Os fungos nas unhas são um problema de saúde muito comum. É o caso da onicomicose, uma infeção contagiosa cujo tratamento é moroso. O paciente pode demorar até um ano para conseguir ficar completamente curado. Ademais, há sempre o risco de a doença voltar a surgir.
O ideal é vigiar as unhas com frequência para poder atuar ao mínimo sinal de alarme. Além disso, há várias práticas que podem ajudar a prevenir o surgimento deste tipo de patologias.
Este artigo aborda os principais sinais que apontam para o aparecimento de fungos nas unhas, bem como dicas de prevenção que pode adotar no seu dia-a-dia.
Principais sinais a que deve estar atento
São vários os sintomas que as unhas apresentam quando estão infetadas por fungos:
- Surge uma pequena mancha, que pode aumentar gradualmente;
- Dá-se uma alteração de cor (esbranquiçada ou amarela);
- A unha torna-se mais grossa e baça e pode perder a forma;
- Debaixo da unha, forma-se uma espécie de farinha;
- Surge desconforto e dor.
Como tratar as infeções fúngicas?
O tratamento de infeções causadas por fungos nas unhas exige, acima de tudo, paciência e dedicação. Este processo chega a demorar seis meses para as unhas das mãos e um ano para as dos pés. Para além disso, só depois da completa renovação da unha é que se tem a certeza que os fungos desapareceram.
Por norma, há duas formas de combater esta patologia:
- Produtos de aplicação tópica: Existem vários fármacos antifúngicos, como vernizes, pomadas, cremes e loções. São aplicados diretamente na unha, principalmente na fase inicial da infeção ou em situações menos graves. Podem também ser utilizados como complemento ao tratamento por via oral.
- Medicamentos de toma oral: Estes comprimidos/cápsulas têm de ser prescritos por médicos. São sobretudo receitados para as infeções mais graves, que afetam grande parte da unha até à raiz.
Como prevenir o aparecimento de fungos nas unhas?
Para que as suas unhas estejam a salvo de infeções, o melhor é apostar na prevenção. Eis algumas dicas que pode ter em conta:
- Manter as unhas curtas e evitar retirar as cutículas;
- Secar bem os pés, principalmente as zonas entre os dedos, onde se acumula mais humidade e onde os fungos proliferam;
- Evitar calçado apertado;
- Dar preferência a meias de algodão, para controlar a transpiração excessiva nos pés (uma das principais causadoras de fungos nas unhas);
- Não usar sempre o mesmo calçado, sobretudo se pratica desporto. É aconselhável arejar os sapatos/botas/ténis sempre que possível;
- Usar pó absorvente para eliminar a humidade do calçado;
- Usar chinelos em piscinas e balneários públicos;
- Evitar a partilha de instrumentos de manicure e pedicure;
- Não pintar as unhas aquando de uma infeção, pois pode retardar a cura e interferir no tratamento;
- Lavar as mãos após o contacto com as unhas infetadas para evitar contaminação.
Se identifica nas suas unhas algum dos sintomas acima apresentados, não perca tempo. Visite a nossa loja online, onde poderá encontrar uma vasta gama de produtos específicos para fungos nas unhas. Na nossa Farmácia, temos ainda ao seu dispor profissionais especializados para o aconselhar nas mais diversas áreas, incluindo Dermatologia e Podologia.
Para continuar a seguir os nossos conselhos de saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog!
Subscreva o nosso blog!
Deixe o seu comentário