O armário de farmácia deve sofrer alterações ao longo do ano. Com o aproximar do inverno, surgem problemas de saúde comuns. Desse modo, ter medicamentos à disposição facilita o tratamento de alguns sintomas, reduzindo o impacto no bem-estar dos pacientes.
Todas as estações do ano têm associadas a si doenças específicas. No entanto, estas variam de pessoa para pessoa. Há quem sofra mais com as alergias típicas da primavera. Outros, pelo contrário, têm dificuldade em suportar as temperaturas altas do verão.
Contudo, o inverno é uma estação bastante exigente para o organismo. Estar imune a doenças ou minimizar o seu impacto na saúde passa por se precaver. Além disso, deve perceber quais os fatores que o deixam mais predisposto a desenvolver determinados sintomas ou patologias.
Prepare-se para a época fria que agora se aproxima! Damos-lhe 6 sugestões de medicamentos que deve ter no seu armário de farmácia.
6 Produtos a incluir no armário de farmácia
As sugestões que lhe apresentamos incidem sobre o alívio de sintomas associados aos problemas de saúde típicos do tempo frio. É importante consultar o folheto informativo do medicamento e respeitar as dosagens indicadas, bem como o período das tomas. Não se esqueça, ademais, de que deve sempre informar-se com um profissional de saúde.
1. Antipiréticos e analgésicos
Os antipiréticos e analgésicos são dos fármacos mais úteis no período de inverno. Normalmente, são utilizados para combater a febre. Reduzem também o mal-estar causado por gripes e constipações.
2. Anti-histamínicos ou antialérgicos
Os princípios ativos destes fármacos visam combater ou reduzir a sintomatologia associada a constipações, gripes e alergias. Tratam sintomas como corrimento nasal, irritação dos olhos, espirros e tosse. São, por isso, medicamentos que deve ter no seu armário de farmácia.
3. Descongestionantes nasais
Estes fármacos são muito úteis na descongestão nasal. Existem os de aplicação tópica, em spray ou gotas, e os de toma oral. Ajudam a aliviar a obstrução nasal, evitando que uma respiração deficiente prejudique a garganta.
4. Medicamentos antitússicos
A tosse é muito comum na estação fria e surge, às vezes, associada aos problemas referidos anteriormente. Desse modo, pode compor o seu armário de farmácia com medicamentos para a tosse.
Saiba que há dois tipos de fármacos. Por isso, deve compreender os sintomas para, posteriormente, escolher entre um e outro:
- Mucolítico ou expetorante – indicado para tosse com expetoração, ajuda a libertar as secreções e a torná-las mais fluídas;
- Antitússico – próprio para casos pontuais em que a tosse é seca e incomodativa.
5. Anti-inflamatórios
Inflamações na garganta, rouquidão e afonia são também doenças típicas do inverno. Para as contrariar, pode ter na sua farmácia pastilhas anti-inflamatórias, anestésicos locais ou rebuçados emolientes. Estas opções ajudam a acalmar e a aliviar a irritação da garganta.
6. Batom para o cieiro e pomadas hidratantes
As temperaturas baixas provocam reações negativas na pele. Uma das consequências é o aparecimento de cieiro. Este problema pode surgir não só nos lábios, como também nas maçãs do rosto, pálpebras ou palmas das mãos. Por conseguinte, é importante ter batom do cieiro disponível no seu armário de farmácia.
Outra das manifestações na epiderme é o aparecimento de frieiras. Desse modo, é fundamental ter pomadas hidratantes que renovem a camada protetora das superfícies do corpo mais expostas aos fatores climáticos.
5 Dicas para organizar a farmácia em casa
A organização dos medicamentos no armário de farmácia é um aspeto a ter em consideração. Há alguns cuidados que deve adotar para que os remédios não percam a sua eficácia nem coloquem em risco a sua saúde e a da sua família:
- Mantenha o armário de farmácia livre de humidades, bem como de temperaturas extremas;
- Crie condições para que as crianças não consigam aceder aos medicamentos;
- Nunca retire os fármacos das embalagens nem os separe das respetivas bulas. Estas contêm informações úteis para a sua utilização;
- Crie compartimentos no armário de farmácia. Pode, por exemplo, dedicar um espaço as medicamentos receitados pelo médico e outro aos produtos destinados às crianças;
- Verifique regularmente o estado de todos os produtos, analisando os prazos de validade. Caso tenham ultrapassado a data-limite de consumo, entregue-os numa farmácia.
Comece já a preparar-se para o inverno. Previna-se para os dias frios que estão à porta! Visite a nossa loja online, onde encontra uma vasta gama de produtos para compor o seu armário de farmácia.
Se tiver dúvidas, saiba que na Farmácia Nova da Maia tem profissionais de saúde prontos a ajudá-lo. Pode também subscrever o nosso blog e ter acesso a mais conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar.
Subscreva o nosso blog!
Deixe o seu comentário