A pele é o maior órgão do corpo humano, mas nem sempre cuidamos dela da melhor forma. Apesar de poderem surgir em qualquer altura do ano, no verão as manchas na pele tendem a aparecer com mais frequência.

Uma exposição ao sol desprotegida acaba por fomentar a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. Assim, o aumento da exposição solar nos meses mais quentes pode potenciar o surgimento das manchas na pele.

Neste artigo vamos falar sobre os tipos mais comuns de manchas cutâneas, incluindo algumas recomendações para as prevenir e o tipo de produtos a aplicar para as atenuar.

 

Tipos de manchas mais comuns

A maior parte das pessoas pode achar que são todas iguais, mas, na realidade, existe uma grande variedade de manchas na pele, com cores e características diferentes. Podemos identificar 4 tipos de manchas na pele que aparecem com maior frequência na altura do verão:

 

  • Melanoses

As melanoses são manchas na pele de tom acastanhado. Resultam do excesso de exposição ao sol ao longo da vida, sem o uso devido de protetor solar.

São mais comuns em pessoas mais velhas, por isso também podem ser designadas “manchas da idade” ou “manchas senis”. Surgem principalmente nas zonas do corpo mais expostas ao sol, como os ombros, braços e mãos. Apesar de poderem ser atenuadas, não é possível eliminá-las totalmente.

 

  • Melasma

Este é um tipo de manchas muito associado a grávidas, mas pode também surgir em mulheres que recorram à pílula ou ao DIU hormonal. Destacam-se do resto da pele por serem mais escuras e podem ser isoladas, com limites definidos, ou aglomerar-se em manchas maiores.

Apesar de ter relação com fatores genéticos ou hormonais, o melasma também pode ser provocado simplesmente pelo excesso de exposição solar. Estas manchas na pele surgem principalmente na zona das maçãs do rosto, buço e testa.

 

  • Manchas de acne

O excesso de exposição ao sol durante o verão pode levar ao aparecimento das chamadas “manchas de acne”. Estas resultam de pequenos processos inflamatórios da pele, vulgarmente conhecidos por “espinhas”. Numa primeira fase são avermelhadas, mas, com o passar do tempo e uma exposição solar desprotegida, acabam por ficar acastanhadas.

 

  • Sardas

As sardas caracterizam-se por terem formas arredondadas, limites definidos e cor acastanhada. Ao contrário de outras manchas na pele, as sardas têm origem genética.

A sua predominância acontece em indivíduos ruivos ou louros e de pele clara. No entanto, devido à exposição solar, estas manchas podem aumentar exponencialmente na época do verão. As sardas aparecem principalmente na região do rosto, costas, pescoço, braços e ombros.

 

6 Formas de evitar o surgimento de manchas na pele no verão

As manchas na pele afetam muitos portugueses, especialmente no verão. Assim, é importante saber como agir de forma a tentar prevenir o seu aparecimento.

Quando vamos apanhar sol, na praia ou na piscina, os cuidados devem ser redobrados:

  1. Colocar protetor solar 30 minutos antes de apanhar sol;
  2. Voltar a aplicar protetor de duas em duas horas, ou depois de cada mergulho;
  3. Utilizar uma quantidade adequada de protetor solar para as diferentes áreas do corpo;
  4. Evitar a exposição solar entre as 12h e as 16h;
  5. Recorrer ao guarda-sol para fazer pausas na exposição solar;
  6. Usar um boné ou chapéu de forma a proteger a pele do rosto.

No dia a dia, o uso de protetor solar deve também fazer parte da sua rotina de pele. Deve optar por produtos que contenham óxido de zinco ou dióxido de titânio, uma vez que estes têm uma capacidade maior de bloqueio dos raios solares.

 

6 Cuidados a ter no verão para prevenir manchas cutâneas

Para reduzir os efeitos da excessiva exposição solar e prevenir manchas na pele, é importante que inclua nos seus hábitos diários alguns cuidados:

  1. Remover as células mortas da pele através de uma esfoliação semanal;
  2. Utilizar diariamente protetor solar nas zonas mais expostas. Além de prevenir o aparecimento de novas manchas, também evita o escurecimento das existentes;
  3. Recorrer a um creme despigmentante e incluí-lo nos seus tratamentos de pele diários;
  4. Escolher produtos e cremes que contenham na sua fórmula vitamina C;
  5. Recorrer a sessões de peeling químico;
  6. Fazer tratamentos de microagulhamento.

A marca Bella Aurora tem soluções que podem ajudar a eliminar manchas cutâneas mais claras e suavizar as mais escuras. Para isso, criou produtos específicos para o tratamento das melanoses, melasma e manchas inflamatórias (onde se incluem as manchas de acne).

 

Cuide da sua pele com a Farmácia Nova da Maia

Se tem muitas manchas na pele em diferentes áreas do corpo, é importante que faça um acompanhamento da evolução das mesmas com um dermatologista. Algumas manchas podem evoluir para cancro de pele e é fundamental que o diagnóstico seja feito com o máximo de antecedência possível.

Na Farmácia Nova da Maia encontra uma gama variada de produtos solares à qual pode recorrer para garantir um verão com menos manchas. Pode fazer a sua encomenda online ou visitar-nos. Caso tenha dúvidas, os nossos profissionais podem aconselhar as melhores opções para o seu tipo de pele.

 

PRODUTOS PARA MANCHAS NA PELE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.