Os pés são os alicerces do nosso corpo. Sustentam o nosso peso, são a base do equilíbrio e permitem que nos desloquemos. Contudo, apesar da sua extrema importância, são muitas vezes esquecidos e desvalorizados, principalmente no inverno.

Como resultado desta falta de atenção, surgem problemas ou doenças que geram dor e desconforto. Micoses, calos e calosidades, unhas encravadas e mau odor são alguns exemplos.

Com a chegada do verão e do calor, as preocupações com a saúde e beleza dos pés aumentam. Saiba, por isso, que cuidados deve adotar para ter pés bonitos e saudáveis todo o ano.

 

8 Cuidados essenciais a ter com os pés

 

  • Lavar diariamente

Utilize água morna com gel de duche, sabão ou até mesmo pastilhas de banho. Tenha o cuidado de lavar bem entre os dedos, uma vez que é nestas zonas que se concentram mais germes e micróbios. No fim da lavagem, seque bem os pés.

 

  • Fazer uma boa hidratação

Aplique cremes ou óleos para evitar que a pele fique seca ou com fissuras. Massaje, fazendo com que o produto penetre totalmente nos pés.

 

  • Eliminar as peles mortas

Faça esfoliações regulares ou utilize uma lima elétrica ou removedor de peles mortas, sem recorrer à pedra-pomes. Este processo leva a uma automática regeneração da pele, dando-lhe um aspeto mais saudável.

 

  • Prevenir o mau odor

O uso de meias de algodão e de desodorizantes para pés ou calçado previne o mau odor provocado pela transpiração.

 

  • Aplicar protetor solar

Sobretudo no verão, os pés ficam muito expostos ao sol. Se o seu dia-a-dia é passado de sandálias, chinelos ou até mesmo descalço, o uso de protetor solar é obrigatório.

 

  • Cuidar das unhas

As unhas são o espelho de um pé saudável. Assim, quando as cortar, faça-o a direito e não corte os cantos, para evitar o surgimento de unhas encravadas.

 

  • Usar calçado confortável

Uma das principais causas dos problemas nos pés é a utilização de calçado inadequado. Não use sapatos apertados e evite modelos pontiagudos e com salto. Para além disso, é importante alternar o calçado. Deixe-o arejar e aplique spray/pó para eliminar microrganismos que possam existir.

 

  • Vigiar regularmente os pés

Para além dos cuidados mencionados acima, esteja atento às unhas e à cor da pele. Perceba também se existe alguma zona inchada. No caso de detetar alterações deste género, consulte um médico ou farmacêutico.

 

Os pés merecem a máxima atenção, não só por razões estéticas, mas também de saúde e bem-estar. Na Farmácia Nova da Maia, poderá encontrar uma vasta variedade de produtos para cuidar dos pés e mantê-los saudáveis e livres de doenças ao longo de todo o ano. Visite a nossa loja online, cuide de si e seja feliz!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.