Durante a gravidez, é natural ocorrerem grandes mudanças, tanto a nível físico como emocional. O corpo feminino adapta-se para acolher o crescimento do bebé e essas alterações são visíveis a cada semana. Além da transformação física, ocorrem também grandes oscilações no campo das emoções.

A chegada de um novo membro da família significa uma grande alegria, mas traz, igualmente, uma avalanche de medos e preocupações quanto à gravidez e ao parto. Contudo, é importante ter em conta que cada caso é um caso e que não há duas gestações iguais.

Assim, ao longo da gravidez, procure evitar comparações e aconselhe-se com o seu médico em cada etapa. Para ajudar a enfrentar esta nova fase, neste artigo, damos-lhe a conhecer as principais mudanças associadas à gravidez.

 

Alterações físicas mais comuns na gravidez

Neste período, a mulher passa por uma verdadeira transformação física. O crescimento do bebé no útero e as mudanças hormonais trazem grandes alterações ao corpo da mãe. Para além do crescimento da barriga, dá-se um aumento do volume das mamas, que se tornam também mais sensíveis.

Além disso, é muito comum as grávidas sofrerem alterações no olfato e no paladar, o que pode provocar as tão temidas náuseas e a azia.

Ao nível da pele, podem surgir varizes e as chamadas “aranhas vasculares”, devido a uma maior pressão nos vasos sanguíneos, provocada pelo aumento do volume de sangue. O aparecimento de estrias e do melasma (pequenas manchas escuras na cara) é também frequente, apesar de não ser exclusivo da gravidez.

Assim, há toda uma panóplia de alterações físicas associadas a este período, manifestando-se de forma mais ou menos intensa nas mulheres. Para assegurar o máximo de bem-estar, deve manter-se em contacto com o seu médico e reportar todos os acontecimentos que a preocupem.

 

Emoções à flor da pele

É bastante comum ouvirmos que as grávidas são emocionalmente mais sensíveis e que apresentam alterações de humor frequentes. Este comportamento é habitualmente associado às mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez, mas não só.

Numa fase inicial da gestação, ocorrem frequentemente picos de ansiedade, provocados pelo medo associado a este novo período. Afinal, a vida da mulher e do casal está prestes a mudar, pelo que é normal ter algum receio.

Partilhe com a sua família, e/ou com o seu médico, todas as dúvidas e preocupações que tenha, de forma a libertar-se dos pensamentos negativos. Se necessário, o acompanhamento psicológico pode ser muito benéfico nesta fase para ajudar a viver a gravidez com maior tranquilidade.

 

5 Dicas para uma gravidez mais saudável e sem stress

Apesar de ser uma fase muito especial na vida da mulher, a incerteza associada à gravidez pode, como referido, ser sinónimo de uma ansiedade permanente. Para se sentir mais segura durante a gestação, conheça algumas dicas para contornar os momentos menos positivos:

 

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Seguir uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebé. Beba bastante água e dê prioridade a alimentos como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras.

 

  1. Pratique exercício físico

Atividades leves, como caminhadas, yoga ou natação, são ótimas opções para manter a forma, fortalecer e alongar os músculos e combater o stress. Contudo, é importante consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

 

  1. Durma bem

Ter boas noites de sono é fundamental para a saúde da grávida. Procure dormir pelo menos 8 horas por noite e manter uma rotina de sono regular. Ao longo da gravidez pode recorrer a almofadas para acomodar diferentes partes do corpo e ficar mais confortável.

 

  1. Fale com o seu médico

Comunique ao seu Ginecologista-Obstetra todas as suas preocupações e dúvidas em relação aos sintomas e desconfortos que possa sentir. Desta forma, vai manter-se informada e mais tranquila durante a gravidez.

 

  1. Peça (e aceite) ajuda

Não hesite em pedir ajuda a familiares e amigos durante esta fase. Quer se trate de algo simples, como ir às compras ou preparar as refeições, ou de alguma inquietação que a preocupe, apoie-se nas pessoas mais próximas e aceite a sua ajuda.

 

Na Farmácia Nova da Maia, acreditamos que a informação pode ajudar a viver melhor. Estar a par das mudanças que podem ocorrer em cada fase da gestação pode contribuir para uma gravidez mais serena. O nosso ebook sobre Cuidados na Gravidez explica, de forma pormenorizada, como lidar com os sintomas a cada trimestre e dá-lhe boas dicas para viver este período tão feliz da sua vida!

 

Descarregar ebook gratuito

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.