A vacinação constitui um ato de extrema importância para os indivíduos e para a saúde pública em geral. Com efeito, é devido às vacinas que muitas pessoas ganham imunidade contra certas doenças, sem as terem contraído. Além disso, é graças a elas que algumas patologias chegam mesmo a ser erradicadas, isto é, a desaparecer em determinadas regiões.

Numa altura em que os media e as redes sociais dão conta do aparecimento de movimentos antivacinas, torna-se urgente informar a população. Cada indivíduo que não seja vacinado corre um maior risco de contrair doenças e de as propagar. Vacinar-se é, por isso, um ato de proteção, vital à saúde de todos.

 

Afinal, o que é uma vacina?

Uma vacina consiste num preparado de componentes (antigénios) dos microrganismos (vírus ou bactérias) que dão origem a doenças. A sua administração provoca uma resposta do sistema imunitário e leva o corpo a criar uma proteção contra esses microrganismos.

As vacinas têm, portanto, uma função preventiva. Evitam o desenvolvimento de patologias e atenuam os sintomas das doenças, caso estas venham a ser contraídas. Apresentam resultados muito positivos, porque têm um elevado grau de segurança, qualidade e eficácia.

 

Quando se deve ser vacinado?

Por norma, os planos de vacinação começam logo na infância, para garantir a proteção imunitária o mais precocemente possível.

O Programa Nacional de Vacinação tem como objetivos não só a proteção individual, mas também a salvaguarda da saúde pública. Para isso, dispõe de um esquema vacinal recomendado, gratuito, que vai desde o nascimento até à idade adulta.

 

Vacinas administradas na infância:

  • Hepatite B;
  • Haemophilus influenzae b;
  • Difteria, tétano e tosse convulsa;
  • Poliomielite;
  • Streptococcus pneumoniae;
  • Neisseria meningitidis C;
  • Sarampo, parotidite epidémica e rubéola;
  • Vírus do Papiloma Humano (HPV).

 

Vacinas administradas na idade adulta:

  • Tétano e difteria.

 

Quais os efeitos secundários da vacinação?

Após a administração de uma ou mais vacinas, podem ocorrer alguns efeitos secundários. Contudo, geralmente, estes são ligeiros e passageiros e não requerem nenhum tipo de tratamento.

Os sintomas mais comuns são dores, vermelhidão no local e um ligeiro aumento da temperatura corporal. Para o alívio das dores, recomenda-se aplicar gelo na zona da picada. Para reduzir a febre, o médico poderá receitar medicamentos antipiréticos.

 

Mitos e dúvidas sobre vacinação

  1. É melhor ficar imunizado pela doença do que pela vacinação. Apesar de também conferir proteção, a patologia natural pode provocar complicações mais graves, inclusive a morte.
  2. As vacinas podem causar autismo. Não. Esta informação não corresponde à verdade.
  3. A maioria das doenças evitáveis pela vacinação está quase extinta e praticamente todas as crianças são vacinadas. Posto isto, porque devo vacinar o meu filho? Apesar de serem raras em Portugal, algumas doenças evitáveis por vacinação ainda existem noutras partes do mundo, mesmo na Europa. Por isso, qualquer pessoa não vacinada pode ser infetada, adoecer e transmitir o vírus/bactéria a outras pessoas não vacinadas. Além disso, a vacinação é importante para promover a erradicação das doenças, o que constitui uma salvaguarda para a comunidade.

 

Apesar de vivermos num país desenvolvido, com pouco risco de surgirem doenças evitáveis por vacinação, para quê arriscar? A Farmácia Nova da Maia encontra-se disponível para esclarecer qualquer dúvida que possa ter em relação à importância das vacinas. Informe-se e lembre-se de que a vacinação é um ato de proteção individual, de cidadania e de saúde pública.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.