Os acidentes domésticos podem acontecer a qualquer pessoa, seja qual for a sua idade. Mas, à medida que vamos envelhecendo, tornam-se cada vez mais comuns. Limitações de movimento ou menor capacidade de reação a desequilíbrios são fatores que propiciam situações indesejáveis.

Entre os incidentes mais habituais estão as quedas, que podem ter consequências muito incómodas, como ossos partidos ou outras lesões limitantes, com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas.

Claro que não é possível prever estes acontecimentos. No entanto, existem formas de prevenir e tornar o espaço da sua casa mais seguro. Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas.

 

 1. Cuidados a ter na casa de banho

Sabia que, a grande maioria dos acidentes domésticos acontece no trajeto entre a casa de banho e o quarto? É verdade, por isso é muito importante que tenha atenção redobrada nestas zonas.

Reforce as medidas de segurança nos momentos que dedica à sua higiene pessoal. Quedas aparatosas e violentas acontecem devido a simples escorregadelas, que poderiam ter sido facilmente evitadas. Para reduzir ao máximo as hipóteses de um acidente, siga estes conselhos:

  1. Use um tapete antiderrapante na base da sua banheira ou duche;
  2. Instale barras de segurança junto à saída do duche para garantir que se pode agarrar, em caso de desequilíbrio;
  3. Quando sai do banho, é normal que se acumule alguma água no chão. Para evitar quedas, coloque um tapete. Para além do conforto de não pousar os pés no piso frio, ainda previne potenciais acidentes domésticos;
  4. Por fim, não deixe roupa espalhada pelo chão. Uma simples meia pode ser suficiente para provocar uma queda.

 

 2. A cozinha deve ser um lugar seguro

A cozinha é outra divisão da casa propícia a acidentes domésticos. Armários altos podem levar a comportamentos de risco, como subir a um banco ou a uma escada. Assim, é importante que se mantenham os utensílios com mais uso num local de fácil acesso.

Ainda na temática da cozinha, saiba que:

  • Deixar as portas e as gavetas abertas pode provocar alguns percalços;
  • No que toca a eletrodomésticos, o fogão é aquele que, geralmente, causa mais problemas. É importante, sempre que possível, optar por um equipamento que se desligue automaticamente. Isto no caso dos fogões elétricos. Quando são a gás, as preocupações devem prender-se com o fornecimento que deve ser interrompido na ausência de chama.
  • Preservar a sua cozinha bem arejada, permite uma boa ventilação e evita a concentração de gás.

 

 3. A boa iluminação é essencial

Manter a sua casa com uma iluminação adequada é fundamental para prevenir acidentes domésticos.

  • Se durante o dia a sua casa não tem iluminação natural suficiente, recorra a lâmpadas com mais intensidade;
  • Se tem o hábito de ir ao quarto de banho durante a noite, é importante ter luzes de presença nos corredores e junto às escadas;
  • Para favorecer estas opções de iluminação a escolha da cor das paredes também é importante. Se puder, opte por tons mais claros que ajudam a refletir a luz e tornam a casa menos escura.

 

 4. Outras medidas de segurança a adotar em casa

Para além de todas as dicas que já leu, existem mais alguns cuidados que deve ter em casa para evitar acidentes domésticos. Procure:

  • Desimpedir as áreas de passagem;
  • Manter todos os fios e cabos presos ao chão ou à parede para evitar tropeções;
  • Fixar todos os tapetes ao chão;
  • Equipar as escadas com um corrimão e piso antiderrapante.

 

 5. Cuide da sua si e evite os acidentes domésticos

A melhor forma de evitar os acidentes é manter os níveis de alerta ao máximo. Para além de adotar medidas preventivas em casa, é muito importante que tenha alguns cuidados mais específicos, que vão desde a saúde até aos acessórios do seu vestuário. Por exemplo:

  • Cuide da sua saúde ocular e auditiva. Faça check-ups regulares para garantir que mantém uma boa visão e audição. Isto pode evitar a fuga atempada de quaisquer obstáculos repentinos.
  • Não se iniba de recorrer a um acessório de apoio para reduzir o risco de queda. A bengala ou um andarilho são bons utensílios que lhe permitem ter uma locomoção mais segura.
  • Use calçado adequado e bem ajustado aos pés com solas antiderrapantes. Além disso, evite caminhar em casa apenas com chinelos ou meias. Assim, reduz o risco de tropeçar, escorregar ou cair.
  • Não use roupa demasiado comprida. Vestidos, roupões e outro vestuário longo podem originar tropeções e acidentes domésticos.
  • Mantenha a casa organizada para evitar quedas provocadas por algum objeto fora do sítio.
  • Tenha sempre junto ao telefone de casa uma lista de contactos de emergência.

 

Previna acidentes domésticos e mantenha-se seguro

Já sabe que na Farmácia Nova da Maia procuramos sempre a garantir a sua saúde, seja no tratamento ou na prevenção. Para continuar a acompanhar os nossos artigos, convidamo-lo a subscrever o nosso blog. Comece hoje a receber todas as novidades no seu email!

 


 

Subscrição de blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.