Na época de regresso às aulas, é natural que os pais estejam mais vigilantes quanto ao surgimento de piolhos na cabeça dos filhos. Este é um problema que não deve causar alarme excessivo na família, mas que merece uma atenção cuidada durante todo o ano.

Ao longo deste artigo, descubra como é que os piolhos se desenvolvem, como despistar e tratar uma infestação e alguns passos simples para prevenir o contágio. Conheça ainda os mitos mais difundidos sobre os piolhos.

 

Piolhos na cabeça das crianças: Como se desenvolvem?

Os piolhos são parasitas pequenos (medem 2 a 3 mm), de cor acinzentada ou acastanhada, que necessitam dos humanos como hospedeiros para completar o ciclo de vida. Encontram-se piolhos na cabeça porque é no couro cabeludo que eles picam para se alimentarem do sangue.

Os piolhos reproduzem-se e depositam ovos (lêndeas) no cabelo. Em 10 dias ou menos nascem novos piolhos e, apenas duas semanas depois, estes parasitas estão prontos para começar um novo ciclo de multiplicação.

Quando isto acontece, está-se perante uma pediculose ou infestação de piolhos. Avise a escola assim que encontrar piolhos na cabeça do seu filho. Esta é uma medida essencial para ajudar a travar a sua propagação.

 

Verdade ou mito: Serão os piolhos resultado de falta de higiene?

Uma ideia errada que é preciso desmistificar é a de que o surgimento de piolhos na cabeça resulta da falta de higiene.

Na verdade, eles podem surgir num couro cabeludo sujo ou limpo, assim como em qualquer pessoa, independentemente da idade, do género, da etnia ou da classe social.

Além disso, os piolhos não voam nem saltam, sendo que a transmissão deriva apenas do contacto próximo. Outro dado sobre os piolhos é que estes parasitas não usam animais como hospedeiros.

 

Porque aparecem mais nas crianças?

Os piolhos na cabeça das crianças são mais comuns devido à concentração de indivíduos na sala de aula, bem como a uma maior proximidade física nos convívios e brincadeiras. Este cenário propicia a disseminação dos piolhos, uma vez que eles passam com facilidade de cabeça em cabeça.

 

Como vigiar a presença de piolhos na cabeça do seu filho?

Geralmente, o maior sinal indicador da presença de piolhos na cabeça é a comichão. Por isso, se vir o seu filho a coçar a cabeça várias vezes, está na hora de investigar se há piolhos ou não.

Para tal, precisa de uma boa iluminação, de um pente adequado e de seguir o passo a passo seguinte:

  1. Lave o cabelo da criança e aplique amaciador, pois ajuda a desprender os piolhos.
  2. Divida o cabelo ainda húmido e bem desembaraçado em secções.
  3. Penteie cada secção, da raiz até às pontas, utilizando um pente de dentes finos. Na farmácia pode comprar um pente próprio para a remoção dos piolhos na cabeça.
  4. Após cada passagem, limpe o pente a um pedaço de papel ou a um lenço branco.
  5. Analise bem o que recolheu. Pode usar uma lupa para validar a presença de piolhos ou lêndeas.
  6. Se identificar piolhos, deite o lenço ao lixo num saco fechado.
  7. No caso de haver piolhos na cabeça do seu filho, é essencial aplicar um tratamento próprio. Na Farmácia Nova da Maia encontra várias opções eficazes para este fim.

 

Como se eliminam os piolhos da cabeça?

Normalmente, o tratamento para os piolhos faz-se com um produto antiparasitário, que pode ser em formato de champô, creme, loção, gel ou spray. Também é possível recorrer a pentes eletrónicos.

Estes produtos não exigem receita médica  e basta seguir as instruções do farmacêutico para garantir o sucesso do tratamento.

No entanto, o antiparasitário nunca deve ser usado em pessoas com pediculose não confirmada, nem como método de prevenção. É também importante consultar o farmacêutico sobre o período entre aplicações, caso seja necessária uma segunda dose.

O antiparasitário deve ser aplicado em todo o couro cabeludo, com especial atenção à zona da nuca e atrás das orelhas. Após o tempo de atuação do produto, deve passar um pente fino no cabelo do seu filho para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

 

5 Dicas para prevenir o aparecimento de piolhos

Através de uma conversa com a criança acerca da prevenção, é possível reduzir o risco de aparecimento e a propagação de piolhos na cabeça. Siga estas dicas para o conseguir:

 

  1. Alerte a criança para que evite o contacto direto com outras cabeças;
  2. Evite a partilha de pentes, escovas, chapéus, almofadas, lençóis e toalhas;
  3. Verifique com frequência o cabelo da criança e dos outros elementos da família;
  4. Em caso de infestação, lave as roupas de cama, o vestuário e as toalhas para o cabelo na máquina, a 60 oC;
  5. Após o tratamento para eliminar os piolhos, todas as coisas que não possam ser lavadas devem ser guardadas num saco fechado durante um mínimo de duas semanas.

 

 

Na Farmácia Nova da Maia, zelamos pela sua saúde e qualidade de vida, tanto através dos produtos e serviços que oferecemos, como da informação que disponibilizamos. Subscreva o nosso blog e mantenha-se a par dos nossos conteúdos e dicas práticas para garantir o bem-estar de toda a família!

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.