O kit de farmácia é um dos itens que devem fazer parte de qualquer checklist de férias. Quando partimos em viagem, devemos ir preparados para possíveis imprevistos. Além disso, algumas pessoas têm de se fazer acompanhar constantemente de medicamentos por tratamento ocasional ou crónico.

No artigo que se segue, enumeramos os itens que devem fazer parte do seu kit de farmácia para as férias. Damos-lhe também alguns conselhos para transportar os seus medicamentos em segurança quando vai de viagem.

 

10 Itens que deve incluir no seu kit de farmácia

Mesmo que não esteja a tomar nenhuma medicação, é conveniente que em viagem se faça acompanhar de um kit de farmácia. Este deve ser constituído por alguns medicamentos e outros objetos que podem servir em caso de emergência ou necessidade.

Eis os 10 itens que devem fazer parte do seu kit de viagem:

  1. Fármacos que foram receitados durante a consulta do viajante (por exemplo, os antimaláricos);
  2. Antipiréticos e analgésicos;
  3. Medicamentos para a congestão nasal;
  4. Remédios antidiarreicos, para os enjoos, além de sais de reidratação oral;
  5. Repelente e medicação para as picadas de insetos;
  6. Protetor solar de fator 30+ ou 50+;
  7. Preservativos;
  8. Pensos rápidos, fita adesiva, ligaduras e compressas;
  9. Desinfetante e soro fisiológico;
  10. Termómetro.

 

Kit de farmácia para doentes crónicos ou em medicação

O kit de farmácia pode estender-se para além destes elementos básicos. No caso de doentes crónicos ou que estejam a fazer uma medicação específica, existem também alguns cuidados a ter. Um bom planeamento das suas férias vai permitir fazer uma viagem em maior segurança.

Na sua bagagem deve incluir os seguintes itens:

  1. Quantidade necessária de medicamentos (ou com algum excedente) para todo o período estimado das férias;
  2. Uma receita médica que indique os nomes das substâncias ativas da medicação que está a fazer. Também deve referir o tipo de dosagem e toma;
  3. Para o caso de ser requisitado no aeroporto, deve transportar consigo uma declaração do seu médico. Nesta, deve ser certificada a necessidade de transportar consigo os medicamentos;
  4. No caso de se tratar de uma medicação injetável, as seringas devem fazer parte do seu kit de farmácia. Também deve ter consigo a respetiva declaração médica.

 

Cuidados a ter com os medicamentos nas suas férias

Existem alguns cuidados adicionais a ter no transporte da medicação. Um dos principais é transportá-la nas respetivas embalagens e num local seguro, evitando que, por algum motivo, se estrague.

A forma de viajar também exige preocupações específicas. Se vai de avião, deve transportar a medicação na bagagem de mão. Desde logo, evita que fique sujeita às variações de temperatura do porão. Além disso, garante que não se perde em caso de extravio das malas.

Se vai viajar de carro, tenha especial atenção ao local onde coloca os medicamentos. O porta-luvas, por exemplo, é totalmente contraindicado, por se tratar de um espaço de dimensões reduzidas e quente, o que pode estragar os medicamentos. Também durante a sua estadia, é importante que mantenha os fármacos num local fresco e seco.

Lembre-se de que as viagens para determinados destinos internacionais implicam a realização de uma consulta do viajante. Esta é essencial para se informar sobre os cuidados de saúde a ter no país onde vai fazer férias e para tomar a vacinação necessária a fim de evitar contrair doenças graves.

 

Está a preparar o seu kit de farmácia para as próximas férias? Verifique que itens tem no seu armário e compre o que falta na loja online da Farmácia Nova da Maia. Evite perder tempo e dinheiro em deslocações. Encomende já e receba os seus medicamentos em casa.

 

VISITAR LOJA ONLINE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.