Saber o que fazer a nível de primeiros socorros pediátricos pode fazer toda a diferença numa emergência com crianças. Durante a infância, a probabilidade de os miúdos necessitarem destes cuidados é grande. Dadas as particularidades deste período do seu desenvolvimento, doenças agudas ou acidentes são frequentes.

Os primeiros socorros pediátricos diferenciam-se do socorro no adulto. A forma como as crianças lidam com uma doença ou lesão é totalmente diferente dos mais velhos. Por outro lado, as suas características físicas implicam também uma abordagem diferenciada.

 

Primeiros socorros pediátricos: Quando são necessários?

Em Portugal, os acidentes estão entre as principais causas de morte nas crianças. Afogamentos, acidentes rodoviários ou bloqueio das vias respiratórias superiores, são algumas das situações que colocam em risco a segurança infantil.

Por outro lado, os acidentes, sobretudo as quedas, estão também entre as principais causas que levam as crianças ao internamento hospitalar. Nesse sentido, o conhecimento dos primeiros socorros pediátricos nestas situações, pode, em muitos casos, salvar vidas.

Relativamente a doenças, são as de origem viral que mais afetam as crianças. Nos primeiros anos de vida, as infeções respiratórias são bastante comuns, sendo importante saber como prestar primeiros socorros pediátricos em caso de necessidade.

 

5 Cuidados a adotar nos primeiros socorros pediátricos

Se tem filhos pequenos, quando surgir uma doença súbita ou um acidente, pode ser necessário prestar primeiros socorros pediátricos. Ter estas competências salvaguarda o bem-estar da criança, diminuindo os impactos que a situação possa ter.

Perante alguns casos é fundamental saber como atuar, agir com eficácia e criar condições para que a criança receba o tratamento médico mais adequado.

 

1. Aposte na prevenção

Sendo os acidentes uma das causas que colocam os mais pequenos em risco, é fundamental preveni-los. Nesse sentido, sublinham-se as seguintes situações:

  • Tenha máxima atenção quando a criança está próxima de locais com água (tais como a praia, piscinas, bacias e baldes com água, poços e banheiras, entre outros) para evitar situações de afogamento;
  • Cumpra todos os regulamentos para sentar as crianças nos transportes, de modo a prevenir eventuais acidentes;
  • Nunca deixe as crianças mais pequenas atravessar ruas sozinhas para evitar atropelamentos;
  • Em casa, afaste produtos tóxicos (químicos, detergentes e medicamentos) do alcance das crianças, no sentido de prevenir intoxicações;
  • Controle o acesso das crianças a alimentos e objetos quentes para evitar eventuais queimaduras;
  • Cumpra as normas recomendadas nos brinquedos com peças pequenas, de forma a evitar uma possível obstrução das vias respiratórias;
  • Crie sempre condições para que as crianças possam brincar em segurança, de modo a minimizar o risco de acidentes.

 

2. Mantenha a calma

Apesar de não ser fácil, em caso de doença súbita ou acidente, nos primeiros socorros pediátricos é fundamental manter a calma. Primeiro, porque vai agir mais racionalmente e, segundo, porque irá transmitir à criança mais segurança e confiança, ajudando-a a lidar melhor com a situação.

 

3. Transmita segurança à criança

Tal como no ponto anterior, manter a calma é o primeiro passo para transmitir segurança. Dar afeto, cuidar e demonstrar empatia relativamente à situação, são outras formas de ajudar a criança a lidar com o que a está a perturbar e, assim, diminuir os níveis de ansiedade.

 

4. Avalie corretamente a situação

Avaliar a situação de forma correta é fundamental para poder prestar os melhores primeiros socorros pediátricos. Perceber o que está na origem do problema ajuda também a que, quando procurar ajuda, possa descrever a situação da melhor maneira.

 

5. Procure ajuda

Se estiver perante um caso grave de doença ou acidente, procure ajuda. Mantenha a criança em segurança e procure o apoio adequado nos primeiros socorros pediátricos. Sempre que a situação implique o socorro por parte de técnicos especializados, ligue para o 112 e siga todas as instruções por parte das linhas de emergência.

Há certos mitos que podem colocar em causa o bem-estar da criança e piorar ainda mais a situação. Na dúvida, evite fazer qualquer procedimento e siga as orientações de quem tem formação específica na área dos primeiros socorros pediátricos.

 

Prevenir para proteger

A prevenção é um dos fatores mais importantes para garantir a segurança das crianças, portanto, mantenha sempre em casa um kit completo de primeiros socorros.

Há várias entidades que desenvolvem ações de formação na área dos primeiros socorros pediátricos. Se tem filhos, esta pode ser uma ótima oportunidade para aprender a agir numa emergência.

 

Procura outros conteúdos sobre cuidados com os mais novos e saúde infantil? Subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia e encontre dicas e conselhos para garantir o bem-estar de toda a família!

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.