Já está a sonhar com as suas férias fora da Europa, mas ainda não agendou a consulta do viajante? Não sabe do que se trata? Nós explicamos.

Contrariamente ao que acontece nas viagens intracomunitárias, quando viaja para alguns destinos em África, Ásia, América ou Oceania tem de tratar desta consulta.

 

Para que serve a consulta do viajante?

O Serviço Nacional de Saúde determina que o objetivo destas consultas é fazer recomendações preventivas para as suas viagens. Estas estão a cargo de infeciologistas e especialistas em medicina tropical.

A consulta do viajante permite garantir a sua saúde e segurança fora do país, principalmente quando se trata de destinos exóticos e tropicais. Estes são os principais cuidados a ter antes, durante e depois das férias e que ficará a conhecer na consulta do viajante:

  • Vacinação necessária;
  • Prescrição de medicação específica, como a da prevenção da malária;
  • Cuidados no consumo de água;
  • Cuidados a ter com os alimentos;
  • Informação sobre a assistência médica disponível no país e aconselhamento sobre seguro de viagem;
  • Informação sobre medicamentos que devem fazer parte do seu kit de farmácia;
  • Análise da situação médica do viajante, especialmente no caso de grávidas, crianças, idosos e doentes crónicos;
  • Cuidados a ter no regresso de viagem, principalmente a atenção a potenciais sintomas de doenças como a malária.

No portal do SNS poderá consultar outros conselhos úteis.

 

Quando deve acontecer esta consulta?

Para que possa preparar-se adequadamente para as necessidades no destino, deve agendar a sua consulta do viajante com alguma antecedência. Assim, e principalmente em casos em que seja preciso tomar alguma vacina, deve fazer a marcação 4 a 6 semanas antes de viajar.

 

Onde é feita a consulta do viajante?

O agendamento da sua consulta do viajante pode ser feito num Centro de Vacinação Internacional. Existem vários espalhados pelo país, que pode consultar no Portal da Saúde. Além disso, pode fazê-lo numa clínica privada que disponha deste tipo de especialidade.

 

O que deve levar consigo para a consulta?

Na hora de ir à consulta do viajante, é importante que leve consigo alguns documentos e informação:

  • Cartão do Cidadão;
  • Boletim de Vacinas;
  • Certificado Internacional de Vacinação (caso já o tenha);
  • Lista de medicação regular;
  • Informação sobre a viagem e locais de estadia.

Desta forma, o médico terá as informações necessárias para fazer as melhores recomendações.

 

O que mudou com a pandemia?

A pandemia incutiu-nos novos cuidados antes de viajar, mesmo para um país da Europa. Agora, além das recomendações para o espaço extracomunitário, é necessário conhecer as exigências dos países europeus relativamente à COVID-19.

Dependendo das decisões governamentais, pode ter de apresentar um teste negativo, fazer um teste à chegada e repetir o teste antes do regresso. Tenha também atenção aos países que exigem um período de quarentena à chegada. Tal pode impedir a realização da viagem, principalmente quando se trata de turismo.

Informe-se com antecedência e mantenha-se atento a possíveis mudanças das políticas em vigor no país de destino. Não se deixe apanhar desprevenido!

 

Na Farmácia Nova da Maia, queremos garantir que tem toda a informação para que as suas férias ou viagens não sejam marcadas por sobressaltos. A sua saúde é a nossa prioridade e o conhecimento é o primeiro passo para a prevenção.

Se gostou deste artigo, aproveite para subscrever o nosso blog e receba no seu email os alertas de novas publicações.


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.