Conduzir é algo que, todos os dias, inúmeras pessoas fazem pelos motivos mais diversos. Isso implica, naturalmente, ter atenção a vários aspetos de segurança. Viajar com crianças obriga a cuidados ainda maiores, sendo alguns bastante diferentes dos que teria noutras circunstâncias.

Sobretudo quando se realizam trajetos longos – durante as férias escolares, por exemplo – é necessária cautela para que não haja acidentes.  Os miúdos são, por norma, irrequietos e facilmente se aborrecem de estar muito tempo no carro. Mantê-los entretidos e devidamente acomodados e ser prudente na condução é fundamental.

Se vai viajar com crianças, esteja atento a 10 dicas que poderão tornar a sua viagem mais segura e tranquila.

 

1. Motivar os miúdos antes da viagem

Antes ainda de se fazer à estrada, fale com a criança sobre a jornada que vos espera. Motive-a e desperte-lhe o entusiasmo para o que aí vem.

Até chegar ao destino escolhido, poderá levar algum tempo e essa espera tenderá a aborrecer o menor. Faça-o entender que para tudo o que nos dá gozo é precisa paciência. Se isso acontecer, a recompensa devida virá a seguir.

Depois, durante a viagem, não deixe de promover o diálogo. Conte histórias, chame a atenção para a paisagem e crie um clima de alegria e boa disposição. Todos estarão divertidos e o caminho parecerá mais curto.

 

2. Circular devagar e em segurança

Moderar a velocidade é recomendável seja em que ocasião for. Porém, ao viajar com crianças, é necessária uma calma acrescida. A postura do condutor deve ser cautelosa.

Não tenha pressa e vá devagar. Faça um check-up ao veículo num mecânico de confiança e planeie bem a viagem: defina um itinerário, estude bem o caminho no caso de não o conhecer e saia de casa com antecedência devida.

Nunca deixe a criança fechada no carro e mantenha-se vigilante em relação às janelas, especialmente às traseiras. Certifique-se de que permanecem fechadas ou apenas com uma frincha aberta. A inquietude dos mais pequenos pode levar a que ponham o braço ou a cabeça de fora, originando um acidente.

 

3. Não menosprezar trajetos curtos

Não só os trajetos longos requerem uma abordagem cuidadosa quando se leva crianças no carro. Viagens curtas obrigam, na mesma, a seguir todas as normas de segurança indispensáveis.

Em determinadas ocasiões, existe a tentação de facilitar e não acondicionar bem a criança na viatura. Há inclusive quem chegue a não colocar o cinto em si próprio e no seu filho por o considerar desnecessário. No entanto, às vezes, os maiores acidentes dão-se enquanto percorremos os caminhos curtos e rotineiros. Não se permita a descuidos destes em situação nenhuma.

 

4. Escolher o melhor horário para viajar com crianças

Tenha em conta as horas a que vai realizar a viagem. O ideal é dar preferência a uma altura em que haja menos calor, trânsito e confusão. Convém também que o horário definido seja próximo do sono que as crianças, normalmente, fazem.

 

5. Não encher o carro com demasiada bagagem

Por transportar menores, pode sentir a necessidade de trazer no carro uma grande quantidade de coisas. E, de facto, ao viajar com crianças é normal que se levem mais objetos do que o costume. Desde fraldas até medicação reforçada e específica, há uma panóplia vasta de preocupações.

Isto não pode nem deve, porém, significar uma sobrecarga do veículo. Tal será prejudicial à viatura, pois afetará a suspensão, pondo em causa a estabilidade da condução.

 

6. Entreter os miúdos com brinquedos e música

De modo a garantir o divertimento dos mais novos, deixe-os levar dois ou três brinquedos. Dê-lhes liberdade para escolher os seus favoritos. Prepare ainda uma playlist com as músicas preferidas dos seus filhos.

Não tenha problemas em recorrer a algum dispositivo eletrónico, como o smartphone ou tablet, para que estes vejam desenhos animados. Desde que não enjoem, tudo o que os distraia sem pôr em causa a sua condução é bem-vindo.

 

7. Levar comida e água

Mantenha os pequenos hidratados e hidrate-se também. Leve água, sumos e alguma comida para ir aconchegando o estômago dos passageiros. Pequenas porções de fruta e bolachas são suficientes. Os seus filhos ficarão satisfeitos com ações simples como esta.

 

8. Fazer várias paragens

Quanto maior for o caminho, mais intervalos deverá fazer quando viaja com crianças. Se estas estiverem acordadas, mais importante se torna parar para descansar. Poderão ir à casa de banho, esticar as pernas e relaxar, renovando energias para o que falta percorrer.

 

9. Sentar os miúdos em cadeiras auto adequadas ao peso e idade

Quando se viaja com crianças, é impreterível estar-se equipado com múltiplos acessórios que assegurem o seu conforto e proteção.

Se o pequeno não tiver completado 12 anos e medir menos de 1,35 metros, tem de viajar atrás. Além disso, será preciso sentá-lo numa cadeira auto cómoda e adequada. Estes mecanismos devem estar ajustados à altura e ao peso do menor. Usar apenas o cinto de segurança só passa a ser possível quando a criança ultrapassa os 1,5 metros de altura.

As duas situações excecionais em que a hipótese de viajar à frente antes dos 12 anos é admissível são as seguintes:

– Quando não houver cintos no banco traseiro ou este não existir sequer. Mesmo assim, a idade terá de ser igual ou superior a 3 anos;

– Quando a cadeirinha estiver virada para a retaguarda e a idade da criança for inferior a 3 anos. Refira-se, contudo, que neste caso é também necessário que o airbag do passageiro se encontre desativado.

 

10. Preparar-se para qualquer contingência

Encare a viagem com serenidade e otimismo, mas tome precauções para o caso de acontecer uma emergência. Com crianças a bordo, há que estar pronto para qualquer eventualidade que possa surgir.

Verifique se os telemóveis estão carregados e tenha à mão o número do reboque. Assegure-se igualmente de que o pneu sobresselente está em bom estado e tenha consigo uma manta quente, para o caso de ter de esperar muito pela assistência.

 

Na Farmácia Nova da Maia, oferecemos com uma vasta seleção de produtos de Puericultura, onde incluímos os acessórios para bebés e crianças. Dos carrinhos de passeio às cadeiras auto, passando pelas camas de viagem e marsúpios, aqui pode encontrar artigos das melhores marcas a preços competitivos. Visite já a nossa loja online!

 

VISITAR LOJA ONLINE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.