Os antibióticos são fármacos fundamentais na Medicina, usados para combater muitas das doenças provocadas por infeções. No entanto, estes medicamentos apenas são recomendados para tratar infeções bacterianas, contrariamente às virais, fúngicas ou parasitárias.

Às vezes, o recurso a antibióticos é exagerado, uma vez que são utilizados em situações em que não se justifica fazê-lo. Face a isto, a sua compra é apenas permitida com prescrição médica.

Se estiver doente, saiba que nunca deve tomar estes fármacos por iniciativa própria. Isto porque os riscos associados ao uso abusivo ou indevido podem ter consequências graves para a sua saúde.

 

Principais consequências da toma indevida de antibióticos

O uso indevido de antibióticos pode causar sequelas, não só imediatas, mas também a longo prazo. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde tem vindo a alertar para o impacto da má utilização destes medicamentos. Conheça algumas das consequências de uma toma irresponsável:

  1. Além de não ter qualquer efeito na doença em causa, pode provocar resistência bacteriana e uma consequente imunidade ao medicamento;
  2. O risco de contagiar outras pessoas mantém-se;
  3. Pode ser necessário tomar antibióticos mais fortes. Ademais, é possível que se registem dificuldades em encontrar soluções que erradiquem a bactéria em questão;
  4. Provoca a eliminação de bactérias importantes para a imunidade do organismo, dando espaço à proliferação das bactérias multirresistentes.

São vários os riscos associados ao uso incorreto de antibióticos. Porém, a resistência bacteriana é o maior de todos. Nesse sentido, quando se fala em infeções hospitalares, por exemplo, a razão são as bactérias/microrganismos multirresistentes.

Estima-se que, em 2050, possam morrer cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo devido a este problema. Conheça mais sobre este risco para a saúde pública.

 

Resistência bacteriana: Um perigo para a saúde pública

A resistência bacteriana acontece quando os microrganismos se adaptam à ação dos antibióticos. Assim, as bactérias comensais, que vivem no nosso corpo sem nos causar problemas, desenvolvem resistências, podendo, a médio prazo, causar problemas ao organismo. Por outro lado, podem proliferar-se, tornando difícil encontrar formas de as combater.

Este problema não está apenas relacionado com a Medicina. A ação do Homem em setores como a Agricultura e a Pecuária tem influência na adaptação destes microrganismos. Neste caso, os antibióticos são usados como forma de prevenir e tratar doenças e de acelerar o crescimento dos animais.

Saiba que a ingestão de alimentos contaminados com estes fármacos ou bactérias resistentes acaba por ter impacto na saúde humana. Conheça, portanto, aquilo que está ao seu alcance para minimizar os riscos do uso abusivo de antibióticos.

 

5 Dicas para a utilização correta do antibiótico

A toma do antibiótico deve obedecer a um conjunto de cuidados, de modo a proteger a sua saúde. Conheça agora 5 dicas para uma utilização responsável:

  1. Apenas deve ser tomado por indicação médica. Após avaliação do problema, o profissional de saúde irá ponderar qual a melhor terapêutica e, caso se justifique, prescrever o antibiótico. Não exija ao seu médico a prescrição deste medicamento nem o procure na farmácia sem uma receita;
  2. Deve respeitar o período de terapêutica indicado (horas de intervalo entre cada toma e extensão do tratamento). Uma toma deficiente ou a interrupção do tratamento antes do tempo pode causar ineficácia na eliminação das bactérias causadoras da doença;
  3. Respeite a dosagem recomendada. Nunca a exceda ou reduza, pois corre o risco de baixar a eficácia do medicamento;
  4. Se o fármaco sobrar, nunca utilize o resto noutro episódio de doença ou noutra pessoa. Entregue o que resta na sua farmácia;
  5. Não siga os tratamentos de outras pessoas nem as suas recomendações. Cada caso de saúde é único, assim como o seu tratamento.

Os problemas associados ao uso indevido de antibióticos são claros, mas podem ser controlados e minorados. Sendo uma questão de saúde pública, cabe a cada um de nós saber ser responsável.

 

Para ter acesso a mais conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog. Siga os nossos conselhos para cuidar de si e viva com mais qualidade de vida!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.