A lavagem das mãos é uma das medidas que deverá adotar para prevenir o contágio da COVID-19. Considerando a preocupação mundial instalada pelo surgimento do novo coronavírus, é imprescindível compreender como poderá proteger-se da infeção e que ações poderá adotar se eventualmente suspeitar que está com COVID-19.

Conheça, então, os passos para uma correta higienização das mãos e outras recomendações úteis para o seu dia-a-dia.

 

Passo a passo para uma correta lavagem das mãos

Uma lavagem adequada das mãos é uma forma simples de evitar a disseminação da COVID-19. O processo de lavagem das mãos deverá durar entre 40 e 60 segundos:

  1. Molhe as mãos com água e utilize sabão suficiente para cobrir toda a superfície;
  2. Esfregue:
    1. as palmas das mãos uma na outra;
    2. a palma direita sobre as costas da mão esquerda e vice-versa, entrelaçando os dedos;
    3. palma com palma e entrelace os dedos;
    4. a parte de trás dos dedos na palma da mão oposta e vice-versa;
    5. o polegar da mão esquerda, entrelaçando-o na palma contrária, e vice-versa;
    6. os dedos da mão direita na mão esquerda, de forma rotativa, e vice-versa.
  3. Por fim, enxague as mãos com água e seque-as com um toalhete descartável. Este deverá ser igualmente utilizado para fechar a torneira, caso seja manual.

 

COVID-19 – A importância da lavagem das mãos

Lavar as mãos é uma das medidas gerais de prevenção adotadas para situações de infeção viral, aplicando-se, portanto, também à COVID-19. É importante cumprir as etapas recomendadas para uma higienização apropriada.

Na impossibilidade de conseguir lavar as mãos, opte pela utilização de uma solução de base alcoólica a 70% – líquida, em gel ou toalhetes – de acordo com os passos descritos. O processo terá uma duração de 20 a 30 segundos, terminando quando a solução secar.

Independentemente do método de higienização, é essencial cumprir todos os conselhos referidos, sobretudo em ocasiões de partilha de espaços públicos com pessoas potencialmente infetadas. Quando se assoar, espirrar ou tossir também terá de fazê-lo.

O hábito de lavar corretamente as mãos deverá ser mantido incondicionalmente, mesmo após o pico da pandemia de COVID-19 em território nacional.

Aproveite para conhecer outras das medidas de prevenção recomendadas para o coronavírus.

 

A utilização de máscaras de proteção

As máscaras de proteção facial, desde que usadas corretamente, poderão reduzir o risco de contágio da COVID-19, uma vez que cobrem as mucosas da boca e do nariz. A disseminação do coronavírus ocorre precisamente quando alguém infetado espirra ou tosse, libertando gotículas através do nariz e da boca.

Vulgarmente usadas em território asiático, as máscaras de proteção têm gerado alguma discussão quanto à sua utilização. Inicialmente, a eficácia do recurso generalizado a estas máscaras foi questionada por dois motivos principais. Por um lado, a sua utilização pela população em geral pode gerar uma falsa sensação de segurança e levar à redução de outras medidas de proteção. Por outro, o facto de as pessoas não estarem acostumadas à sua utilização pode fazer com as usem inadequadamente, aumentando assim os riscos de infeção.

A Organização Mundial da Saúde começou por recomendar o seu uso fundamentalmente a profissionais de saúde e indivíduos já infetados. Recentemente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmou que a utilização generalizada de máscaras não cirúrgicas (ou comunitárias), feitas em algodão ou outros tecidos, é recomendada para usar em espaços públicos fechados em que não seja possível manter o distanciamento social.

 

Como proceder em caso de suspeita de infeção

Portugal tem monitorizado atentamente a evolução da propagação do novo coronavírus. Neste momento, o país encontra-se dotado de um sistema que tem tido capacidade de resposta para enfrentar a disseminação da doença.

Caso tenha frequentado um ambiente de risco ou estado em contacto com alguma pessoa infetada, mantenha-se atento. Se detetou, nos 14 dias posteriores ao contacto, alguma anomalia do ponto de vista respiratório ou sintomas semelhantes aos de uma gripe, como falta de ar, tosse ou febre, ligue imediatamente para o SNS24, através do 808 24 24 24. A DGS fornece também, regularmente, informações atualizadas relativas à COVID-19.

 

Pretende ter acesso a todas as novidades e informações úteis sobre cuidados de saúde? Efetue, neste momento, a sua subscrição do blog da Farmácia Nova da Maia e mantenha o seu bem-estar!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.