A constipação é a infeção viral mais comum entre os humanos. Atinge o sistema respiratório superior e, por isso, as partes mais afetadas são o nariz, a garganta e os ouvidos.

Os sintomas diferem consoante o tipo de vírus. O rinovírus é o mais frequente e subdivide-se em tipos distintos. Além disso, é de crer que existam mais de duas centenas de estirpes diferentes, o que explica a inexistência de vacinação. Corrimento nasal, tosse, espirros e dores de garganta são apenas alguns exemplos de sinais que apontam para uma constipação.

Está ou costuma estar constipado? Quer saber mais sobre esta doença? Este artigo aborda os aspetos mais relevantes associados a este vírus, que vão desde os sintomas ao tratamento, passando por formas de evitar o contágio.

 

Principais sintomas da constipação

Qualquer pessoa pode constipar-se, independentemente da idade. Enquanto nos adultos acontece, em média, duas a quatro vezes por ano, nas crianças a frequência é mais elevada.

Os miúdos têm um sistema imunitário frágil. Nesse sentido, estão mais suscetíveis a contrair vírus. Ainda assim, nos casos em que este tipo de infeções respiratórias acontece mais do que seis vezes por ano, é importante consultar um médico.

Os indícios de uma constipação surgem, normalmente, dois a três dias após a contaminação e podem manter-se até duas semanas. Contudo, a maioria dos doentes mostra sinais de cura ao final de uma semana.

A infeção pode manifestar-se de diversas formas. As mais comuns são:

  • Espirros;
  • Nariz congestionado ou a pingar;
  • Garganta irritada ou dificuldade em engolir;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça e/ou corporais;
  • Redução do paladar e do olfato;
  • Febre baixa.

 

Será mesmo uma constipação?

Por vezes, torna-se difícil distinguir uma vulgar constipação de outras doenças, pois os sintomas são parecidos. Assim, é preciso estar atento a todos os pormenores.

  • Gripe: Surge subitamente com febre alta, cansaço e fortes dores musculares. Só apresenta manifestações respiratórias ao fim de dois ou três dias;
  • Rinite alérgica: Não origina febre e a alergia mantém-se durante vários dias;
  • Sinusite: Sente-se nariz congestionado, tosse durante a noite, dores faciais e, às vezes, dores de cabeça fortes. Podem ocorrer episódios de febres baixas.

 

5 Formas de prevenir o contágio

Os vírus que dão origem a uma constipação entram no organismo pela boca e pelo nariz. Assim, tocar os olhos, nariz ou boca com as mãos, o que acontece frequentemente, é caminho direto para uma constipação.

O contacto com mãos e objetos contaminados é um dos fatores que mais contribui para o contágio. Por isso, a prevenção é o melhor aliado. Eis algumas sugestões para não contaminar os outros e para evitar ser contagiado com este vírus:

  1. Cobrir o nariz e a boca nos momentos em que espirra ou tosse;
  2. Lavar as mãos depois de tossir, espirrar ou assoar-se;
  3. Usar lenços de papel e descartá-los após cada utilização;
  4. Evitar beber do mesmo copo ou garrafa que outras pessoas;
  5. Evitar o contacto prolongado com pessoas que estejam constipadas. Se estiver doente, tente conviver o mínimo possível com pessoas saudáveis.

 

Como tratar a constipação?

O repouso é essencial para recuperar, mas não chega. A ingestão de líquidos é igualmente importante. Assim, é preciso beber muita água, sopas e sumos de frutas para prevenir a desidratação. Além disso, pode recorrer às vaporizações ou atmosferas húmidas, sem essências, uma vez que ajudam a liquidificar as secreções.

No que diz respeito a medicamentos, não existem comprimidos específicos para tratar uma constipação. Porém, há fármacos que contribuem para o alívio dos sintomas:

 

Por norma, as constipações são passageiras. No entanto, quando surgem em crianças, idosos e doentes respiratórios, merecem atenção redobrada, uma vez que podem evoluir para otites ou pneumonias.

 

Na Farmácia Nova da Maia, temos profissionais especializados, cuja experiência ajuda a reconhecer uma constipação e a aconselhá-lo sobre o melhor tratamento. Além disso, poderá encontrar na nossa loja online vários medicamentos para o ajudar no alívio dos sintomas.

 

Se quer continuar a ler os nossos artigos sobre os mais variados assuntos relacionados com a área da saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.