Permite hidratar e limpar quaisquer substâncias que possam irritar a pele do bebé.

 

3. Escolha de toalhetes adequados

De forma a proteger o seu bebé de possíveis assaduras, deve optar por opções que protejam a sua pele. Por exemplo, os toalhetes WaterWipes são constituídos por 99,9% de água e 0,1% de extrato de fruta.

 

4. Limpeza com suavidade

Utilize uma toalha macia para limpar a pele do seu bebé. Tenha atenção para não esfregar, mas sim aplicar toque suaves, focando-se em zonas mais húmidas, como as pregas.

 

5. Aplicar creme ou pomada

Hoje em dia, existem inúmeras opções para completar a proteção do seu bebé após a mudança de fralda. O Halibut é uma das mais populares na hora de prevenir a assadura da fralda.

 

6. Evitar o uso de pó de talco

Noutros tempos, esta era uma solução muito utilizada. No entanto, hoje em dia, está comprovado que o pó de talco pode potenciar o aparecimento do rabinho assado.

 

7. Deixar a pele respirar

Sempre que possível, deixe o seu bebé sem fralda. Assim, a pele do rabinho poderá respirar, reduzindo a probabilidade de irritações.

 

8. Cuidados com a higiene

Após a mudança da fralda, deve lavar bem as mãos. Este hábito permite evitar a transmissão de bactérias ou fungos para outras regiões do corpo do seu bebé.

 

Na Farmácia Nova da Maia, queremos ajudar todos os pais a garantir a proteção dos seus bebés. Para isso, temos um leque diversificado de produtos para prevenir o surgimento do rabinho assado ou ajudar a aliviá-lo. Consulte aqui a nossa gama de produtos.

Deseja saber mais sobre este problema que afeta grande parte dos bebés? Descarregue gratuitamente o ebook que preparamos para si. Conheça os principais motivos da assadura da fralda, cuidados a ter e formas de prevenção.

Download ebook

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.